Entenda como funciona a estratégia multicanal e saiba como a Frenet pode te ajudar a descomplicar o frete em mais de um canal de venda.
Você já ouviu falar do termo multicanal? É uma estratégia de venda que vem se popularizando nos últimos anos e promete trazer benefícios para o negócio, incluindo mais visibilidade.
Se você ainda está por fora do assunto, não se preocupe. Neste texto vamos te explicar melhor como funciona. Confira abaixo.
O que é a estratégia multicanal?
O multicanal consiste na loja estar presente em diversos canais de venda, como: e-commerce, marketplaces, aplicativos, redes sociais, WhatsApp, telefone e loja física, por exemplo. Sendo assim, o cliente pode escolher o canal que considera melhor para efetuar a compra.
Essa estratégia tem como objetivo atingir diferentes públicos e consequentemente vender mais. Desse modo, a empresa que possui a partir de dois canais de vendas já é multicanal.
Multicanal x Omnichannel: qual a diferença?
No multicanal a ideia é disponibilizar que o consumidor chegue até a empresa de diversas formas por meio dos canais de vendas. Dessa forma, a experiência de compra é individualizada.
Já no Omnichannel o objetivo é de que os diferentes canais de vendas sejam integrados. Ou seja, o cliente pode começar o atendimento pelo WhatsApp, finalizar a compra pelo e-commerce e fazer a retirada da mercadoria na loja física.
Quais os benefícios?
Como reflexo dos novos hábitos de consumo pós-pandemia, os consumidores estão em busca de diversidade quando estão escolhendo a empresa que irão realizar compras. Sendo assim, ao apostar na estratégia multicanal, o lojista conquista diversas vantagens, como:
- Loja mais acessível para os consumidores;
- Maior visibilidade;
- Alcance de diferentes públicos;
- Aumento no ticket médio;
- Aumento na taxa de conversão.
Quais os desafios?
Um dos principais desafios do multicanal e talvez o mais significativo, seja o gerenciamento de estoque. Diferente da estratégia Omnichannel, nessa modalidade os canais não são integrados, o que dificulta o monitoramento.
Desse modo, caso o estoque não seja bem gerenciado pode ocorrer vendas de produtos indisponíveis, especialmente em datas sazonais, quando a demanda é maior.
Além disso, é fundamental que todos os canais tenham uma mensagem coesa para evitar atrito com os clientes e que o público-alvo seja bem estudado, a fim de evitar que o público errado seja atingido.
Use a Frenet em diferentes canais de vendas
Engana-se quem acha que só é possível utilizar a Frenet em plataformas de e-commerce. A gente pode te ajudar a descomplicar o frete também no multicanal de vendas.
Além da sua loja virtual, também conseguimos disponibilizar o cálculo do frete em diversos marketplaces por meio de Hubs parceiros. Ou seja, o Hub funciona como uma espécie de ponte entre a Frenet e os marketplaces. Em nosso site você pode conferir a lista com os Hubs que temos integração.
Se você vende também pelas redes sociais ou WhatsApp, isso não é um impeditivo para não usar a Frenet. Na nossa plataforma você pode utilizar a nossa calculadora de frete. Assim, você não precisa calcular manualmente e evita erros de cotação, o que pode te gerar prejuízos.
Além disso, com os contratos Frenet dos Correios, Jadlog e Loggi, você emite etiquetas de frete na hora, sem burocracia e sem volume mínimo de pedidos. Incrível, né?
Então, não perca tempo! Crie sua conta agora mesmo na Frenet e conheça um universo de possibilidades. A gente descomplica o frete para você vender mais!