Fidelização de clientes no e-commerce: descubra o que fazer

comércio eletrônico tende a ser promissor, por uma série de motivos. Um deles, certamente, tem a ver com a maior probabilidade de encontrar perfis de consumidores em potencial. Apesar disso, alguns lojistas ainda enfrentam desafios quando o assunto é a fidelização de clientes.

É válido dizer que a tarefa de manter o público interessado não é das mais simples, devido às muitas ofertas e distrações proporcionadas pelo ambiente on-line. No entanto, essa é uma das melhores táticas para ganhar vantagem competitiva e ficar entre as empresas relevantes.

Hoje em dia, as pessoas compartilham informações umas com a outras, avaliam a qualidade de produtos e serviços, interagem com o lojista, tudo sem precisar sair de casa. Isto é, elas também pesquisam mais antes de comprar e alertam as outras sobre essas percepções.

Nesse ponto, cabe ao lojista estabelecer mecanismos estratégicos, a fim de fidelizá-las. Quer saber como tornar seus clientes compradores leais e defensores da marca? Então, não perca nenhuma destas linhas.

Ofereça diversas opções de pagamento

Quando o consumidor decide comprar pela internet, no mínimo, ele espera obter comodidade. Pois, a ideia de comprar sem sair de casa atende os interesses de quem preza pela conveniência.

No entanto, alguns deixam de concretizar a compra, simplesmente, porque as formas de pagamento disponíveis vão de encontro às suas expectativas. Nesse caso, você deve considerar opções além das do cartão de crédito.

Sabemos que as vendas efetuadas via cartão de crédito trazem alguns benefícios para o fluxo de caixa, já que essa modalidade diminui a chance de o cliente se arrepender.

Por outro lado, disponibilizar apenas esse formato de pagamento pode gerar prejuízos, já que nem todos são adeptos desse sistema. Nesse caso, ofereça outras possibilidades como débito em conta, transferência bancária, boleto e plataformas intermediárias (MoIp, PayPal, BCash, Pagseguro, Cielo).

Crie promoções e descontos

Outra forma de atrair holofotes é por meio de vantagens. Dos micros aos grandes negócios, essa é uma medida relevante, visto que, na maioria das vezes, os clientes compram para aproveitar a oportunidade. Afinal, quem resiste a um frete grátis ou 30%? No caso da promoção, você só deve se atentar para detalhes como:

  • público a ser atingido;
  • estoque;
  • planejamento do lucro;
  • prazo de vigência da atividade;
  • divulgação do evento.

Quanto aos tipos de promoções, você pode implementar:

  • desconto do valor ou porcentagem (R$ 20 ou 15%);
  • cupom de desconto (primeira compra ou posterior);
  • desconto progressivo (baseado pela quantidade de itens);
  • datas sazonais (Dia dos Namorados, Natal, Black Friday, Dia das Mães);
  • frete grátis (por período, acima de determinado valor);
  • leve 2 e pague 1 (o segundo produto o cliente não paga);
  • promoções exclusivas (seguidores do Instagram, Facebook);
  • promoção relâmpago (apenas um dia, uma semana).

Invista em canais de comunicação

O processo de fidelização de clientes é árduo, portanto todo o esforço empregado nessas etapas deve ser valorizado.

O perfil do cliente de hoje é bem diferente do de 20 anos atrás. A maioria das pessoas consomem e produzem conteúdo. Logo, qualquer entrave comunicado por elas, nas plataformas virtuais, pode refletir significativamente nos negócios.

Por isso, ampliar os canais de comunicação com o público também é uma forma de trabalhar o relacionamento com o cliente. Afinal, ele precisa se sentir seguro e amparado. Pois, embora a negociação comercial seja efetuada on-line, é importante que ele saiba onde e como achar a sua empresa.

Nesse caso, além de expor dados como endereço e número de telefone fixo da empresa, destaque também o número do WhatsApp corporativo (se for o caso), disponibilize chat, FAQ (perguntas frequentes), e-mail, redes sociais, porque o bom atendimento, somado a todas as ações, ainda é essencial.

Ao que tudo indica, o faturamento do e-commerce deve surpreender mais uma vez. Certamente, muita gente já está de olho nesse lucro. Mas, além do retorno financeiro, os lojistas também devem se atentar para as questões relacionadas à fidelização de clientes, porque isso reduz os custos e ainda melhora as possibilidades de lucros.

Quer ficar por dentro de outros assuntos interessantes como este? Então, acompanhe a gente no Facebook Linkedin!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Leia Mais

SAC para e-commerce: conheça as melhores práticas

Nunca uma boa experiência de compra foi tão importante para conquistar e fidelizar clientes. O consumidor atual, que tem muito mais acesso à informação, graças à Internet, a utiliza para realizar pesquisas e, consequentemente, acaba conhecendo a concorrência.

Portanto, caso ele não seja bem atendido do início ao fim do processo, dificilmente comprará novamente em um site. E é aqui que entra o SAC para e-commerce.

Quer saber mais? Confira o post e conheça as melhores práticas para o sucesso de sua loja virtual!

(mais…)

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Leia Mais

ilustração de computador, notebook e smartphone com fachada de loja física representando o omnichannel

Você sabe o que é omnichannel e como ele afeta suas vendas?

