Etiqueta de frete: entenda como funciona
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Etiqueta de frete: tudo que você precisa saber antes de gerar uma

Você sabe o que é uma etiqueta de frete? A Frenet te ajuda a entender e descomplica o frete para você vender mais.

Muitos lojistas têm dúvidas na hora de contratar o frete para enviar os seus produtos. Alguns termos são complicados e muito difíceis de compreender. Por isso, listamos alguns questionamentos para ajudar você a entender melhor o que é uma etiqueta de frete e como funciona.

O que é uma etiqueta de frete?

Antes de mais nada, a etiqueta é um documento! Ela é utilizada pelas transportadoras para identificar os volumes transportados. Nela consta o nome e endereço do destinatário, assim como, as informações do remetente. Essas informações são indispensáveis para que a mercadoria chegue ao endereço final com segurança.

Quanto custa uma etiqueta?

O valor da etiqueta é o preço pago pelo transporte da mercadoria. Sendo assim, não é um valor fixo. O preço varia de acordo com a distância entre o remetente e destinatário, tamanho e peso do volume.

Onde colar a etiqueta de frete?

Antes de colar a etiqueta, você deve embalar corretamente os seus produtos. A Frenet tem algumas dicas sobre embalagem para você!

Depois, ela deve ser recortada e colada na parte superior da embalagem. É muito importante que seja utilizado fita adesiva transparente para que nenhuma informação seja coberta. Também, é preciso certificar que a fita não esteja sobre o código de barras. Afinal, fazer isso impedirá que o leitor de código de barras seja utilizado.

Com a etiqueta é necessário declaração de conteúdo e nota fiscal?

A etiqueta de frete não dispensa a declaração de conteúdo ou nota fiscal. Isto é, caso você não possua CNPJ para emitir uma nota fiscal, será preciso a declaração de conteúdo. Porém, se você for uma empresa e emitir a nota fiscal, ela será suficiente.

Sendo assim, você precisa saber que as transportadoras não aceitam volumes que não estão acompanhados com um destes documentos.

Geralmente, a declaração de conteúdo ou nota fiscal são dobrados, inseridos em um pequeno saco plástico e colados na embalagem ao lado da etiqueta de frete.

Qual prazo para postagem de uma etiqueta de frete?

O prazo de validade de uma etiqueta varia de acordo com a transportadora. No geral, o recomendado é que o objeto seja postado com a etiqueta colada em até 5 dias corridos. Após esse período, a etiqueta pode perder a validade e não será mais possível utilizá-la.

Mas não se preocupe! Caso a etiqueta perca a validade, é possível cancelar, receber o reembolso e assim, emitir uma nova.

Como enviar mais de um produto?

É possível enviar apenas um volume com cada etiqueta de frete. No entanto, para despachar dois ou mais produtos do mesmo destinatário com uma única etiqueta, a sugestão é embalar todos os objetos na mesma embalagem.

Portanto, o mesmo volume pode conter mais de um produto. O importante é que eles estejam numa mesma caixa.

O que é limite de etiqueta?

O limite de etiqueta é a quantidade de frete que você consegue emitir simultaneamente. Por exemplo, se o limite disponível é de 10 etiquetas, é possível emitir até 10 etiquetas sem postar nenhum volume.

Após atingir o limite, é necessário realizar a postagem dos volumes com as etiquetas. Dessa maneira, o limite de etiquetas é renovado automaticamente.

Na Frenet, você pode solicitar o aumento do limite caso não seja suficiente para sua demanda de vendas.

Como gerar uma etiqueta de frete?

Gerar uma etiqueta de frete é bem simples. Você precisa possuir as informações do destinatário, como: nome, endereço e contato. Além disso, é necessário saber o peso e a medida exata do pacote que pretende enviar.

Dessa forma, é interessante que você utilize uma balança e fita métrica para obter o peso aproximado e a altura e largura do produto. Consequentemente, pesar e medir o volume ajuda a evitar divergência no frete.

O que é uma divergência de frete?

A divergência acontece quando, na conferência da postagem, alguma informação está diferente do que foi preenchido na etiqueta. Quando a divergência é mínima, geralmente a transportadora aceita a postagem. A cobrança ou estorno da diferença – seja ela maior ou menor – será feita no painel da Frenet.

O problema acontece quando a divergência é expressiva. Por exemplo, quando o CEP de destino é diferente do informado na etiqueta ou ainda a diferença de peso e medidas é muito alta, a transportadora recusará a postagem.

Algumas transportadoras, como os Correios, possuem regras de postagem que vão te ajudar a não cometer nenhum deslize! Por isso, fique atento para evitar divergências e conseguir enviar os seus produtos sem complicações.

Com a Frenet você pode gerar frete dos Correios, Jadlog e Sequoia na hora, sem contrato, sem burocracia e nem mensalidade. Crie sua conta agora e tenha um universo de possibilidades.

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