Social selling: como vender mais através das redes sociais?

A utilização da internet cresce de forma significativa, e as redes sociais acompanham esse desenvolvimento. Utilizar alternativas como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn para conquistar potenciais clientes é fundamental para promover o seu social selling — que, em tradução livre, significa venda social.

Devido à facilidade de comprar e vender produtos pela internet, as pessoas estão consumindo cada vez mais. Por isso, para obter bons resultados nessa nova modalidade de divulgação de produtos, é essencial estar presente intensamente nas redes sociais.

Mas como o social selling pode ajudar a aumentar as suas vendas? Neste post, vamos explicar exatamente como aproveitar essa ferramenta de marketing e garantir o sucesso total do seu negócio.

Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e aproveite todas as informações!

Afinal, o que é o social selling?

Social selling é um processo em que as empresas utilizam as diversas redes sociais para se relacionar com leads e possíveis clientes.

Desse modo, a interação se torna mais personalizada, significativa e pessoal. Um social selling eficiente também facilita ao construir e manter os relacionamentos, e ao produzir novas negociações.

O ponto chave para obter ótimos resultados com essa comunicação é fazer com que a sua marca seja reconhecida. A consequência disso é o aumento no número de vendas.

Para utilizar cada rede social da forma apropriada e acertar no público-alvo, é preciso conhecer bem as suas características e investir em boas estratégias de marketing de conteúdo.

Como aumentar as vendas com as redes sociais?

Uma característica interessante das redes sociais é que as pessoas são mais diretas. Isso pode ser percebido pelos comentários que elas deixam, o que elas curtem, o que compartilham e as marcações que fazem.

Um exemplo disso é quando um amigo marca outro em relação a alguma publicação feita pela sua empresa. Se o amigo foi marcado, é sinal de que ele também tem interesse nos seus serviços. Então, essa pessoa pode ser um bom lead para se entrar em contato.

É claro que, para perceber essas oportunidades, é necessário ter muita atenção sobre a maneira com que os seus seguidores estão agindo. Assim, faça bom uso de ferramentas como:

  • Seekr, para acompanhamento das redes sociais;
  • TweetDeck, que está relacionado com o Twitter;
  • Iconosquare, para o Instagram;
  • Google Alerts, para informar quando algum resultado chegar nas buscas.

Com essas ferramentas métricas, é importante verificar o comportamento das pessoas em relação a sua empresa na web — pois as vendas estão mais atreladas à empatia do que simplesmente a vender um produto ou serviço.

Por isso, o ideal é que o bom vendedor entenda bem o perfil do seu prospecto antes de encontrá-lo e abordá-lo pela primeira vez.

Esse desafio para os vendedores já existia, mesmo antes das redes sociais. Agora, é possível conhecer essas características de cada cliente usando as informações fornecidas por um software.

Logo, um vendedor atento precisa saber de seus clientes:

  • o perfil de cada um que está em contato com ele;
  • o grau de envolvimento que eles têm com a sua empresa;
  • o que eles estão buscando dentro da sua área de atuação;
  • quais são as suas principais necessidades e desejos.

Como qualificar os seus leads?

Após capturá-los, é necessário classificar os seus leads. Analise as informações obtidas pelas redes sociais e, em seguida, selecione aqueles que realmente são clientes potenciais, para que a empresa entre em contato.

Como vimos, ao trabalhar bem com as ferramentas disponibilizadas pelas redes socias e desenvolvendo um bom trabalho como vendedor, com certeza as suas vendas aumentarão significativamente. Afinal, o social selling está disponível para isso! Portanto, faça bom uso dele e aproveite as oportunidades oferecidas!

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