Como solucionar as dificuldades do frete no e-commerce?
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Problemas causados pelo frete no ecommerce

Dificuldades do frete: como solucionar no e-commerce?

O Frete é fator decisivo para quem compra online. Saiba como resolver as dificuldades do frete na loja virtual.

A possibilidade de expansão dos negócios consolidou o e-commerce como importante meio de vendas na atualidade. Contudo, ao lado das inúmeras vantagens que essa ferramenta traz, existem dificuldades no frete que são  motivos para um consumidor abandonar o carrinho de compras e sair do site.

Dessa maneira, separamos algumas alguns problemas e soluções relacionados ao frete para você ficar atento. Confira a seguir!

Instabilidades dos Correios como entregador

Muitas lojas virtuais ainda utilizam apenas os Correios como prestador de serviços de entrega. E isso ocorre devido facilidade de acesso ao serviço e pela ampla capilaridade das agências. Entretanto, greves e outras instabilidades ocorrem frequentemente, o que ocasiona prejuízo ao atendimento dos usuários do comércio eletrônico e colabora com as dificuldades do frete.

Diante disso, é importante buscar alternativas. Um bom plano B são as transportadoras. Também, é importante que o lojista pesquise e planeje bem o contrato de frete, de modo que possa atender satisfatoriamente seus clientes e não transforme isso em custos muito altos.

Atrasos e falta de organização dos Correios

Outra dificuldade do frete dos Correios está no atraso de entregas. Por vezes, desordens no processo logístico causam distúrbios que refletem diretamente no tempo de entrega das mercadorias. E no caso do e-commerce, isso se traduz em insatisfação dos clientes.

Para avaliar esses problemas, é preciso que a loja virtual faça um controle das entregas por meio dos códigos de rastreamento no sistema dos Correios. Com isso, é possível antecipar falhas na logística e comunicar o cliente. A transparência nesse tipo de relação faz toda a diferença!

Problemas de logística reversa

A legislação brasileira garante aos clientes do e-commerce um prazo de devolução de até 7 dias, contados do recebimento do produto. Dessa forma, a loja virtual é obrigada a fazer a troca ou proceder o estorno, procedimentos que geram um custo adicional para a empresa.

Com o intuito de amenizar essa dificuldade do frete, a loja virtual deve trabalhar produzindo descrições bem detalhadas das características dos produtos e fotos que traduzam a realidade. Além disso, o e-commerce deve tratar as trocas e devoluções como uma forma de adquirir feedback, usando isso para entender seus clientes e aperfeiçoar continuamente os negócios.

Plano de frete pouco flexível

A escassez de opções de frete é um problema do e-commerce em geral. Em outras palavras, oferecer preço único de frete ou poucos tipos da combinação preço e prazo são exemplos do que deve ser evitado pelas lojas virtuais que buscam amenizar as dificuldades do frete e oferecer um atendimento de qualidade.

Para contornar essas situações indesejáveis, que prejudicam o relacionamento com os clientes, o e-commerce deve manter uma tabela de fretes atualizada, visando oferecer valores diferenciados por localidade. A parceria com transportadoras, seguramente, é um diferencial, que pode levar o empreendimento a outro nível de qualidade — à medida que torna ágil a entrega e surpreende os clientes.

Se você deseja oferecer as melhores opções de frete para os seus clientes, conte com a Frenet. Nós te ajudamos a encontrar as transportadoras mais adequadas para o seu negócio.

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