Entrega expressa e 24 horas: Ofereça na sua loja virtual
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Entregador com máscara segurando uma caixa de entrega

O que é entrega expressa?

Em virtude da competitividade de mercado, o e-commerce brasileiro precisa desenvolver abordagens inovadoras, sobretudo em suas operações logísticas. Neste contexto, o que são entregas rápidas para alguns pode ser uma entrega demorada para outros.

O tipo de entrega realizada ao cliente é determinante para a escolha do produto e da loja virtual. No interesse de ampliar o leque de opções, é importante atentar-se para o que é oferecido como vantagem competitiva para o consumidor.

A entrega expressa ou a 24 horas podem ser adotadas pela loja virtual, mas uma não pode funcionar em detrimento da outra: o serviço deve ter a agilidade como característica principal de qualquer maneira.

De acordo com pesquisa conduzida pelo eBit, a praticidade é vista como um dos motivos para o consumidor fazer compras pela internet (28%), ficando atrás apenas do preço (58%).

Portanto, continue conosco e descubra o que é entrega expressa e melhore o atendimento ao seu cliente. Boa leitura!

O que avaliar na hora de escolher a forma de entrega?

Produto

O produto é perecível? Suas dimensões e seu peso podem ser atendidos pelas transportadoras? Será cobrado o tamanho da carga ou o peso cubado? O tipo de produto permite a alocação de outros itens na carga? Existe a necessidade de uma entrega individual?

Todas essas questões precisam ser estudadas antes de combinar o prazo de entrega da mercadoria, para que não ocorra nenhum imprevisto que atrapalhe o cumprimento do que foi acordado.

Nicho

De maneira geral, o consumidor que deseja receber o produto mais rapidamente está disposto a pagar um pouco mais por isso, e entregas de urgência geralmente exigem esse custo extra, uma vez que as entregas expressas são priorizadas e demandam de mão de obra disponível para realizar a separação e entrega dentro do tempo estimado.

Preço

O valor do produto também é determinante para o e-commerce oferecer um serviço de entrega rápida. Para indústrias com cargas fechadas, as empresas transportadoras cobram sobre o valor da nota fiscal. Para e-commerce, o padrão é utilizar o CEP de origem e destino, peso e medidas do produto para cotar o valor de frete. Além desses fatores, para entregas expressas, a taxa tende a ter alguns acréscimos e ser mais cara, mas essa não é uma regra.

Caso o valor da mercadoria seja muito menor que o valor que seria cobrado para a realização da entrega expressa, o cliente pode não optar pelo serviço ou, então, fazê-lo somente quando for adquirir mais itens ou uma quantidade maior do que seria comprado inicialmente.

Transportadora

A transportadora consegue te atender em tempo hábil? Quais as condições da carga? É possível oferecer rapidez ao mesmo tempo que segurança?  Veja quais são as possibilidades e resguarde-se antes de oferecer entregas ágeis aos clientes.

Logística

O processo de logística da loja é bem estruturado? Existe um centro de distribuição? É possível que o cliente opte por retirar o produto em alguma loja física? O estoque da empresa é organizado? O produto poderá ser entregue logo em seguida da efetivação da compra?

Se sim, a sua loja virtual poderá utilizar os serviços de entrega expressa. Caso a resposta seja negativa, será necessário rever os processos logísticos internos e só então escolher a opção que oferecerá melhores condições para o atendimento da demanda dos clientes.

Afinal, o que é entrega expressa?

A entrega expressa consiste em distribuir o produto com a maior agilidade possível após a efetivação da compra. A ideia principal é permitir que o consumidor receba o item no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte, dependendo do momento da compra, da disponibilidade do produto, da forma de pagamento e da distância a ser percorrida pela transportadora.

Características da entrega expressa:

  • costuma funcionar somente nos dias úteis;
  • exige medidas que adiantem o serviço, como parcerias com empresas rodoviárias, marítimas e aéreas;
  • para otimizar o processo, a empresa pode criar postos para recepção, coleta e entrega das encomendas;
  • exige qualificação do profissional para que o desempenho na entrega seja o melhor possível;
  • o atendimento também é um fator pelo diferencial;
  • a localização e distância entre destinatário e remetente é determinante para favorecer a agilidade nas entregas.

Se considerarmos o custo-benefício, apesar de ser uma das modalidades de entrega mais caras, a entrega expressa é mais interessante para os clientes, já que a comodidade para o recebimento em casa e a agilidade no serviço permitem que não seja necessário enfrentar filas para a retirada do produto, trânsito para visitar o PDV (ponto de venda) ou qualquer outro aborrecimento e despesa extra, como estacionamento ou condução, por exemplo.

Como se preparar para entregas rápidas?

Independentemente da forma como será feita a entrega, é preciso planejar o processo desde o momento da efetivação da compra. Inicialmente, identifique cada etapa do processo logístico, determine quem será o responsável pela entrega ou a empresa transportadora, quais serão os valores cobrados em cada trecho, ou pelo serviço em sua totalidade, e quais os casos em que será realizada a entrega expressa.

Se a entrega expressa for demandada, é importante preparar toda a estrutura quanto ao espaço físico e ao pessoal qualificado para o correto manuseio da mercadoria.

A partir deste ponto, será possível investir e aplicar ações que transformem o processo de entrega em um serviço expresso, já que este tem suas particularidades – desde a marcação até as operações de picking, packing e posting, em que o produto precisa ser tratado como preferencial.

O cliente 4.0 exige, a cada dia, operações mais dinâmicas, serviços personalizados e prazos mínimos, previamente acordados para satisfazer as suas necessidades, que mudam constantemente. Para aumentar a satisfação do seu cliente, crie um modo alternativo para atender aqueles que se encontram mais próximos da sede da empresa ou do centro de distribuição.

Se a encomenda for para um cliente que esteja mais próximo, opte pela contratação de motoboys, carros próprios ou uma transportadora local, que distribua as entregas de forma mais rápida e eficiente do que poderia ocorrer se fossem utilizadas opções tradicionais.

A tecnologia também auxilia as empresas neste sentido: estuda-se a opção de utilizar drones para cargas de menor volume, sem contar que existem as opções de monitoramento da entrega por sensores de radiofrequência (RFID), telemetria, GPS e outras ferramentas que permitem acompanhar a logística de distribuição em dispositivos móveis por todos os envolvidos – embarcadores, transportadores e clientes.

Este fato é imprescindível nos dias de hoje, dadas todas as ocorrências por roubo de carga, extravio e outros fatores que sempre acarretam no atraso das entregas.

Empresas referência em entregas rápidas: entenda estes casos de sucesso

Descobrir lojas com entrega rápida não é tão difícil e é muito vantajoso observar como este modelo de transporte beneficia o vendedor.

Alguns dos maiores players do mercado oferecem este serviço, procurando se diferenciar dos demais concorrentes, uma vez que a velocidade da entrega é um dos principais fatores de consideração ao decidir comprar algo.

Um exemplo clássico de entregas rápidas ou expressas são as Lojas Americanas, que, atualmente, têm a promessa de fazer determinadas entregas em até três horas ou menos. 

É lógico que, para aproveitar este modelo de entrega expressa impressionante, é necessário atender alguns requisitos com seu pedido, como valor mínimo do pedido, horário de funcionamento da loja vendedora e tempo até a compra ser confirmada.

Outro exemplo bastante pertinente é o Submarino, outro gigante do e-commerce. Embora não prometa fazer a entrega em poucas horas como as Lojas Americanas, consegue levar o pedido até o cliente no mesmo dia.

Mas, assim como a outra loja, o Submarino também tem condições impostas para este serviço. Veja abaixo como funciona.

• O serviço está disponível somente para alguns produtos, com disponibilidade imediata e escolha de frete correspondente.

• Compras aprovadas até às 12h serão entregues no mesmo dia até às 22h. Compras aprovadas entre 12h01 de sexta-feira e 12h de segunda-feira serão entregues na segunda até às 22h. 

• Para compras aprovadas após às 12h, acrescentar um dia útil ao prazo de entrega.

• Entrega disponível para todos os meios de pagamento. Porém o prazo de entrega passa a contar a partir da aprovação da compra pela instituição financeira.

• A Entrega Expressa está disponível somente em dias úteis, de segunda a sexta-feira, não sendo realizada aos sábados, domingos e feriados.

• Este serviço é válido somente em algumas regiões. Verifique se a entrega expressa está disponível para seu CEP no momento da compra.

• Preste atenção quanto aos endereços comerciais, pois as entregas podem ocorrer após o horário comercial, até as 22h.

Como podemos notar, é necessário bastante planejamento e logística para realizar este tipo de entrega. Por isso, realizar parcerias com transportadoras de confiança e com eficiência comprovada é muito importante.

A Frenet ajuda a sua loja a se conectar com estas transportadoras, facilitando o processo de vinculação e dando início a um serviço de entrega rápido e satisfatório.

Por que ser transparente?

Entregas rápidas são muito atrativas. Entretanto, se elas não forem executadas dentro do prazo, renderão reclamações, devido à insatisfação do cliente por falta de transparência no processo.

Portanto, há de ser honesto com o consumidor quanto aos prazos e às condições acordadas, além da necessidade de informar sempre que ocorrer algum fato inesperado que ocasione atrasos ou a troca indispensável da mercadoria.

Desta forma, se a empresa não puder cumprir com o que foi combinado no tempo previsto, é preciso informar exatamente o ocorrido e os motivos que levaram ao atraso. Isso demonstra o comprometimento da empresa com a satisfação do cliente, o que facilita o processo de fidelização.

Faça entregas rápidas com a Frenet!

Agora que você já sabe o que é entrega expressa, que tal acessar nosso site para entender como incorporar diferentes transportadoras ao seu negócio e começar a realizar entregas rápidas e expressas.

A Frenet é uma empresa de tecnologia que possibilita a integração de sua loja virtual com transportadoras, facilitando o contato entre as duas partes. Conosco, também é possível realizar cálculos de frete e muito mais.

Somos um facilitador, e não a transportadora em si. É importante entender isso, pois fica mais fácil compreender os serviços que oferecemos. Entre eles:

  • cálculo de frete;
  • criar regras de frete;
  • integração com diferentes transportadoras e Correios.

Para entender mais, navegue por nosso site e faça seu cadastro!

Frenet: Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos

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