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Saiba como otimizar o funil de vendas do seu ecommerce

O funil de vendas consiste em algumas estratégias que têm como objetivo transformar o visitante em um comprador. Para isso, ele precisa passar por estágios com a ajuda de algumas ações desenvolvidas pelo próprio e-commerce.

Quer conhecer mais a fundo o funil de vendas e saber como otimizá-lo? Continue a leitura!

Topo de funil

No topo do funil de vendas, estão os visitantes do seu e-commerce. Nessa fase, é importante saber de onde vem seu tráfego, além de atrair e educar os leads para que tenham a noção da necessidade do seu produto, sem tentar realizar a venda. Para fazer isso, será necessário gerar conteúdo de qualidade em vários formatos, como artigos para o blog, newsletters, vídeos, podcasts e muitos outros.

Em troca de conteúdos ricos, como e-books, por exemplo, é possível solicitar informações dos clientes, como nome e e-mail. Além disso, destacar os produtos e criar banners, newsletters, e-mails marketing e campanhas nas redes sociais e no Google AdWords são atitudes essenciais.

Os testes A/B também ajudam a otimizar o processo. Neles, são criadas duas páginas diferentes, uma delas com modificações e outra com a versão atual. Analisando uma modificação por vez, é possível saber quais delas surtem mais efeito. Características como o layout, a cor dos botões ou os textos dos CTAs podem interferir bastante na conversão dos visitantes em leads.

Otimizar o site para que tenha um carregamento mais rápido e seja responsivo (utilizado facilmente em dispositivos móveis) é muito importante a fim de proporcionar uma boa experiência ao visitante.

É como dizem: a primeira impressão é a que fica. Se o visitante gostar de navegar no seu e-commerce e encontrar conteúdos que sejam do interesse dele, as chances de que volte são grandes.

Meio de funil

No meio do funil, você precisa engajar e nutrir os leads que conseguiu. Aqui já conseguiu que seu visitante ficasse interessado nos produtos que você vende, embora isso não signifique que ele vá realizar a compra. Cada cliente tem um ritmo e alguns podem comprar imediatamente, enquanto outros podem levar meses.

Para continuar mantendo seu possível cliente interessado, insira links para que ele possa se conectar às suas redes sociais. Ofereça um desconto na primeira compra ou um produto bônus nas compras acima de um determinado valor.

O conteúdo também é fundamental nessa etapa. A fim de conseguir que o visitante chegue até a próxima etapa do funil, ele precisa ser gerado e enviado de acordo com o estágio em que o possível cliente está na jornada de compra. A automação de marketing pode ajudar nesse processo, já que ajuda a fazê-lo em maior escala e com maior facilidade.

Fundo de funil de vendas

Clientes de fundo de funil já sabem que precisam de algo. É nesse momento que você deve mostrar a eles que sua empresa é a melhor para ajudá-los. Habilitar comentários dos clientes e colocar ótimas descrições nos produtos são algumas das ações que você pode fazer.

Além disso, vantagens como descontos, frete grátis e devolução prática os estimulam a estar sempre de olho no seu e-commerce e a realizar novas compras. Lembre-se também de facilitar a compra permitindo a criação de uma conta que preencha automaticamente os campos quando ele for realizar novas compras.

Mantenha o carrinho de compras visível e mostre que seu site é seguro e que os dados deles estarão protegidos. Diversifique o máximo possível os meios de pagamento que oferece e realize o atendimento da melhor forma possível.

Pós-venda

Engana-se quem imagina que após a compra não é necessário preocupar-se com o cliente. É bem mais barato fidelizar os clientes e mantê-los ativos do que conquistar novos. Portanto, continue nutrindo o lead no pós-venda, sem esquecer de que ele já teve uma experiência de compra.

Otimizando seu funil de vendas você só tem a ganhar, pois, além de aumentar seus resultados, conseguirá mensurar os resultados de todos os estágios para identificar quando houver um problema em algum deles.

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