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Oferecer para o cliente o rastreamento de produtos é indispensável no e-commerce. Saiba como a Frenet pode te ajudar com isso.
Para melhorar o processo logístico de sua loja virtual, é necessário conectar uma transportadora de qualidade e também que permita fazer rastreamento de produtos em transporte de forma rápida e descomplicada.
Principalmente no último ano, pelo contexto em que vivemos, a comodidade e simplicidade na compra de produtos pela internet tem feito o mercado de e-commerce crescer muito, indicando uma preferência pelo modelo de compra online.
Por isso, é cada vez mais necessário entregar os pedidos de forma rápida e segura, já que esse pós-venda tem tido ainda mais importância para os clientes.
Também é interessante frisar que esse processo de satisfação ao cliente vai além da escolha de uma boa transportadora. Agora, para uma venda completa e sem dores de cabeça com o serviço de entregas, é preciso saber como fazer o rastreamento de produtos no e-commerce para garantir a qualidade na entrega.
Neste artigo, explicaremos a importância na automação do processo de rastrear entrega e como adotar em sua loja virtual.
Rastrear entrega: qual a importância da automação deste processo?
Automatizar a logística de entrega dos produtos do e-commerce é fundamental para o bom relacionamento entre o consumidor e o lojista, já que ambos podem acompanhar em tempo real se o produto está dentro do prazo.
As ferramentas de integração fornecem uma série de dados, gráficos e informações importantes para o lojista rastrear entregas. Com a análise dos dados, o lojista poderá melhorar a logística de entrega de seus produtos, propondo mudanças nos prazos para melhor atender seus consumidores.
Como é feito o rastreamento de produtos no e-commerce?
O processo de rastrear entrega começa quando o pedido de compra é concluído. Após a confirmação da conclusão, a transportadora é acionada e o produto recebe uma etiqueta com um código de identificação. Depois, é separado para que seja recolhido. O processo de rastreio depende da integração de sistemas entre a loja e a transportadora, mas, geralmente, é possível ter o monitoramento em tempo real sobre o status da entrega, através do site da transportadora ou da própria loja, com o número de etiqueta/código de rastreamento.
Existem pontos de controle onde é feita a leitura da etiqueta de identificação. Esse processo mostra os dados sobre a entrega e automaticamente avisa o consumidor . Sendo assim, esse tipo de comunicação diminui a ansiedade do consumidor, já que ficará informado sobre todo o processo da entrega.
Algo bastante associado a compras online é a ansiedade para a chegada da encomenda. Por isso, as pessoas prezam muito pela funcionalidade de rastrear a entrega e poder monitorar cada passo de seu pedido. Dessa forma, oferecer este tipo de facilidade é muito importante para satisfazer clientes e até mesmo fidelizados.
Quer entender mais sobre como rastrear entregas? Separamos as três principais ferramentas que são utilizadas no e-commerce para um rastreamento de produtos mais eficiente. Confira!
Gateway de fretes
Antes de começarmos a explicar o gateway de fretes, é importante ter uma coisa em mente: o processo de rastreamento de produtos começa no momento em que o cliente finaliza o processo de compra.
Então, após a conclusão e o processamento do pedido, o gateway de fretes fará a integração dos sistemas da loja virtual e das transportadoras. A loja virtual poderá se comunicar com os sistemas da transportadora, obtendo informações em tempo real sobre a situação da entrega.
Dessa forma, você fica a par de tudo o que está acontecendo com o pedido e entende melhor como otimizar ainda mais o processo de entregas.
Na Frenet, o gateway de fretes ocorre na pré-venda, quando os clientes fazem cotações nas lojas virtuais e nós retornamos com o valor do envio. Após a finalização da compra, para envios com contrato Frenet e transportadoras parceiras, fazemos o envio do status de rastreamento para a plataforma.
ERP
Dentro do universo de logística, é muito provável que você já tenha ouvido falar sobre os ERPs, não é? Embora seja uma ferramenta muito comum para muitos, para quem ainda não sabe do que ela se trata, vamos explicar.
O ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa) é um software que faz a integração de todos os processos do e-commerce em um único sistema.
Este software é utilizado para auxiliar na integração das informações de transporte e fretes, como códigos de rastreamento de produtos, por exemplo.
Além disso, essa ferramenta facilita muito a análise de todos os dados disponíveis e define quais são as estratégias que poderão melhorar a logística de entrega dos produtos.
Ou seja, após um diagnóstico realizado através da análise de processos anteriores, o ERP oferece soluções de logística para otimizar diversos processos de sua empresa e loja virtual.
TMS
O TMS (Transportation Management Systems, ou Sistema de Gerenciamento de Transportes) é um software responsável pelo processo de distribuição.
Este sistema contém informações sobre o status da entrega, fornece índices e dados para controle da performance da entrega e os documentos necessários para o transporte.
O melhor do TMS é que todos os dados presentes nele podem ser acessados em tempo real, auxiliando nas tomadas de decisão para otimização de operações e processos.
O que irá acontecer se a automação do processo de rastrear entregas não for feita corretamente?
O processo de rastrear entregas começa no momento da finalização da compra. Se algo estiver divergente, acarretará em algumas complicações.
Informações discrepantes ou não tão claras diminuirão a confiança do consumidor em relação à loja, prejudicando sua fidelização e diminuindo consideravelmente as chances dele tornar a comprar com você. Segundo o Código de Defesa do Consumidor , é sempre necessário informar preços, prazos e eventuais taxas na hora da compra de qualquer produto.
Se a entrega não for feita ou o rastreamento de produtos mostrar informações divergentes, o consumidor poderá exigir a devolução do dinheiro, além de pedir outro produto em troca. Sendo assim, evitar que esse processo aconteça reforçará o compromisso da loja com o consumidor e diminuirá os prejuízos quanto ao custo e também na imagem da empresa.
Além disso, utilizar boas ferramentas e garantir a qualidade ao rastrear entregas e produtos no e-commerce traz inúmeros benefícios para o seu negócio, como a diminuição das ocorrências e reclamações no SAC de atendimento. Investir na qualidade da logística de entrega dos produtos não é mais um diferencial, mas, sim, um ponto essencial do processo de vendas.
Hoje em dia, é obrigatório ter um bom processo de pós-venda e entrega para qualquer e-commerce. Por isso, garanta que o produto seja entregue com eficiência e transparência, para que o consumidor fique ciente de todo o processo. Informação nunca é demais!
Otimize os processos de entrega de sua loja virtual com a Frenet
Na Frenet você faz o gerenciamento completo da logística da sua loja virtual. Nós te ajudamos a conectar qualquer transportadora ao seu e-commerce.
Caso você não tenha uma transportadora de confiança, te ajudamos a encontrar o serviço de entrega mais adequado para o seu negócio.
Além disso, você pode gerar etiquetas de frete na hora, sem a necessidade de contrato e sem burocracia. Você ainda tem descontos exclusivos e pode oferecer na sua loja virtual frete mais competitivos.
O rastreamento de produtos não pode ficar de fora. Para os fretes emitidos na Frenet, seu cliente recebe notificações por e-mail com todos os passos da mercadoria. Para isso, você precisa fazer apenas uma simples configuração e inserir o e-mail do consumidor no momento em que for gerar a etiqueta de frete.
E não para por aí! Você pode utilizar o frete como ferramenta nas suas estratégias de marketing. Sendo assim, as nossas regras de frete te auxiliam na criação de campanhas de frete grátis, cupom e muito mais.
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Se você é consumidor e comprou em uma loja que utiliza a Frenet, você pode rastrear a sua mercadoria neste link.