gestão de transporte

Veja porque usar um software para aprimorar a gestão de transporte

A gestão de transporte para a logística é sempre um desafio. Otimizar tempo, reduzir custos e realizar entrega garantindo a qualidade dos produtos são alguns dos fatores que devem ser levados em consideração em seu gerenciamento.

Nos últimos tempos, a interiorização das atividades econômicas intensificou o custo com manutenção da frota. Paralelo a isso, a falta de estrutura para acompanhamento da logística aumenta as chances de roubo de carga.

Pensando nisso, desenvolvemos este post para demonstrar como uma gestão eficaz é essencial para a otimização do transporte e como um software é indispensável para aprimorá-la ainda mais. Confira!

Quais os principais desafios enfrentados pelo setor de transportes?

Apesar da extrema importância que o transporte representa para o setor comercial no país, a área ainda enfrenta muitos problemas. Vejamos a seguir.

Limitação da circulação de transportes nos grandes centros

Planejar a entrega de produtos já não é uma tarefa fácil. Como se não bastasse ter muito cuidado com esse trabalho, as empresas ainda devem ficar atentas sobre as particularidades de cada região onde se encontram seus clientes.

Esse cuidado evita surpresas como a restrição de circulação de determinados tipos de veículos, em especial os de grande porte, em horários preestabelecidos.

Conservação das estradas

Esse é um dos maiores problemas enfrentados pela logística de transportes no Brasil. De acordo com a pesquisa realizada pela CNT em 2018, mais de 50% das rodovias pavimentadas receberam notas ruins ou péssimas para as suas condições de uso, o que demostra a extrema necessidade de investimentos nas estradas brasileiras.

As péssimas condições aumentam os riscos de acidentes, tornam as entregas precárias e elevam o valor do frete devido o gasto maior com combustível, além de comprometer a competitividade das empresas.

Alto índice de roubos e furtos

Outro grande problema que as empresas têm de enfrentar são os riscos de roubo e furto, que acontecem principalmente com cargas de medicamentos, eletrônicos, cigarros, alimentos, bebidas e autopeças.

Desse modo, os custos logísticos se elevam devido aos altos gastos das empresas ao investirem em mais segurança nos veículos e contratação de seguros adicionais.

Como um software especializado pode ajudar na otimização da gestão de transporte?

O uso de sistemas informatizados torna as operações logísticas de transportes mais fáceis. Com ele é possível obter informações precisas e confiáveis, além da possibilidade de centralizar todos os processos de gerenciamento.

Gerenciamento da frota

Com um bom software o gerenciamento de frotas se torna eficiente, uma vez que ele permite realizar o registro de documentos dos veículos e dos motoristas responsáveis para antecipar a necessidade de renovação e pagamento dos impostos e seguros exigidos.

O software possibilita programar o agendamento de manutenções preventivas periódicas, o que aumenta a vida útil dos transportes e garante maior segurança nas viagens.

Automatização de processos

Com a automação de tarefas repetitivas e rotineiras, é possível otimizar o aproveitamento do tempo e permitir que os colaboradores da empresa dediquem a sua atenção para as atividades de caráter estratégico para a organização, como o desenvolvimento de novos projetos e a melhoria contínua do trabalho.

Otimiza a roteirização

Um software eficaz auxilia na definição de rotas estratégicas para a realização segura de uma entrega, com qualidade e em tempo hábil. A roteirização serve para reduzir riscos, evitar os trechos com congestionamentos e buscar desvios mais seguros e rotas alternativas. Tudo isso visando também a segurança do condutor.

Possibilita o rastreamento

Com um sistema operacional de qualidade é possível monitorar cargas e acompanhar a localização de cada veículo da frota em tempo real. Além disso, essa função informa sobre o status e a estimativa da entrega, o que traz maior confiabilidade para seus clientes.

Um bom software de gestão de transporte integra todas as áreas de logísticas fazendo com que o sistema flua de forma contínua e descomplicada. Para que a sua empresa não fique atrás do mercado é preciso se adaptar a essas inovações e, dessa forma, ganhar vantagem competitiva frente aos seus concorrentes.

Gostou do nosso post sobre melhorias para a gestão de transportes? Caso tenha ficado alguma dúvida ou se está em busca desses serviços, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em atendê-lo e desenvolver o melhor projeto que atenda a necessidade de sua empresa!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *