Entregas de Natal: 5 dicas para que os pedidos não atrasem

Umas das datas mais especiais do ano está se aproximando e, com isso, o aumento do número de pedidos em e-commerce é grande. Para que as empresas consigam realizar as entregas de natal dentro do prazo acordado com o cliente, é necessário, então, intensificar a logística e organizar melhor o planejamento das entregas.

Pensando nisso, desenvolvemos este post com 5 dicas de logística e planejamento para que os produtos do seu e-commerce não cheguem com atraso. Ficou interessado no assunto? Então leia o artigo até o final!

1. Faça uma projeção do volume de vendas previsto

Essa projeção é essencial para o sucesso das entregas. Muitas empresas acabam se esquecendo dessa tarefa e fazem contratações excessivas de frota. No final, alguns veículos nem saem do lugar, o que acarreta em desperdícios de tempo e gastos. O contrário também pode acontecer. Ou seja, pode ainda faltar veículos para dar conta de toda a demanda.

Por isso, levantar essas informações e estar à frente de possíveis adversidades é fundamental para que a entrega seja realizada de acordo com o que se espera. Assim, veja a real necessidade de contratações, observe as regiões onde há mais pedidos, faça um balanço sobre as expectativas de compra sobre determinado produto e mantenha o controle da atividade.

2. Estenda o prazo de entrega para conseguir cumprir

Por causa do grande número de pedidos na loja virtual, o ideal é pedir a extensão do prazo de entrega por mais alguns dias, caso perceba que não será possível cumprir aquele prazo de acordo com previsto pela projeção. Não deixe de comunicar o cliente sobre a mudança.  É interessante colocar no site um prazo de entrega diferenciado, para aqueles consumidores que necessitam receber o produto o quanto antes.

3. Escolha bem a empresa de logística

Outro fator importante que requer muito cuidado é a escolha da empresa de logística. A transportadora que será responsável por esse processo deve apresentar motivos para ser confiável. A contratante deve buscar no mercado aquelas que oferecem excelência em seus serviços, para isso verifique seus precedentes e histórico de desempenho.

4. Otimize os processos interno

Até que o produto chegue ao consumidor final, é longa a sua caminhada no processo logístico. Para que essa entrega seja eficiente, todos os setores da empresa devem trabalhar em conjunto e alinhados em relação ao processo. Desse modo, a comunicação interna sem ruídos em uma empresa é fundamental.

Além disso, para que não ocorra falhas no processo, toda a cadeia de suprimentos deve ser repensada, como:

  • níveis de estoque;
  • picking correto dos pedidos;
  • estimativa do prazo de entrega;
  • roteirização;
  • acondicionamento das mercadorias, entre outros.

5. Tenha o rastreamento em tempo real

O uso da tecnologia nesses momentos é imprescindível para fazer o acompanhamento da entrega.  Ferramentas como o GPS possibilitam verificar em tempo real a localização dos motoristas.

Dessa forma, qualquer tipo de atraso pode ser verificado com antecedência, favorecendo a ação rápida da empresa para solucionar o problema. Outra vantagem do uso da tecnologia nessa questão é possibilidade de comunicação com o condutor e o acompanhamento do seu desempenho.

Muitas pessoas preferem comprar pela internet devido à comodidade das compras online, ou seja, facilidade de comprar sem sair de casa. Para elas, fatores como flexibilidade e boas soluções para a compra e eficiência na entrega é fundamental. Por isso, não deixe que as entregas de Natal na sua empresa falhem. Siga essas dicas e tudo dará certo. Boas festas!

Então, gostou do nosso post sobre as dicas para não atrasar as entregas de Natal da sua empresa? Aproveite a sua visita em nossa página e faça também a leitura sobre dicas para divulgar a sua loja virtual e vender mais!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *