Rastreamento de Produtos: Saiba como rastrear | Blog Frenet
Frenet Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos
Rastreamento de produtos em transporte: como fazer?

Rastreamento de produtos em transporte: como fazer?

Para melhorar o processo logístico de sua loja virtual, é necessário conectar uma transportadora de qualidade e também que permita rastrear entrega de forma rápida e descomplicada.

Principalmente no último ano, pelo contexto em que vivemos, a comodidade e simplicidade na compra de produtos pela internet tem feito o mercado de e-commerce crescer muito, indicando uma preferência pelo modelo de compra online.

Por isso, é cada vez mais necessário entregar os pedidos de forma rápida e segura, já que esse pós-venda tem tido ainda mais importância para os clientes.

Também é interessante frisar que esse processo de satisfação ao cliente vai além da escolha de uma boa transportadora. Agora, para uma venda completa e sem dores de cabeça com o serviço de entregas, é preciso saber como fazer o rastreamento de produtos no e-commerce para garantir a qualidade na entrega do produto.

Neste artigo, explicaremos a importância na automação do processo de rastrear entrega e como adotar em sua loja virtual.

Rastrear entrega: qual a importância da automação deste processo?

Automatizar a logística de entrega dos produtos do e-commerce é fundamental para o bom relacionamento entre o consumidor e o lojista, já que ambos podem acompanhar em tempo real se o produto está dentro do prazo.

As ferramentas de integração fornecem uma série de dados, gráficos e informações importantes para o lojista rastrear entregas. Com a análise dos dados, o lojista poderá melhorar a logística de entrega de seus produtos, propondo mudanças nos prazos para melhor atender seus consumidores.

Como é feito o rastreamento de produtos no e-commerce?

O processo de rastrear entrega começa quando o pedido de compra é concluído. Após a confirmação da conclusão, a transportadora é acionada e o produto recebe uma etiqueta com um código de identificação, e é separado para que seja recolhido. O processo de rastreio depende da integração de sistemas entre a loja e a transportadora, mas, geralmente, é possível ter o monitoramento em tempo real sobre o status da entrega, através do site da transportadora ou da própria loja, com o número de etiqueta/código de rastreamento.

Existem pontos de controle onde é feita a leitura da etiqueta de identificação. Esse processo mostra os dados sobre a entrega e automaticamente avisa o consumidor . Esse tipo de comunicação diminui a ansiedade do consumidor, já que ficará informado sobre todo o processo da entrega.

Algo bastante associado a compras online é a ansiedade para a chegada da encomenda. Por isso, as pessoas prezam muito pela funcionalidade de rastrear a entrega e poder monitorar cada passo de seu pedido. Oferecer este tipo de facilidade é muito importante para satisfazer clientes e até mesmo fidelizados.

Quer entender mais sobre como rastrear entregas? Separamos as três principais ferramentas que são utilizadas no e-commerce para um rastreamento mais eficiente. Confira!

Gateway de fretes

Antes de começarmos a explicar o gateway de fretes, é importante ter uma coisa em mente: o processo de rastreamento dos produtos começa no momento em que o cliente finaliza o processo de compra.

Então, após a conclusão e o processamento do pedido, o gateway de fretes fará a integração dos sistemas da loja virtual e das transportadoras. A loja virtual poderá se comunicar com os sistemas da transportadora, obtendo informações em tempo real sobre a situação da entrega.

Dessa forma, você fica a par de tudo o que está acontecendo com o pedido e entende melhor como otimizar ainda mais o processo de entregas.

Na Frenet, o gateway de fretes ocorre na pré-venda, quando os clientes fazem cotações nas lojas virtuais e nós retornamos com o valor do envio. Após a finalização da compra, para envios com contrato Frenet e transportadoras parceiras, fazemos o envio do status de rastreamento para a plataforma.

ERP

Dentro do universo de logística, é muito provável que você já tenha ouvido falar sobre os ERPs, não é? Embora seja uma ferramenta muito comum para muitos, para quem ainda não sabe do que ela se trata, vamos explicar.

O ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa) é um software que faz a integração de todos os processos do e-commerce em um único sistema.

Este software é utilizado para auxiliar na integração das informações de transporte e fretes, como códigos de rastreamento, por exemplo.

Além disso, essa ferramenta facilita muito a análise de todos os dados disponíveis e define quais são as estratégias que poderão melhorar a logística de entrega dos produtos.

Ou seja, após um diagnóstico realizado através da análise de processos anteriores, o ERP oferece soluções de logística para otimizar diversos processos de sua empresa e loja virtual.

TMS

O TMS (Transportation Management Systems, ou Sistema de Gerenciamento de Transportes) é um software responsável pelo processo de distribuição.

Este sistema contém informações sobre o status da entrega, fornece índices e dados para controle da performance da entrega e os documentos necessários para o transporte.

O melhor do TMS é que todos os dados presentes nele podem ser acessados em tempo real, auxiliando nas tomadas de decisão para otimização de operações e processos.

