Multiplique seus resultados usando o frete para E-commerce
Frenet Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos
Aprenda a multiplicar seus resultados usando o frete no E-commerce

Aprenda a multiplicar seus resultados usando o frete no E-commerce

É possível tornar o frete um recurso poderoso para aumentar o faturamento da sua Loja Virtual quando utilizado como estratégia e com os recursos certos, como as vitrines e a fidelização.

O frete no E-commerce pode ser uma grande fonte de estratégia que contribui para o sucesso na hora de vender online.

Para você ter ideia, de acordo com a E-commerce Trends do último ano, o valor do frete foi considerado um dos três principais fatores levados em conta pelos consumidores na hora de concluir suas compras.

Essa informação nos oferece muito mais que a sugestão de baratear o custo dos fretes para conquistar os clientes.

E, na maioria dos casos, as melhores soluções para usar o frete de maneira estratégica passam despercebidas pelos gestores de Lojas Online. São sobre essas estratégias que vamos falar hoje.

Então leia o artigo até o final e descubra como vender muito mais usando o serviço de frete no E-commerce!

A importância do frete no E-commerce

Para além de uma parte essencial de qualquer Loja Virtual, o frete também pode ser uma poderosa ferramenta de marketing e satisfação dos clientes.

Por isso, uma política de frete bem elaborada será um grande diferencial competitivo.

Como pudemos comprovar na pesquisa anterior, o custo do frete influencia diretamente na decisão de compra do consumidor.

A mesma pesquisa apontou como 65% dos entrevistados já desistiram de uma compra devido ao custo elevado do frete, enquanto outros 44% já desistiram devido a longos prazos de entrega.

Embora esses dois públicos pareçam distintos, a melhor opção a ser aplicada para otimizar os resultados é a estratégia que satisfaz a ambos.

É onde as plataformas de frete que oferecem diversas opções, como a Frenet, tem se tornado a solução definitiva para as opções de frete no E-commerce.

Pesquisa sobre Frete em loja virtual.

Use o frete através de outras funcionalidades

No E-commerce, a interface da Loja é uma das partes mais importantes para a experiência dos consumidores.

“Com o objetivo de colocar quem é mais importante no centro, o usuário, o UX Design trabalha com as interações humanas e a combinação de tecnologia, usabilidade, acessibilidade, utilidade, funcionalidade, empatia e experiências prazerosas”, como apontou Galleger Ilhe, CEO da Bis2Bis E-commerce.

Esse pode ser o ponto de partida para usarmos o frete no E-commerce como ferramenta estratégica.

Cross-selling

Um dos elementos que compõem a interface das Lojas Virtuais são as vitrines. Elas são as seções onde os produtos estão exibidos.

E hoje já existem as vitrines inteligentes que utilizam inteligência artificial para exibir produtos customizados de acordo com as preferências individuais dos clientes.

Você pode criar kits usando a vitrine “compre junto” ou a de produtos relacionados para sugerir mais opções e oferecer condições especiais no frete na decisão de compra.

Esse exemplo é uma aplicação do cross selling, que consiste na estratégia de sugerir produtos que complementam a venda.

Além da economia no valor do frete no E-commerce, que será um atrativo para os clientes, a inclusão de mais itens aumentará o ticket médio da compra.

Algumas Lojas Virtuais contam ainda com descontos no frete em caso de valor mínimo:

Desconto de frete em loja virtual

Upselling

Essa estratégia, diferente da anterior, se propõe a oferecer opções de valorizar o produto por meio de algum diferencial para agregar valor à compra.

Dessa forma, faz sentido usar o frete grátis ou oferecer desconto no frete caso o cliente compre um produto de valor maior.

Essa modalidade também vai fazer com que o ticket médio da sua loja virtual aumente e pode ser especialmente relevante para E-commerces de serviços.

Tomando como exemplo um serviço de assinatura de livros em uma livraria virtual: se o consumidor optar pelo plano básico, paga pelo frete. Caso opte pelo intermediário, ganha desconto e se optar pelo plano completo, o frete será gratuito.

A criatividade é o limite

Além dos clássicos upselling e cross-selling, são infinitas as possibilidades para tornar o frete no E-commerce um diferencial.

A Shopee é um exemplo de empresa que se popularizou no Brasil usando estratégias de frete.

Além de distribuir cupons em vários contextos, ela utiliza a gamificação para oferecer prêmios.

Cada um dos minigames disponíveis na Loja premia os consumidores com moedas que podem ser trocadas por descontos e, inclusive, no valor do frete.

Medir os resultados será importante

Depois de definir e aplicar estratégias de frete no E-commerce, é imprescindível fazer análises periódicas para entender o impacto das iniciativas.

Taxa de conversão, ticket médio e taxa de abandono de carrinho são só algumas das métricas que devem ser estudadas.

Com esses dados, você poderá entender como ajustar as políticas de frete no seu E-commerce e atender as expectativas dos seus consumidores, além de maximizar a rentabilidade e eficácia do serviço.

Muitos desses dados podem ser medidos com o Google Analytics, mas é ideal consultar sua Plataforma de E-commerce ou agência de marketing para entender como obtê-los.

Uma boa experiência fideliza os clientes

O serviço de frete no E-commerce atravessa a primeira experiência: ele tem o poder de gerar clientes fiéis para sua Loja Online, já que aumenta a confiança na marca e incentiva compras futuras.

Nesse aspecto, você também pode usar como estratégias os programas de fidelidade, políticas de devolução facilitada, além da comunicação sobre o processo logístico.

Esses cuidados vão proporcionar mais do que clientes satisfeitos com um desconto pontual, mas uma legião de defensores da sua marca.

Transforme cada entrega em novas oportunidades de fidelizá-los.

Conte com uma boa Plataforma de E-commerce

Antes de aplicar as estratégias de frete no E-commerce, você precisa contar com uma Plataforma que permita a execução dessas soluções, que tenha a segurança que sua operação e seus clientes precisam, além dos recursos para colocar sua marca em evidência.

Então escolha uma Plataforma de E-commerce customizável e com a qual você possa contar. E, mais importante: que garanta todo suporte e apoio para você faturar e escalar.

Porque o que torna uma Plataforma de E-commerce boa é a garantia de que as Lojas Virtuais desenvolvidas cumpram seu maior propósito: vender muito!

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