E-commerce B2B e B2C: entenda a diferença entre eles
Frenet Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos
E-commerce B2B e B2C: você conhece a diferença?

E-commerce B2B e B2C: você conhece a diferença?

Você já definiu o modelo de negócio da sua loja virtual? Entenda a diferença entre e-commerce B2B e B2C e conte com a Frenet para oferecer as melhores opções de frete para a sua loja virtual.

O mercado online é gigantesco e engloba diversos segmentos. Geralmente, as lojas virtuais são separadas em dois grandes nichos de atuação: e-commerce B2B e B2C.

Mas você sabe o que isso significa e conhece a diferença entre os dois termos? Caso ainda não, continue lendo este texto que iremos te explicar.

 

E-commerce B2B e B2C

O termo B2B vem do inglês, “business-to-business”, que na tradução literal significa “de empresa para empresa”. Dessa forma, consiste em um modelo de negócio que vende produtos ou serviços para outra empresa.

Já o termo B2C, “business-to-consumer”, para o português é traduzido como “empresa para consumidor”. Ou seja, refere-se a venda para o consumidor final.

Sendo assim, a maior diferença entre um e-commerce B2B e B2C está no público que consome. No B2B o foco é a venda em grande quantidade, no atacado, para empresas e o BC2 tem um modelo de negócio focado no varejo, para consumidores finais.

 

Preços

A precificação do e-commerce B2B e B2C é bem diferente. Enquanto um possui preços fixos, o outro tem variações.

No e-commerce B2C o preço do produto é o mesmo, independente de quem está comprando. Porém, o lojista tem liberdade para gerar atrativos, como: cupons de desconto, promoções e entre outros.

Já no e-commerce B2B, as compras são realizadas em quantidade maior. Dessa forma, as tabelas de preços são diferentes e os valores vão diminuindo de acordo com o tamanho da compra. Além disso, pode haver preço diferenciado dependendo do comprador.

 

Métodos de pagamento

O e-commerce B2B e B2C possui algumas particularidades quando o assunto é pagamento. No B2C os meios de pagamento são variados e instantâneos, a fim de que o processo seja o mais breve possível. O cliente possui diversas opções, como: cartão de crédito, débito, boleto bancário, PIX, carteira digital, por exemplo.

Em comparação, no e-commerce B2B as compras possuem valores muito altos. Sendo assim, é imprescindível que o processo seja rigoroso, tendo a segurança como prioridade. As opções de pagamento incluem: cartões de crédito corporativos, cheque, boleto bancário e entre outros.

Ainda, é comum empresas que oferecem o boleto faturado como opção. Dessa maneira, o cliente pode pagar os produtos após receber. No entanto, é feita uma análise de crédito previamente.

 

Formas de entrega

A logística do e-commerce B2B e B2C possuem singularidades. No e-commerce B2B há duas modalidades mais comuns, sendo: Cost, Insurance and Freight (CIF) e Free On Board (FOB).

O termo “Cost, Insurance and Freight” traduzido para o português significa “Custo, Seguro e Frete”. Sendo assim, a empresa que está vendendo fica responsável por todo o transporte da mercadoria.

Já na modalidade “Free On Board”, que tem como tradução “Grátis a bordo” a empresa que está comprando fica responsável pela logística da compra. Ou seja, ela pode contratar uma transportadora ou até mesmo utilizar um veículo próprio.

Já na logística B2C o consumidor paga pelo frete e o lojista fica responsável por enviar o produto. A entrega pode ser feita por Correios ou outras transportadoras.

Na Frenet você encontra as melhores transportadoras para o seu e-commerce. Além disso, você pode gerar etiqueta de frete na hora, sem burocracia e sem mensalidade.

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Como atender os dois públicos?

Você deve estar se questionando se vale a pena possuir os dois, e-commerce B2B e B2C. Muitas empresas já possuem lojas virtuais voltadas para os dois públicos.

No entanto, é preciso definir bem como você irá colocar isso em prática. Afinal, são modelos de negócio diferentes.

Dessa forma, você pode optar por possuir dois sites, um para o B2B e outro para o B2C. Assim como, possuir duas contas na Frenet. Dessa maneira, você pode criar estratégias distintas para o marketing e gestão do frete.

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