Como fazer uma boa armazenagem de estoque na sua empresa? Aprenda aqui!

Quando você começa um negócio, costuma planejar o investimento, as rotinas internas, preço dos produtos a serem vendidos e principais clientes que deseja atrair. Porém, muitos proprietários de armazenagem de estoque esquecem de colocar na equação a armazenagem do estoque da empresa, o que pode trazer diversos problemas e prejuízos futuros.

Nesse artigo você vai descobrir quais são as principais metodologias de armazenagem de estoque para o seu negócio, assim como a importância do planejamento desse setor. Você também vai entender quais os critérios deve considerar na hora de escolher o melhor método para você.

Ficou curioso? Continue a leitura e entenda tudo sobre como realizar uma boa armazenagem de estoque na sua empresa!

Por que investir em uma boa armazenagem de estoque?

Manter um bom controle de estoque na sua empresa é essencial para o funcionamento do seu negócio. É nele que você armazena todos os produtos que precisam chegar em perfeito estado até o seu cliente final.

Assim, manter o estoque em ordem te ajuda a encontrar as mercadorias com maior facilidade e evita danos aos materiais. Ademais, otimiza o espaço que você utiliza para armazenar os seus produtos, uma vez que você consegue organizá-los de maneira mais eficiente.

Tudo isso tem impacto na satisfação dos seus clientes com os seus serviços. Quando a rotina do seu negócio é mais organizada e fluida internamente, o seu produto chega ao cliente sem danos e dentro do prazo acordado. Você evita a falta de mercadorias quando elas são solicitadas e a perda de produtos devido à má alocação.

Quais são as metodologias de armazenagem de estoque?

Existem três metodologias de armazenagem de estoque mais indicadas para as empresas de e-commerce. Não existe um tipo ideal ou mais indicado para qualquer tipo de empresa. Isso vai depender das características próprias e das necessidades do seu negócio. Entenda agora cada um delas e descubra qual a melhor para você!

Self storage

Nesse modelo de armazenagem de estoque a sua empresa é a única e total responsável por todas as suas mercadorias. Isso significa que você mesmo deve buscar um lugar adequado e cuidar do armazenamento e transporte dos seus produtos.

Estoque compartilhado

Nessa metodologia há o compartilhamento do espaço de estoque dos produtos da loja física e virtual. Ou seja, todos ficam armazenados no mesmo local. Ela é mais indicada para quem possui essas duas modalidades de negócio e não faz tanto sentido para aquelas empresas exclusivamente de e-commerce.

Estoque descentralizado

Essa forma de armazenagem de estoque propõe que você utilize mais de um espaço físico, em diferentes regiões, para armazenagem dos seus produtos. Dessa forma, você é capaz de distribuir mais rapidamente as suas mercadorias entre clientes que residem em localidades distintas.

Quais são os critérios que você deve considerar na hora de escolher o melhor método para armazenar o seu estoque?

Antes de definir o modelo ideal para a sua empresa, você deve levar alguns aspectos em consideração!

A variedade de produtos que a sua empresa oferece

Dependendo da variedade de produtos que a sua empresa oferece, um ou outro modelo pode ser mais indicado. No caso do estoque compartilhado, por exemplo, pode ser que haja confusão caso você misture muitos tipos de produtos diferentes em um mesmo local.

Sua rotina interna

A rotina de funcionamento da sua empresa tem interferência direta na forma como você vai estocar os seus produtos. Lembre-se de que a metodologia escolhida deve servir para otimizar as suas atividades e aumentar a produtividade da sua empresa.

Espaço disponível

Pode ser que você estoque os seus produtos na sua própria casa, ou na sede física da sua empresa. Esse é um outro ponto que deve ser levado em consideração, uma vez que ele vai influenciar diretamente no modelo escolhido.

Orçamento

Cada um desses modelos tem um custo específico. No caso do estoque descentralizado, por exemplo, o custo de armazenagem é maior quando comparado a outros modelos. Dessa forma, esse é um ponto que deve ser levado em consideração.

Cuidar da armazenagem de estoque da sua empresa é essencial para o bom funcionamento do negócio. Portanto, leia também o nosso próximo artigo sobre gestão de estoque no e-commerce e aprofundar ainda mais o seu conhecimento no assunto!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *