Como ter logística reversa no e-commerce?
Frenet Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos
Logística reversa: como usar no e-commerce?

Logística reversa: como usar no e-commerce?

A logística reversa é indispensável para o e-commerce. Conheça como a Frenet pode ajudar a oferecer esse serviço e economizar.

Certamente você já vendeu algum produto e quando o cliente recebeu, pediu para devolver ou trocar, não é mesmo?

Essa é uma realidade muito comum no e-commerce. Mas, afinal, como fazer para pegar a mercadoria de volta?

Calma! Se você está começando e ainda não sabe como funciona a logística reversa, nós vamos te explicar tudinho. Confira abaixo:

O que é Logística Reversa?

A logística reversa é o fluxo contrário da entrega. Por exemplo: o cliente comprou uma camiseta na sua loja e quando chegou, não serviu. Então, ele pediu a troca, enviou a mercadoria de volta para o seu e-commerce para que você pudesse trocar a camiseta por um tamanho maior e enviar novamente para ele.

O caminho que a mercadoria fez da casa do cliente até a sua loja é chamado de logística reversa.

Além das trocas, esse tipo de entrega também é utilizado em casos de devoluções. Falando nisso, esse tipo de serviço de pós-venda é garantido por lei.

Código de Defesa do Consumidor

O artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor assegura que caso o produto comprado apresentar defeito ou vício que comprometa o uso, ou que diminua o valor, o fornecedor é obrigado a sanar ou reparar o defeito no prazo máximo de 30 dias.

Assim como, de acordo com o artigo 49, se o consumidor se arrepender da compra feita pela internet, ele pode pedir a devolução no prazo de 7 dias corridos a contar do ato de recebimento.

Dessa forma, é indispensável possuir logística reversa no e-commerce. Afinal, o serviço será utilizado frequentemente e é garantido por lei.

Além disso, ter um fluxo de logística bem definido, é fundamental para garantir uma boa experiência ao consumidor e conquistar uma recompra.

Logística Reversa na Frenet

Oferecer logística reversa com a ajuda da Frenet é fácil, rápido e barato. A funcionalidade está disponível para os serviços PAC e Sedex dos Correios e você pode fazer a solicitação diretamente no painel da Frenet, na hora e sem burocracia.

Como funciona?

Para solicitar uma logística na Frenet há duas formas. Se quando você enviou a mercadoria para o cliente, utilizou a Frenet, a logística reversa estará praticamente pronta. Basta clicar no ícone do serviço, conferir as informações e realizar o pagamento do frete.

Assim, com o pagamento aprovado, o Correios envia um e-mail automaticamente para o cliente com o código de postagem para que ele leve a mercadoria até a agência mais próxima.

O fluxo de logística reversa para fretes que não foram emitidos na Frenet é bem parecido. No entanto, é necessário preencher todas as informações de CEPs, peso e dimensões do produto, endereço, e-mail e outros. Ao final, o cliente também receberá o código de postagem.

Você pode pode conferir o passo a passo de como solicitar uma logística reversa no material que está disponível na nossa central de ajuda.

Quanto custa?

Na Frenet, a logística reversa está disponível desde o nosso plano Iniciante, que não possui custo mensal. Sendo assim, você pagará apenas pelos fretes que utilizar. Incrível, né?

Então, não perca tempo. Cadastre-se agora mesmo na Frenet e ofereça uma logística reversa de qualidade no seu e-commerce. A gente descomplica o frete para você vender mais!

Frenet: Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos

Nilo Peçanha, 507 Salas 07 e 08
Centro, Birigui – SP
16200-065

© 2024 Frenet – CNPJ 05.009.138/0001-75