Wishlist: o que é e quais as vantagens para o e-commerce?
Frenet Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos
Quais as vantagens da Wishlist para o e-commerce?

Quais as vantagens da Wishlist para o e-commerce?

Conheça a Wishlist e como esse recurso pode ajudar a alavancar as vendas da sua loja virtual e melhorar a experiência de compra.

Certamente você já gostou muito de algum produto navegando pela internet, mas, por algum motivo, não conseguiu comprar naquele momento. Depois, tentou localizar novamente para finalizar a compra e não encontrou, pois a loja possui uma variedade muito grande de produtos.

Essa é uma realidade bastante comum para quem costuma comprar online e com a wishlist o lojista pode driblar essa situação e consequentemente atrair mais vendas para o e-commerce.

O que é o Wishlist?

O termo em inglês refere-se a lista de desejos. Esse recurso permite que os usuários possam salvar em uma lista os produtos que gostou e deseja comprar posteriormente.

Dessa forma, na prática, funciona da seguinte forma: ao navegar pela sua loja, o consumidor pode se cadastrar e favoritar na sua conta os produtos que se interessou. Assim, em um momento mais oportuno, ele pode voltar e acessar a lista com os itens selecionados para adicionar ao carrinho e finalizar a compra.

Quais os benefícios para o e-commerce?

Praticidade e melhora da experiência de compra

Uma das principais vantagens da Wishlist é a praticidade. Afinal, o cliente não precisa perder tempo para localizar novamente o produto que deseja comprar, ele encontra e finaliza a compra com apenas alguns cliques.

Além disso, como consequência, melhora a experiência de compra do consumidor. O que confirma isso são os dados publicados no site Think With Google. De acordo com a pesquisa, 40% dos consumidores entrevistados afirmam que sua experiência de compra seria melhor se os lojistas disponibilizassem uma lista de desejos onde eles pudessem salvar os produtos de seu interesse.

Notificações automáticas

A automatização de notificações também pode ser considerado um benefício da Wishlist. Sendo assim, quando um produto que está na lista de desejo está prestes a esgotar, você pode programar para que seu cliente receba uma notificação avisando por e-mail ou Whatsapp.

Deste modo, é uma forma de além de lembrá-lo, incentivar o cliente a comprar o mais rápido possível para não ficar sem.

O mesmo vale quando o produto está esgotado e o consumidor gostou muito. Se o item estiver na lista, sua loja pode notificá-lo quando tiver reposição. Assim, incentiva a compra, já que muita das vezes o cliente pode até ter esquecido.

Diminui o abandono de carrinhos

Outra vantagem importante da Wishlist é a redução do abandono de carrinhos. Muitas vezes, quando a loja não oferece esse recurso, os clientes costumam adicionar os itens no carrinho.

Ou seja, esses casos acabam resultando em um falso abandono que impacta diretamente nas estatísticas do seu e-commerce.

Além disso, a lista de desejo é uma ferramenta valiosa para entender o comportamento do consumidor, o que contribui com informações para a criação de estratégias.

Aumento das vendas

Por fim, e não menos importante, o principal benefício da Wishlist é o aumento das vendas. Ao proporcionar praticidade, melhora na experiência de compra, notificar seus clientes sobre produtos que estão esgotando ou que tem reposição e diminuir o falso abandono de carrinhos, consequentemente, ajuda a vender mais.

Ou seja, o cliente tem uma maior identificação com a sua loja e pode até fidelizá-lo. Afinal, se o mesmo produto é vendido em outra loja que não tem a lista de desejo, certamente seu cliente não vai perder tempo procurando e irá optar por comprar na sua loja.

Como implementar na loja virtual?

Primeiramente, é necessário verificar se sua plataforma de e-commerce permite a integração com a Wishlist. Caso seja possível, a integração pode exigir alguma habilidade técnica. Sendo assim, talvez seja necessário um profissional de TI para realizar as configurações.

Com a lista de desejo implementada no e-commerce, não deixe de divulgar. A divulgação é fundamental para que os clientes conheçam esse recurso e passem a utilizá-lo.

Então, faça publicações nas redes sociais, deixe bem visível em seu site e se possível, invista em anúncios pagos para alcançar mais pessoas e possíveis clientes.

Frenet: Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos

Nilo Peçanha, 507 Salas 07 e 08
Centro, Birigui – SP
16200-065

© 2024 Frenet – CNPJ 05.009.138/0001-75