O que irá acontecer se a automação do processo de rastrear entregas não for feita corretamente?

O processo de rastrear entregas começa no momento da finalização da compra. Se algo estiver divergente, acarretará em algumas complicações.

Informações discrepantes ou não tão claras diminuirão a confiança do consumidor em relação à loja, prejudicando sua fidelização e diminuindo consideravelmente as chances dele tornar a comprar com você. Segundo o Código de Defesa do Consumidor , é sempre necessário informar preços, prazos e eventuais taxas na hora da compra de qualquer produto.

Se a entrega não for feita ou o rastreamento mostrar informações divergentes, o consumidor poderá exigir a devolução do dinheiro, além de pedir outro produto em troca. Evitar que esse processo aconteça reforçará o compromisso da loja com o consumidor e diminuirá os prejuízos quanto ao custo e também na imagem da empresa.

Utilizar boas ferramentas e garantir a qualidade ao rastrear entregas e produtos no e-commerce traz inúmeros benefícios para o seu negócio, como a diminuição das ocorrências e reclamações no SAC de atendimento. Investir na qualidade da logística de entrega dos produtos não é mais um diferencial, mas, sim, um ponto essencial do processo de vendas.

Hoje em dia, é obrigatório ter um bom processo de pós-venda e entrega para qualquer e-commerce. Por isso, garanta que o produto seja entregue com eficiência e transparência, para que o consumidor fique ciente de todo o processo. Informação nunca é demais!

Otimize os processos de entrega de sua loja virtual com a Frenet

Além de rastrear entregas, quer saber como otimizar ainda mais os processos de logística relacionados à entrega de produtos em sua loja virtual? Conte com a Frenet.

A Frenet é uma empresa de tecnologia voltada para oferecer soluções de logística para plataformas de e-commerce que pretendem oferecer os melhores serviços de entrega disponíveis no mercado.

Atuando como uma facilitadora, a Frenet faz a intermediação entre lojas online e transportadoras, como a Jadlog e os Correios, permitindo que diversos serviços de entrega diferentes fiquem disponíveis para os clientes optarem por qual preferem. É possível conectar-se com empresas que realizam entregas expressas até no mesmo dia.

É importante lembrar que a Frenet em si não é uma transportadora, mas, sim, uma plataforma de integração para tirar todas as dores de cabeça do empreendedor que quer oferecer mais tipos de entrega em seu negócio.

Não deixe de acessar o site da Frenet , conferir os planos disponíveis e realizar seu cadastro.

Entenda no que mais a Frenet pode ajudar o seu negócio

Além de facilitar a implementação de um sistema de rastreamento de transportadoras, a Frenet conta com muitas outras funções para tornar o dia a dia de sua marca mais tranquilo e descomplicar a logística de maneira inovadora.

Entenda abaixo como a Frenet pode ajudar você para além do rastreamento de entregas.

Fretes mais baratos

Isso mesmo! Com a Frenet, você pode pagar ainda menos no processo de entrega de seus pedidos.

Aqui, você pode ter até 56% de desconto no frete em envios pela Jadlog e pelos Correios, ainda contando com rastreamento da transportadora online e em tempo real.

Receba indicações de transportadoras

Tem dúvidas sobre qual pode ser a melhor transportadora para a sua loja virtual ou plataforma de e-commerce? A Frenet te ajuda com isso. Nós temos um sistema que analisa o cenário de sua loja e realiza indicações dos melhores serviços de frete para você.

Tudo personalizado e superfácil.

Integre a qualquer transportadora de forma fácil e rápida

Com a Frenet, você pode se conectar a qualquer transportadora que deseja rapidamente. Sem contrato, sem mínimo de envios e sem burocracia.

Integre sua loja virtual com os Correios e até mesmo motoboys

Conosco, você pode ter seu contrato com os Correios em alta disponibilidade, para fazer a integração sem dores de cabeça. Além disso, você também pode fazer conexão com empresas de motoboys, para realizar entregas expressas e até no mesmo dia.

Fazer entregas expressas é um grande diferencial no mercado, e pode impulsionar suas vendas de forma muito intensa. Procure entender o processo e conte com a gente!

Gostou do nosso conteúdo? Descubra mais sobre o universo de logística e entregas aqui, no blog da Frenet

Entendeu tudo sobre rastreamento de transportadora em nosso texto? Aqui, no blog da Frenet, você descobre uma série de conteúdos completos para se informar sobre o universo de transportadoras e logística de vendas.

Por exemplo, confira nosso artigo sobre como calcular frete por distância .

Procure navegar por nosso blog e confira o que temos a oferecer. Acesse também o site da Frenet, confira nossos planos e nossas ferramentas, como a função de simular frete e de criar regras de frete.

Aproveite!

Frenet: Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos

Nilo Peçanha, 507 Salas 07 e 08
Centro, Birigui – SP
16200-065

© 2022 Frenet – CNPJ 05.009.138/0001-75