Live Commerce é tendência promissora para o e-commerce
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Live Commerce: a inovação nas vendas online

Live Commerce: a inovação nas vendas online

O Live Commerce é uma tendência bastante promissora para as vendas no comércio eletrônico. Entenda como funciona e confira dicas de como utilizar essa estratégia para vender mais na sua loja virtual.

É visível que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Comprar online tornou-se um hábito, mesmo com a reabertura das lojas físicas. Isso explica o crescimento considerável dos e-commerces nos últimos anos.

Dessa forma,  estratégias são elaboradas constantemente para atrair e fidelizar os clientes. Uma delas é o Live Commerce, que inova a maneira de vender online e cria uma conexão maior com os consumidores.

O que é Live Commerce?

Também conhecido como live shopping, é uma modalidade que utiliza a transmissão ao vivo para alavancar as vendas no comércio eletrônico. Ou seja, o lojista disponibiliza um evento ao vivo e online para divulgar os produtos, preços e promoções. Sendo assim, o cliente ainda pode fazer comentários para que o apresentador tire as suas dúvidas.

O objetivo do Live Commerce é incentivar que os consumidores realizem as compras nas lojas virtuais durante a transmissão.

Quais as vantagens?

O Live Commerce proporciona muitas vantagens, entre elas: engajamento, vendas imediatas e reconhecimento de marca.

Durante a transmissão seu cliente pode interagir com o apresentador, o que gera bastante engajamento com o seu público. Ainda mais, quando ele ganha alguma coisa pela interação, como desconto, por exemplo.

Além disso, quem está assistindo pode comprar no seu site imediatamente. Principalmente, aproveitando as promoções exclusivas e cupons de desconto disponibilizados durante a live.

Outro ponto vantajoso é o reconhecimento de marca. Se o consumidor está assistindo, significa que ele já conhece a sua marca. Dessa forma, reforça ainda mais esse reconhecimento.

Empresas que apostaram no Live Commerce

Grandes empresas já estão apostando no Live Commerce para impulsionar as vendas. Um exemplo disso é o Magazine Luiza, que na Black Friday de 2021 transmitiu um super evento com promoções e descontos de até 80%.

Sendo assim, a empresa trouxe artistas renomados como a cantora Anitta e o apresentador Luciano Huck para apresentar a live. Também contou com desfiles de moda e shows de Gaby Amarantos, Gloria Groove, Léo Santana, Luísa Sonza, Zé Vaqueiro, e da dupla Jorge e Mateus. Tudo para atrair ainda mais os consumidores.

Além disso, o evento fez entradas ao vivo durante o programa The Voice Brasil da Rede Globo e transmissão no portal Globo.com e no streaming Globoplay.

Outro exemplo de empresa que adotou o Live Commerce é a Shopee. Para divulgar e impulsionar o Dia do Consumidor deste ano, a companhia realizou uma série de lives em seu aplicativo. Assim, trouxe diversos influenciadores como apresentadores e também ofereceu descontos e promoções exclusivas para o público que estava assistindo.

Como utilizar na minha loja?

Para utilizar o Live Commerce como estratégia de venda na sua loja virtual você precisa definir primeiramente o orçamento. Com isso, você consegue criar um planejamento para suas ações, sejam elas mais simples ou elaboradas.

Listamos abaixo algumas dicas para te ajudar com um direcionamento para utilizar essa estratégia no seu negócio. Confira!

Conheça o seu público

É muito importante que você tenha ciência de qual é o seu público. Com isso, é possível fazer um planejamento exatamente para o perfil consumidor. Afinal, se seu público é jovem, não faz sentido apresentar um conteúdo formal e rebuscado, uma vez que não irá atrair e os clientes não irão se identificar. Consequentemente, você também não irá vender.

Faça um planejamento de ações

É preciso elaborar um planejamento com todas as ações que serão utilizadas durante a transmissão. Ou seja,  definir as dinâmicas que serão feitas para gerar engajamento. A quantidade de desconto que será disponibilizada, o tom de voz que será usado e quem irá apresentar, por exemplo.

Além disso, é interessante que um roteiro da live seja feito previamente. Dessa forma, você consegue ter um controle maior da duração da transmissão, a ordem das dinâmicas, o momento certo para interação com o público e muito mais.

Com isso, evita que o apresentador fique perdido. Assim, ele pode estudar o material e chegar mais preparado para o ao vivo, passando uma maior segurança para os consumidores que estão assistindo.

Aposte em personalidades conhecidas

Uma ideia bacana para o Live Commerce é a presença de uma personalidade conhecida. O ideal é que seja uma pessoal voltada para o público da sua loja, alguém que eles gostariam de assistir. Ou seja, não adianta ser alguém famoso, mas que não tenha identificação com o seu público.

Tenha uma produção por trás das câmeras

Dependendo do tamanho do evento que você deseja transmitir, não é necessário uma grande equipe por trás das câmeras. Porém, é indispensável uma boa organização.

Se o orçamento está curto, utilize quem da equipe esteja disponível. O interessante é que tenha pelo menos uma pessoa de apoio.

Além disso, organize o ambiente que aparecerá no cenário. Não é bacana utilizar um local bagunçado, com barulho ou que pessoas passem atrás a todo o momento. Isso tira o foco de quem está assistindo.

Defina a plataforma utilizada para o Live Commerce

Outro ponto importante é a definição do canal de transmissão. Geralmente, são utilizadas as redes sociais, como o Instagram e também o Youtube. Esses canais são de fácil acesso e quem não tem muitos equipamentos e equipe especializada pode fazer a live no próprio celular.

Há também plataformas especializadas em Live Commerce que ajudam a desenvolver toda a estratégia, parceiros, influenciadores e muito mais. Alive.haus, Mimo e Stream Shop são alguns exemplos de empresas que realizam esse tipo de serviço.

Tenha um pós-venda de qualidade

Por fim, e não menos importante, um pós-venda de qualidade é indispensável. Afinal, você não quer que o seu cliente compre apenas uma vez no seu site, não goste da experiência e compre na concorrência.

Por isso, garanta que o produto chegue em perfeitas condições para o seu cliente. Assim como, que ele tenha um respaldo caso necessário ou se ele tiver algum problema. Além de, uma boa experiência de compra. Dessa forma, ele optará por comprar novamente na sua loja e pode até divulgar para conhecidos.

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