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Frete: 4 motivos que o fazem ser tão importante no e-commerce

Diariamente o gestor de e-commerce deve acompanhar uma lista de fatores para saber como anda o desempenho de sua loja virtual e o frete deve estar entre as prioridades.

E um dos itens que não pode faltar é a política de frete, pois ela influencia diretamente na métrica mais importante das lojas virtuais: as vendas! 

É fundamental que exista um cuidado especial no momento de definir as regras de carretagem de sua loja virtual, pois isso influenciará diretamente o sucesso de sua estratégia. Por isso, nesse post vamos conferir 4 motivos que fazem o carregamento de cargas ser tão importante.

Influência direta do frete no fechamento da compra

O consumidor que chega até o checkout está obviamente interessado em fechar a compra e busca apenas um último estímulo. Nesse momento, o valor de despacho é impulso final para que ele realize — ou não — o pedido. A taxa de conversão de um e-commerce está diretamente ligada ao valor da carga e por isso é preciso oferecer algo atrativo.

Vale lembrar que não é simples desenvolver uma estratégia para atrair um cliente e ainda direcioná-lo para o carrinho. Perder uma venda faltando poucos cliques, assim, é com certeza muito frustrante, portanto o gestor do e-commerce deve dar uma atenção especial para esse fator.

Frete como Diferencial competitivo

O frete tem um peso grande na decisão final de compra. Ter eficiência logística é, com certeza, uma forma de se destacar de sua concorrência. Claro que é não somente isso e existem outros fatores, como um bom atendimento, mas é importante se atentar à política de despacho no e-commerce. Afinal, não adianta ter o melhor atendimento ou serviços se depois a loja irá cobrar um valor expressivo para entregar um produto. Num mercado de muita competição, a entrega pode ser o seu diferencial.

Possibilidade de aumento do ticket médio

Nem sempre será possível oferecer envio grátis para todas as compras, mas ele pode ser uma boa ferramenta para aumentar o ticket médio.

Essa é uma métrica essencial para todo e-commerce.

O frete grátis pode ser uma regra complicada de aplicar em itens com menor valor agregado. Os itens de tamanho considerável necessitam de uma logística diferenciada, tornando complicado enviar gratuitamente para o cliente.

Nesses casos uma ótima dica é oferecer o carregamento gratuito a partir de um determinado valor. Isso incentiva o cliente a comprar mais, aumentando o ticket médio de sua loja.

O interessante dessa estratégia é que ela ajuda na imagem da loja para o consumidor.

Uma vez que, mesmo não comprando naquele momento, ele sabe que no futuro, em outras situações, ele pode voltar e comprar ali.

Frete como ferramenta de venda

Os grandes players do e-commerce normalmente são conhecidos por oferecerem ótimas condições de frete. E não estamos falando só dos que atuam no Brasil.

Existem diversas lojas internacionais conhecidas pelo “free shipping for all the world”, ou seja, “entregas gratuitas em todo o mundo”. Assim, o frete funciona como uma ferramenta para impulsionar as vendas de um comércio eletrônico.

Existem várias maneiras de usar o frete a seu favor e aproveitar essas quatro vantagens. Você pode, por exemplo, oferecer frete gratuito na primeira compra, para conquistar o cliente.

Da mesma forma, pode aumentar um pouco o prazo de entrega e diminuir o valor. O importante é não deixar de acompanhar como está a sua política de frete.
O que você pensa sobre o assunto? Deixe seu comentário com sua opinião sobre o carregamento gratuito!

3 comentários em “Frete: 4 motivos que o fazem ser tão importante no e-commerce

  1. Parabéns, ótimo Artigo! Muita gente preocupa em fazer o prospecto ou cliente chegar até o checkout , mas o que adianta chegar lá e não efetivar a compra devido ao frete? Temos sempre que pensar em todos os processos !

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