Como calcular o frete online no seu e-commerce?

calcular o frete

O frete sempre foi um assunto polêmico no universo das vendas online. Afinal, muitas vezes ele é o principal responsável por muitos carrinhos serem abandonados em qualquer e-commerce, pois um dos principais motivos para que o consumidor desista da compra é se deparar com um valor de frete muito alto.

Porém, antes mesmo de falar sobre os seus valores, o frete poderá atrapalhar a finalização da compra em etapas anteriores, para os casos em que o seu cálculo não é apresentado de forma rápida, fácil e transparente para o cliente.

O que não pode ser deixado de lado é que ele também faz parte da experiência de compra de uma loja virtual, por isso, é de extrema importância que seja calculado de forma rápida a cada pedido de compra.

Por isso, vamos apresentar a seguir algumas maneiras de calcular o frete online para a sua loja virtual. Confira!

 

Como calcular o frete no seu e-commerce?

Para que isso seja possível, é preciso contratar algum serviço logístico que tenha a possibilidade de atuação no mercado virtual. Ou seja, é preciso que esse serviço consiga fornecer o valor do frete baseado nas propriedades da embalagem a ser entregue a partir de sua origem até o seu destino.

Sendo assim, é fundamental que os custos da entrega sejam apresentados desde o início do processo de compra, pois caso seja apresentado posteriormente, pode gerar insatisfação por parte do cliente.

O próximo passo é verificar a viabilidade de integração desse serviço com a sua loja virtual.

Quais são os serviços de frete disponíveis?

Atualmente, há duas opções que podem ser integradas a qualquer e-commerce: os correios e as transportadoras. Vamos detalhar um pouco mais de cada solução.

Correios

É possível calcular o frete online por meio do próprio sistema dos correios com as seguintes opções:

  1. Por meio de um webservice, que fornece um retorno do valor do frete em tempo real através de sua API para que o site apresente o valor ao cliente;
  2. Por meio de uma consulta que retorna um arquivo no formato XML para que a loja possa tratar os dados contidos nesse arquivo;
  3. Por meio do redirecionamento da consulta do frete para a própria página dos Correios;
  4. Por meio de sistemas de integração logística, os quais realizam integrações entre lojas virtuais e qualquer transportadora, inclusive os Correios, de maneira simples e intuitiva.

Caso o e-commerce venha a trabalhar com essa opção, sugere-se dar prioridade para a opção da integração logística por meio da tecnologia, pois ela será mais ágil e contribuirá com uma melhor experiência do consumidor no site.

Lembrando que os correios calculam o valor do frete baseado no peso cúbico do objeto, ou seja, ele multiplica os valores da altura, largura e comprimento do objeto.

Transportadoras

A opção de uma transportadora pode ser muito vantajosa, pois com ela não há limite de tamanho de objeto a ser entregue.

Além disso, dependendo do tipo de parceria firmada, é possível que o valor do frete saia cada vez mais barato para o cliente e também que seja entregue de maneira mais ágil.

Outro ponto positivo é que, com as transportadoras, você estará praticamente livre de qualquer possibilidade de atraso na entrega dos pedidos por motivo de eventuais greves.

Lembrando que cada transportadora possui a sua maneira de calcular o valor do frete, então, é bom consultá-la antes de fechar qualquer negócio. Uma das maneiras de fazer isso de forma ágil e prática, é utilizando sistemas como a Frenet!

Para utilizar essa opção, será preciso investir no uso de um software que faça a integração entre a loja virtual à transportadora para calcular o frete online dos pedidos.

Gostou dessa opção? Então o que acha de conhecer o Frenet para integrar o seu e-commerce com uma transportadora?

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Um comentário em “Como calcular o frete online no seu e-commerce?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *