Same Day Delivery

Same day delivery: o que é e quais são as vantagens

O universo dos negócios muda rapidamente, sobretudo no que se refere aos e-commerces. Por isso, cabe aos empreendedores utilizarem os melhores recursos à sua disposição e implementar bons sistemas, a fim de manter seu potencial de vendas.

O same day delivery é uma dessas ferramentas que vem crescendo e ganhando mais espaço no mercado atual. Quer conhecer um pouco mais sobre essa estratégia e sua importância para o varejo nacional? Continue a leitura!

O que significa Same Day Delivery?

Essa expressão inglesa significa “entrega no mesmo dia”, e revela toda a mobilidade que está intrínseca ao mundo dos negócios.

Saber que suas compras serão entregues no mesmo dia satisfaz ainda mais o cliente, que gosta de atendimento imediato e personalizado.

Apesar de sua importância, o same day delivery ainda não é muito aplicado no Brasil. Mas existem grandes lojas que fazem uso dele, tais como Magazine Luiza, Livraria Saraiva e Netshoes. Entre as internacionais, estão Walmart,  Amazon e eBay, entre muitas outras.

Quais são as vantagens do same day delivery para o consumidor?

As vantagens do same day delivery são inquestionáveis para o consumidor, visto que integra a possibilidade de escolha e preço atrativo ao recebimento rápido do produto na comodidade de seu lar.

Na internet, esse método de entrega, sem dúvida, implica em maior número de clientes satisfeitos, principalmente aqueles que fazem compras com urgência. Confira alguns benefícios do uso dessa estratégia.

Não depender exclusivamente dos Correios para receber o produto

Qualquer método escolhido para a processo de distribuição tem suas particularidades e gargalos. Empresas de transporte de cargas podem enfrentar grandes desafios como a ocorrência de furtos e roubos nas estradas, más condições da malha viária do país e altos custos incididos sobre as operações.

Os correios, que realizam a distribuição da grande maioria dos itens adquiridos pela Internet, comumente também apresenta problemas. Saber que o recebimento do seu produto não depende desses serviços que, em grande parte dos casos, atrasam pelos mesmos motivos, é uma grande vantagem.

Possibilidade de funcionamento do e-commerce fora do horário comercial

O cliente não precisa esperar até que as lojas estejam abertas para adquirir um produto, comodidade disponível apenas em e-commerces.

Com o same day delivery, esse processo, mesmo que seja menos ágil que a retirada imediata, acontece no mesmo dia, assim, o consumidor pode se programar melhor e realizar a compra em qualquer horário do seu dia, desde que esteja dentro da programação de distribuição da empresa.

Ter acesso a opinião de outros consumidores

Em plataformas digitais é muito mais fácil obter um feedback sobre os produtos, conhecer clientes que já experimentaram, atestam a qualidade dos itens e estão dispostos a compartilhar sua experiência com os outros.

Assim, é mais fácil encontrar um produto com as mesmas características e qualidade desejadas, além do cliente ter mais opções de fornecedores e as ferramentas de busca disponíveis que facilitam todo esse processo de consumo.

O reconhecimento do valor intrínseco no processo de compra as vezes depende da disponibilidade dos produtos para os clientes. Com o same day delivery esse processo é facilitado, uma vez que a disponibilidade é quase imediata.

Quais são as vantagens do same day delivery para as empresas?

Para as empresas que disponibilizam esse serviço, muitas vantagens podem ser citadas, como:

  • potencial ampliado de fidelização e captação de clientes;
  • diferencial no comércio eletrônico nacional;
  • maior valor agregado ao nome da empresa;
  • contato mais estreito e rápido com o consumidor;
  • mais feedbacks positivos;
  • serviço mais caro e, mesmo assim, mais procurado.

Como funciona a aplicação no e-commerce?

A entrega no mesmo dia funciona da seguinte forma no e-commerce:

  • As lojas virtuais organizam os pedidos nessa modalidade, feitos até às 18h;
  • Entre 18h e 19h, as mercadorias são separadas;
  • Às 19h, os mensageiros começam as entregas, que irão até às 21h.

E no varejo em geral?

Embora seja um diferencial relevante especialmente para o e-commerce, cujas entregas tendem a ser mais demoradas), o Same Day Delivery pode ser usado tanto no varejo online quanto no tradicional.

Por meio de uma abordagem multicanal, uma loja pode integrar sua estrutura física com seu espaço virtual para realizar as entregas no mesmo dia. O termo, chamado pick-up in store, consiste em oferecer a opção de compra na loja digital para retirada em um PDV (ponto de venda).

O processo complementa a experiência do usuário, que muitas vezes não tem tempo hábil para buscar pessoalmente os produtos, mas demandam agilidade assim que reconhecerem a necessidade daquele item.

O processo exige que o estoque físico esteja integrado ao virtual para que a disponibilização dos produtos seja imediata e acertada.

A estratégia do same day delivery caminha para sua máxima expansão, sendo que o consumidor já demonstra grande interesse pelo serviço.

Os brasileiros, por exemplo, já revelaram que têm interesse em pagar até 8% a mais sobre o valor final da compra para conseguir retirar seu bem logo após a compra.

Same day delivery no varejo da moda

O comércio varejista da moda precisa acompanhar as mudanças e exigências do novo mercado, criando soluções que satisfaçam seus clientes. A partir do serviço de entregas no mesmo dia, uma pessoa que precisa de uma roupa para usar no dia seguinte e não teve tempo para ir a uma loja física poderá, então, acessar o site de uma loja virtual, escolher a roupa de sua preferência e recebê-la ainda no mesmo dia.

Essa logística de entrega oferece um valor agregado que resulta em aumento de clientes e em maior faturamento da empresa, o que compensa os custos de implantação do serviço. Vale lembrar que empresas famosas como Netshoes e Track & Field já adotam o modelo same day delivery.

Como implementar o same day delivery?

Para programar esse sistema,as empresas do varejo devem considerar alguns pontos:

  • ter exemplares dos itens em vários pontos da cidade ou manter a proximidade com fornecedores, centros de distribuição e centros de maior demanda a fim de reduzir custos de transporte, facilitar um maior número de entregas no mesmo dia e facilitar o processo despacho;
  • efetivar parcerias com empresas de transporte especializadas para garantir agilidade nas entregas;
  • investir em softwares para controle de rotas e de custos e outras ferramentas que agilizam os processos na cadeia de suprimentos;
  • garantir eficiência em todas as fases da cadeia logística, principalmente as de picking e packing;
  • informar para o consumidor os horários limite em que as compras devem ser finalizadas para que possam ser entregues no mesmo dia.

O same day delivery será uma grande tendência e garantia de competitividade quando a maioria das empresas estiverem devidamente preparadas para disponibilizá-lo. É preciso se antecipar e garantir o pioneirismo para fidelizar o quanto antes essa parcela de clientes que clama por experiências de consumo altamente customizadas.

Já oferece o serviço same day delivery em seu e-commerce? Qual a sua opinião sobre ele? Deseja receber mais dicas e novidades? Assine a nossa Newsletter!

Um comentário em “Same day delivery: o que é e quais são as vantagens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *