Em meio ao cenário de crise econômica, diversos setores têm sofrido com as consequências da alta do dólar. No âmbito digital não é diferente: o aumento no valor das licenças de softwares impacta de forma expressiva no orçamento e planejamento das lojas virtuais. E, então, o que fazer?
Frente a essa situação, diversos empreendedores escolheram adotar a plataforma Magento. Considerado o sistema de e-commerce open source mais utilizado no mundo, a decisão é absolutamente vantajosa. Mas afinal, por que contar com essa alternativa?
Continue lendo o nosso post e entenda tudo sobre a plataforma!
O histórico da plataforma Magento
Desenvolvida no ano de 2007 e comercializada desde 2008, a plataforma Magento é um software open source que caiu no gosto do público. A primeira versão beta surgiu sete meses após o início do desenvolvimento. Considerada de código aberto, apresenta diversas funcionalidades. Sua versão 2.0 foi lançada em 2015, após o rompimento de uma parceria com o eBay.
Baseada em programação PHP e MySQL, os administradores finalmente puderam contar com um produto livre de limitações e que dá certo.
Seu funcionamento acontece por meio de módulos, que vão desde os básicos até os complementares. Quem adota a solução também pode trabalhar para criar recursos personalizados e que atendem a necessidades específicas do negócio. Há três versões principais:
- Community Edition: é a versão livre, em que há o contato com desenvolvedores e lojistas. Os outros usuários são responsáveis pelo suporte;
- Magento Go: solução intermediária e paga, baseada na computação na nuvem. Foi descontinuada em 2015;
- Magento Enterprise: considerada a melhor alternativa para obter a profissionalização, tem suporte altamente capacitado e recursos avançados.
De um lado, a plataforma Magento traz vantagens para os fornecedores, que acabam se beneficiando com um ecossistema colaborativo de seu produto; do outro, os usuários contam com um leque ilimitado de personalização e adaptação para seus negócios que garantem não apenas atualizações contínuas, como também economia e possibilidade de estar por dentro de todas as tendências que circundam seu modelo empresarial. Para ficar ainda mais claro, listamos algumas das vantagens em utilizar a plataforma Magento.
Adaptação mobile
A plataforma Magento possibilita que as lojas virtuais sejam visualizadas de maneira satisfatória em tablets e smartphones.
Esse tipo de função tem inúmeras vantagens, como por exemplo, o rankeamento no Google, que entende que e-commerces com esse diferencial devem ser priorizados na exibição dos resultados de busca. Como consequência, o empreendedor conta com o aumento direto da taxa de conversão e a maior visibilidade de seu domínio.
Experiência de usuário
A user experience é privilegiada na plataforma Magento, pois os clientes contam com alto padrão visual, ampliação de fotos, zoom nos produtos, buscas inteligentes, filtros aprimorados, personalizações de mercadorias, enfim, a combinação dos fatores é priorizada. Conseguir entender o comportamento de seu cliente a fim de oferecer de forma rápida e prática aquilo que ele procura é fundamental para o crescimento de seu negócio.
A plataforma também permite realizar alterações no layout, o que garante uma adaptação para a melhor experiência do usuário.
Integração com o Google Analytics
O painel administrativo é totalmente integrado ao Google Analytics, sendo assim, além de poupar tempo e trabalho, o administrador consegue não somente traçar estratégias seguras por meio da análise dos relatórios, como também ter visão aprofundada sobre os processos de compra.
Por meio do recurso é possível conhecer elementos como origem do tráfego, comportamento dos usuários e abordagens que precisam ser trabalhadas.
Tecnologia apurada de SEO
Com uma vasta diversidade em Recursos Avançados de SEO, os administradores conseguem aumentar o tráfego orgânico — gratuito — e, como consequência, aos poucos, diminuirão os investimentos em marketing e publicidade digital.
O uso consistente dessas estratégias também ajuda a criar maior autoridade de marca, já que o e-commerce ocupa uma posição melhor nas pesquisas dos usuários. Assim, é possível se destacar de lojas concorrentes.
Auxílio no atendimento ao cliente
Após a criação da conta, os usuários de sua loja virtual podem ter acesso a ferramentas que incluem chat online, rastreamento dos produtos, mensagens off-line, avaliações e comentários de mercadorias, indicações para amigos, entre outros.
Além de passar segurança e profissionalismo, você torna sua empresa amigável e aumenta as chances de conversão.
Suporte para outros idiomas e moedas
Com tradução para mais de 60 idiomas, você ainda terá acesso a moedas de diversos países e poderá configurar quais deseja aceitar em sua loja virtual. A funcionalidade conta ainda com a conversão monetária e suas respectivas taxas de transações.
Diferentemente do conceito de que o gratuito não presta, grande parte dos plugins são de graça, fáceis de instalar e muito eficientes. Há ainda o fato de que a plataforma Magento conta com uma comunidade brasileira altamente engajada.
Escalabilidade
Um dos grandes problemas de outras plataformas é que elas têm limitações quanto ao volume de dados. Se o seu comércio cresce, há dificuldades em manter as características positivas.
Com a plataforma Magento, isso não acontece. Com um servidor bem projetado e robusto, oferece máxima segurança e garante que o empreendimento possa crescer sem dificuldades. Tal questão é essencial para assegurar a consistência de atuação, sem ser necessário se preocupar se o servidor aguentará.
Customização de checkout
Facilitar a compra deve ser um dos objetivos de qualquer lojista virtual. Na etapa final, muitos clientes podem abandonar a compra pela necessidade de diversos passos.
Com a plataforma Magento, há a possibilidade de personalizar o checkout e torná-lo expresso, com apenas um passo. Isso aumenta as chances de conversão e facilita ainda mais para quem consome.
Opções de gateways
Para oferecer segurança na hora do pagamento, é essencial contar com mecanismos de proteção de dados e que deem garantia quanto à transação. Os gateways e intermediadores são os principais, mas são de complexa utilização em outros recursos.
No Magento, a integração é completa e é possível selecionar quais serão as formas aceitas de pagamento. Para o lojista, significa proteção e agilidade. Para o consumidor, conveniência e segurança.
Otimização da logística
A logística é crucial para a experiência do cliente e para o sucesso do e-commerce. Sua gestão nem sempre é simples, mas a plataforma Magento pode ajudar.
Além de permitir a integração para o cálculo de fretes, certos módulos ainda garantem a união a sistemas de transportadoras — inclusive, por meio de gateways. Assim, fica fácil gerenciar as encomendas, rastrear pedidos e fazer as análises necessárias.
Geração de relatórios
Manter o controle sobre a loja virtual é essencial para atingir o sucesso. Pensando nisso, a plataforma Magento possibilita e facilita a geração de diversos relatórios.
Esses elementos ajudam a identificar as vendas, níveis de estoques e outras métricas importantes para a tomada de decisão. Dessa forma, é mais fácil otimizar os seus resultados.
Por fim, de acordo com as tendências de e-commerce, o conservadorismo está ficando para trás e abrindo espaço para soluções versáteis e flexíveis. Chega de propostas engessadas, pois o esqueleto da plataforma Magento aceita sempre novos movimentos.
Entendeu por que a plataforma Magento é considerada a melhor do mundo? Agora que você está mais informado, que tal aproveitar o pique e mergulhar de vez nesse universo? Entre em contato com a Frenet e descubra como podemos ajudá-lo a otimizar a sua loja virtual!