E-mail marketing para e-commerce: como usar?
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E-mail marketing para e-commerce: 7 formas de usar

E-mail marketing para e-commerce: 7 formas de usar

Aprenda como utilizar o e-mail marketing para e-commerce e atrair consumidores para a sua loja.

Como você se comunica com os seus clientes? O e-mail marketing para e-commerce é uma das estratégias mais eficientes.

Além disso, por mais pensem ao contrário, é o meio de comunicação de preferência de muitos consumidores.

De acordo com uma pesquisa da MarketingSherpa, 72% dos entrevistados apontaram que preferem que empresas e marcas enviem comunicações através de e-mail.

Sendo assim, preparamos este texto para te ajudar a utilizar o e-mail marketing para e-commerce. Confira abaixo:

Capture leads

Um dos primeiros passos para começar a utilizar o e-mail marketing para e-commerce é captar leads, que nada mais é do que possíveis clientes.

Sendo assim, é fundamental que haja um planejamento com estratégias para conquistar esses contatos.

Para isso, você pode disponibilizar conteúdos, como e-books com assuntos relacionados ao nicho da sua loja ou até mesmo disponibilizar um cupom de desconto.

Desse modo, para que o cliente tenha acesso ao atrativo, ele precisa se cadastrar e informar alguns dados, incluindo o e-mail.

No entanto, é muito importante que haja um campo que o cliente autorize o envio de e-mail ou a utilização de qualquer outro dado para que o e-commerce não infrinja a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Caso não tenha autorização, é indispensável que esse endereço seja incluído na lista da loja virtual.

Segmente seu público

Com os leads capturados, é importante segmentar o público. Dessa forma, é mais fácil direcionar e-mails marketing para público de interesse.

Afinal, não é interessante um cliente que já comprou na sua loja, receber um cupom que só pode ser usado na primeira compra como forma de incentivo, por exemplo.

Contrate empresa de e-mail marketing

Se seu e-commerce já está no mercado há algum tempo e a sua lista tem muitos contatos, é interessante investir em uma plataforma de e-mail marketing.

Dessa forma, o processo de disparo é mais automatizado e você consegue mensurar os resultados com maior facilidade.

Faça análise das métricas

Pegando um gancho no tópico anterior, analisar as métricas é indispensável. Ou seja, você precisa saber quantos consumidores abriram o e-mail marketing para e-commerce, clicaram em links, quais conteúdos tiveram mais engajamento e entre outras métricas.

Desse modo, por meio desses relatórios, é possível criar estratégias a fim de produzir o conteúdo de acordo com o que o seu público mais tem interesse. Como consequência, atrair mais consumidores e possíveis vendas.

Tipos de e-mail marketing para e-commerce

Existem diferentes tipos de e-mail marketing para e-commerce. Separamos os principais que você pode utilizar nas estratégias de marketing da sua loja. Confira abaixo:

Boas-vindas

O e-mail marketing de boas-vindas é enviado assim que o cliente se cadastra. Então, é uma excelente oportunidade para causar uma primeira impressão.

Também é válido informar neste e-mail os próximos passos. Se possível, disponibilize um cupom de desconto para incentivar a primeira compra e informe as ofertas disponíveis no momento.

O importante é criar um bom relacionamento com o cliente para que ele seja duradouro. Como consequência, vender e fidelizar o cliente.

Transacional

Esse tipo de e-mail tem como objetivo informar as transações do pedido, por exemplo: compra realizada com sucesso, pagamento aprovado, compra despachada, código de rastreio, aviso de entrega do produto e entre outros.

Dessa forma, passa maior segurança e credibilidade para o cliente. Além disso, diminui o número de suporte com questionamentos sobre o andamento do da entrega.

Promocional

Como o próprio nome já diz, o e-mail marketing para e-commerce promocional serve para divulgar promoções. Ou seja, são utilizados para informar lançamentos, descontos e entre outros.

Esse tipo de e-mail é fundamental para que ele seja mais comercial, com o objetivo de vender mesmo. Então, é importante fazer chamadas para ações, os famosos call to action ou CTA, direcionando para o e-commerce e incentivando a compra.

Sazonais

Os e-mails marketing sazonais são aqueles que são enviados em algumas datas específicas e comemorativas, como: Aniversário, Dia das Mães, Dia do Frete Grátis, Dia do Consumidor, Black Friday, Natal e entre outros.

Além de fazer felicitações pela data, é uma oportunidade para reforçar as campanhas promocionais. Sendo assim, também uma oportunidade para atrair vendas.

Newsletter

O e-mails com newsletter tem como objetivo compartilhar algum material que seja de valor para o cliente.

Por exemplo: se o seu e-commerce possui um blog que aborda assuntos relacionados ao seu nicho de vendas, na newsletter você pode compartilhar os artigos da semana, do mês ou até mesmo os mais acessados.

Abandono de carrinho

Esse tipo de e-mail marketing para e-commerce tem como objetivo lembrar o cliente que tem produtos adicionados no carrinho de compras.

Muitas vezes, os clientes colocam produtos no carrinho para comprar depois e acabam esquecendo. Sendo assim, além de um lembrete, é uma oportunidade para incentivar a compra. Inclusive, vale disponibilizar um cupom de desconto se possível.

Sugestão de produtos

Por fim, o e-mail marketing para e-commerce com sugestões de produtos é utilizado justamente para indicação.

Sendo assim, com base nos produtos que o cliente acessa no site, adiciona ao carrinho e não compra ou favorita na sua loja, você pode encaminhar sugestões de produtos relacionados que ele pode se interessar.

Agora que você já sabe como utilizar e-mail marketing para e-commerce, temos uma dica: se possível, contrate um profissional para criar as estratégias e redigir os textos. Esse é um diferencial para disponibilizar conteúdos com os gatilhos corretos e converter vendas.

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