A experiência de compra que, em um passado não tão distante, começou e terminou na loja física, hoje é continuada por meio de outros canais: smartphones, redes sociais, e-mail marketing e por ligações telefônicas. Os smartphones, por si só, mantêm as pessoas envolvidas com as marcas a qualquer hora e lugar. Essa mudança no consumo ganhou um termo: você sabe o que é omnichannel?

O omnichannel é a convergência entre todos os canais de venda que existem no varejo, de modo que não há mais diferença entre, por exemplo, a loja física e virtual. Por esse motivo, surgiu, como desafio para as empresas, a definição de meios para que se crie, junto aos consumidores, um engajamento contínuo e consistente, bem como a experiência de compra em todos os canais, aumentando as vendas.

Continue a leitura e saiba como o omnichannel afeta suas vendas.

(mais…)

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Leia Mais

Os 7 segredos para evitar abandono de carrinho na loja virtual

Se você tem uma loja virtual, sabe que o abandono de carrinho é uma grande preocupação do setor. A taxa de desistência de compra é superior a 70% em alguns sites de e-commerce, o que representa quase 4 trilhões de dólares em vendas não realizadas.

Tais números mostram a importância de pensarmos em ações que aumentem as chances do consumidor finalizar a compra. Por isso, separamos 7 dicas para ajudá-lo nessa tarefa! Vamos lá?

(mais…)

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Leia Mais

Big data no comércio eletrônico

Big data no comércio eletrônico: aproveite já essa oportunidade

Uma das grandes vantagens da era digital é a possibilidade de mensurarmos diversas ações. No ambiente offline, quando criamos uma campanha de marketing, por exemplo, as informações sobre o seu desempenho costumam ser imprecisas. Entretanto, as ferramentas digitais fornecem dados completos sobre o público e os resultados das ações.

Inúmeras empresas já perceberam o valor do Big Data no comércio eletrônico e estão utilizando cada vez mais essas informações para tomarem as melhores decisões. Dessa forma, todos os passos são calculados e as chances de erro diminuem consideravelmente.

Quer saber o que é Big Data e seus benefícios para o comércio eletrônico? Continue lendo e confira!

(mais…)

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Leia Mais

Como aprimorar a gestão do frete em marketplaces? Aprenda agora!

Os marketplaces estão em uma ótima fase de expansão no Brasil, dando mais força para o mercado de e-commerce no país.

Devido a este crescimento e para manter a credibilidade, a gestão do frete em marketplaces precisa ser cada vez mais eficiente, já que a entrega é uma etapa fundamental na garantia de uma boa experiência de compra para os clientes.

Confira o post e entenda mais sobre como aprimorar a gestão do frete em marketplaces!

(mais…)

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Leia Mais

Aprenda a lidar com reclamações no e-commerce

Sem segredo: aprenda já a lidar com reclamações no seu e-commerce

Se existe alguma atividade que merece um cuidado todo especial é a de atendimento ao cliente. Afinal de contas, o modo como os consumidores são tratados é um fator de extrema importância para o sucesso do negócio, especialmente no que diz respeito às situações de insatisfação. Por isso, é crucial saber como lidar com reclamações no seu e-commerce.

Antes de mais nada, ouça os clientes com atenção e procure conhecer os detalhes do ocorrido. Mostre boa vontade e sobretudo, educação. No post de hoje abordaremos algumas práticas que ajudarão você a solucionar os problemas de reclamação e consequentemente reduzir o índice de insatisfação. Portanto, continue a leitura e confira!

(mais…)

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Leia Mais

como fidelizar clientes no e-commerce

Como fidelizar clientes no e-commerce? Confira 6 melhores práticas

Entender o comportamento do consumidor é primordial para definir quais serão as estratégias para melhor atendê-los, especialmente quando se quer fidelizar clientes no e-commerce, afinal conseguir atrair e manter os consumidores é um dos maiores desafios que as lojas virtuais enfrentam no dia a dia.

A concorrência em qualquer nicho de mercado está cada vez maior. Isso não é à toa, já que o e-commerce vem crescendo ano a ano, e as empresas estão ampliando seus negócios por meio da internet.

Preparamos 6 dicas fundamentais para atrair e reter clientes em seu e-commerce. Não deixe de conferir:

(mais…)

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Leia Mais

estratégia de co-marketing para e-commerce

Estratégia de co-marketing para e-commerce: não espere para começar

Se a sua loja virtual está iniciando as atividades, a dificuldade de se destacar em meio a tantas outras acaba se tornando um grande desafio.

Baixo orçamento, equipe enxuta e alta concorrência são um dos fatores que obrigam as lojas virtuais a se reinventarem a todo instante.

Muitas lojas, sejam elas físicas ou virtuais, têm recorrido a uma estratégia muito poderosa que vêm dando excelentes frutos para quem as usa.

O co-marketing para e-commerce está sendo utilizado por várias empresas e traremos sobre isso neste artigo. Continue a leitura!

(mais…)

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Leia Mais

5 estrategias para destacar seus produtos no e-commerce

Conheça 5 estratégias para destacar seus produtos no e-commerce

Uma das maiores dificuldades que as lojas virtuais de pequeno e médio porte enfrentam é a de atrair novos consumidores. Além da concorrência ser enorme, os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e, se aquilo que procuram não for atendido de forma satisfatória, certamente vão escolher outra loja.

Dessa forma, utilizar boas práticas para atrair e fidelizar os clientes se tornou uma obrigação para as lojas virtuais.

(mais…)

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Leia Mais