Frenet: Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos
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Como sua empresa pode lidar com as operações de redespacho

Como se sabe, é preciso encontrar as melhores alternativas para atender os consumidores, expandir suas operações e ampliar sua demanda. Para isso, as transportadoras estão adotando o redespacho, recurso utilizado para aumentar o número de atendimentos e abranger mais regiões.

A disputa acirrada do mercado e o aumento das exigências por parte dos clientes, que buscam cada vez mais qualidade e agilidade no prazo de entrega de seus produtos, faz com que os operadores logísticos enfrentem maiores desafios.

Por ser uma questão importante, desenvolvemos este post para explicar quais são as modalidades dessa operação e como as empresas podem lidar com elas. Ficou interessado? Então, acompanhe o post até o final!

Quais são as modalidades de redespacho?

Para quem quer se manter à frente dos seus concorrentes, utilizar qualquer uma dessas modalidades ajudará muito no sucesso da empresa. Saiba mais sobre elas, a seguir.

Redespacho

Nessa operação, o trajeto a ser percorrido é divido entre transportadoras: uma inicia e a outra finaliza o trajeto. A divisão ocorre da seguinte maneira:

  1. A transportadora contratada pela empresa — a contratante — é definida como a redespachante. É ela quem faz o contato direto com a companhia, responsabilizando-se pela entrega da carga.
  2. A contratada, designada como a redespachada, possui vínculo jurídico apenas com a companhia que a contratou. Isso significa que ela não possui relações com o embarcador.

Nesse caso, a entrega ocorre da seguinte maneira:

  • Uma transportadora X — redespachante — recolhe os pedidos na sua empresa e transporta-os da cidade 1 até a cidade 2. Nesse último local, a redespachada embarca as cargas;
  • A redespachada — transportadora Y — faz o caminho da cidade 2 até o final da entrega para o cliente. Ela pode percorrer várias cidades até concluir a operação.

Redespacho intermediário

A modalidade intermediária conta com uma terceira transportadora para completar a operação. Dessa forma, a entrega das mercadorias passa a ser dividida em três etapas.

Geralmente, essa modalidade é utilizada quando uma transportadora realiza apenas uma parte do percurso e a outra abrange determinada área. Assim, precisará de uma terceira para fazer o elo de ligação entre as regiões, completando a rota necessária.

Subcontratação

A subcontratação — ou terceirização, como também é conhecida — acontece no momento em que a empresa contrata uma transportadora que não possui todos os recursos necessários para completar o trajeto de entrega.

Dessa forma, ele terceiriza uma prestadora de serviços para realizar determinado trecho não coberto por ela. A terceirizada fica, então, responsável por aquele trajeto, inexistindo a divisão de responsabilidades.

Quais fatores devem ser considerados ao fazer o redespacho?

Tempo de entrega

É muito importante honrar o prazo acordado com o cliente. Dessa forma, na hora de estipular o prazo, verifique se há necessidade de consolidação de carga e planeje bem a rota a ser utilizada, para não se deparar com imprevistos de atraso no envio dos produtos.

Custo do frete

É preciso ficar atento em relação ao valor de entrega que, muitas vezes, vem embutido no valor total do serviço. Assim, é bom tomar cuidado para que a operação de redespacho não encareça o transporte e não gere prejuízos.

Em contrapartida, quando a cobrança é feita a parte, deve-se ter o cuidado de desenvolver uma operação mais em conta, para que o cliente não desista da contratação.

Conhecer as modalidades de redespacho é muito importante para que a empresa identifique qual opção se encaixa melhor em cada situação. Dessa forma, ela conseguirá atender os clientes com qualidade e credibilidade, fazendo com que os seus negócios cresçam. Para acompanhar melhor essas operações, o embarcador tem a opção de utilizar sistemas como o da Frenet, que faz uma integração logística de maneira simples e intuitiva.

Gostou do nosso post? Conseguiu entender como aplicar o redespacho na sua empresa? Se ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em atendê-lo e encontrar a melhor solução para a sua empresa!

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