Qual a influência dos meios de pagamento para e-commerce?
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Meios de pagamento para e-commerce influenciam nas compras

Meios de pagamento para e-commerce influenciam nas compras

Possuir diversos meios de pagamento para e-commerce é essencial, ainda mais quando se tem tecnologia para facilitar e agilizar o processo de compra

O mercado do e-commerce cresceu consideravelmente durante a pandemia dos últimos anos e possui previsões positivas. Consequentemente, mesmo após a reabertura das lojas físicas, comprar pela internet tornou-se um hábito para 88% dos brasileiros, segundo pesquisa da Signifyd, empresa global especializada em tecnologia de proteção anti-fraudes ao e-commerce.

O estudo ainda aponta o incômodo de 43% dos consumidores entrevistados com a demora na aprovação das compras realizadas em e-commerce. Com isso, é constante a inovação e digitalização dos meios de pagamento para e-commerce, a fim de tornar o processo menos burocrático e mais rápido.

Meios de pagamento para e-commerce mais utilizados

Atualmente, o mesmo consumidor utiliza diferentes meios de pagamentos para as compras online. A maior parte dos brasileiros, com 72% dos entrevistados, preferem os cartões de crédito para realizar pagamentos. Já o PIX é utilizado para transações de 34%, 33% usam boleto bancário, 21% preferem os cartões de crédito virtuais temporários, 10% utilizam os cartões de débito e apenas 6% optam por carteiras digitais.

Cartões de crédito

Sendo o principal meio de pagamento para e-commerce utilizado pelos consumidores, os cartões de crédito são aceitos em praticamente todas as lojas virtuais. Além disso, possuem o benefício da compra parcelada. Sendo assim, o parcelamento é atraente, mesmo que possua um acréscimo de juros e mais seguro para o lojista, uma vez que, necessita de aprovação pela operadora.

Dessa forma, se você tem uma loja virtual, é indispensável possuir os cartões de crédito como forma de pagamento.

Pix

Transferências e pagamentos realizados em até 10 segundos é o grande diferencial do Pix. Para quem busca agilidade na aprovação da compra é o meio de pagamento ideal. Assim como, é extremamente oportuno para o e-commerce, além de ser uma excelente estratégia para aumentar a conversão.

Boleto

O boleto bancário é bastante utilizado por pessoas que não possuem cartão de crédito ou têm limite baixo. Diferente de outros meios de pagamento para e-commerce, uma compra realizada com pagamento por boleto bancário pode levar em média de 2 a 10 dias para ser aprovada. Assim, acaba sendo uma desvantagem a demora na aprovação. De toda forma, é um método de pagamento indispensável para o e-commerce.

Cartão de débito

Com o cartão de débito o comerciante recebe o pagamento pelas compras em instantes, o que é uma ótima vantagem. Além disso, o consumidor paga a compra à vista, podendo até receber desconto e tem a aprovação mais rápida, diferente do boleto bancário. Assim, todo mundo sai ganhando.

Carteiras digitais

Realizar transferências e pagamentos sem a necessidade de um cartão são algumas das funcionalidades das carteiras digitais. Nelas, os consumidores podem guardar dinheiro em contas digitais. PicPay e PayPal são duas das carteiras digitais mais populares no Brasil.

Portanto, a carteira digital é um método a se considerar quando se está decidindo os meios de pagamento para e-commerce.

Meios de pagamento alternativos no e-commerce

Com a praticidade de pagar tudo de qualquer lugar, até mesmo com com o próprio celular em alguns segundos, é cada vez mais comum não utilizar dinheiro físico para realizar compras e pagamentos.

Dessa forma, um estudo realizado pela PwC com a Strategy& aponta que transações sem dinheiro em espécie devem aumentar em 52% até 2025 na América Latina. Após esse período, a porcentagem ainda cresce mais 48% até 2030.

Por outro lado, é expressivo o número de cidadãos que ainda não possuem conta bancária. É o que mostra um levantamento realizado em 2021 pelo Instituto Locomotiva, apontando que 16,3 milhões de pessoas são desbancarizadas.

Sendo assim, realça a importância que os meios de pagamento para e-commerce sejam alternativos, para que dessa forma seja possível abranger todos os públicos.

A influência do pix nos pagamentos digitais

O Brasil lidera o ranking com aumento de pagamentos digitais na América Latina. Com cerca de 90% dos consumidores bancários latinos-americanos utilizando meios de pagamentos digitais. Desse número, 98% são de consumidores brasileiros.

O governo brasileiro busca alternativas para incentivar o impulso digital. Com isso, lançaram o Pix,  um meio de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central do Brasil.

O Pix tem sido adotado por grande parte da população desde o lançamento no final de 2020, seis em cada dez brasileiros utilizam essa forma de pagamento, segundo dados disponibilizados pelo E-commerce Brasil. Afinal, realizar transferências e pagamentos em segundos é muito atrativo.

Dessa forma, com a crescente popularização dos meios de pagamento digitais, o Brasil se destaca, tornando-se líder. Grande parte disso é graças ao modelo inovador e ao sucesso adquirido com o PIX.

Em resumo, os meios de pagamento para e-commerce são uma uma tendência no universo digital, com destaque para o mercado brasileiro. Dessa forma, os clientes buscam ainda mais por agilidade e facilidade na aprovação da compra.

Além disso, é muito importante proporcionar diversos métodos para que seja possível incluir todos os públicos, inclusive aqueles que não possuem acesso aos serviços digitais.

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