Como sincronizar o estoque para vender em múltiplos canais?
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Como sincronizar o estoque para vender em múltiplos canais?

Empreender no e-commerce detém grandes vantagens, como criar uma presença digital forte, vender a qualquer horário do dia e estar integrado aos grandes players de venda do mercado: os marketplaces. Mas muitas vezes, essas mesmas vantagens também podem representar os grandes desafios do lojista.

Neste texto você vai entender como sincronizar o estoque para vender em múltiplos canais, o que possibilita maiores chances de vendas, se não for bem organizado, acaba desestruturando a organização interna do seu negócio, refletindo inclusive na experiência de compra do cliente.

Ou seja, sincronizar o estoque aos canais de venda é um passo importante para garantir o sucesso do negócio.

Automatização para vender mais

Organização interna é fundamental para que as vendas sejam realizadas e entregues de forma fluida. Administrar as vendas e ainda organizar o estoque, separar pedidos, encaminhar para a logística de entrega acaba sendo um caminho complexo se o lojista não optar por automatização. Utilizar um sistema de gestão é o primeiro passo, pois funciona como um facilitador do trabalho, e sincroniza desde o cadastro de produtos e clientes, integrações de vendas, controle de estoque, emissão de notas fiscais e processos logísticos.

Ou seja, em uma única ferramenta é possível conciliar as diversas demandas de setores diferentes que o e-commerce exige. 

O estoque é um dos principais setores do negócio. Ele precisa estar com os cadastros atualizados, para que as compras e as vendas sejam contabilizadas automaticamente pelo ERP. Desta forma, é possível pensar em vender em múltiplos canais ao mesmo tempo, sem ter problemas de desencontro de informações. 

Mas afinal, como funciona a sincronização na prática?

Para sincronizar a sua loja virtual aos canais de venda, é preciso:

Contratar sistema de gestão:

Dispor de um ERP de sua confiança e que supra as necessidades do seu negócio. Nesta etapa é importante verificar quais são as integrações possíveis, e se entre elas estão as possibilidades que deseja para o seu negócio. Também é fundamental garantir que o sistema tenha armazenamento online. 

Integrar aos marketplaces:

Após a contratação, basta inserir os cadastros de produtos para criar o estoque, e partir disso é possível realizar integrações aos canais de venda que quiser, sempre levando em conta percentuais de comissão de cada canal e formas de trabalho entre as plataformas.

Gestão integrada:

Assim que fizer a integração aos canais de venda, é possível realizar a gestão das suas vendas de uma única plataforma, que sincroniza automaticamente estoque, vendas e entregas, com facilidade e organização.

O caminho do e-commerce está bastante atrelado a essa venda múltipla, e muitas vezes híbrida. Por exemplo: se um negócio vende online mas também mantém a operação física também é possível sincronizar o estoque de ambas operações através do ERP para que os pedidos, emissão de notas, estoque e logística permaneçam sincronizados. A ferramenta também é importante para a segurança do empreendedor, que pode ficar despreocupado com relação a duplicidade de vendas do mesmo item. Caso seja a última unidade, ou a única unidade de um produto, assim que ele for vendido em um canal ele será automaticamente registrado como venda pelo sistema, evitando problemas futuros. 

Outras dicas para vender em múltiplos canais:

Além de automatizar os processos com controle unificado do seu negócio, outras dicas são importantes para quem vende em canais de venda variados: 

  • Controle financeiro: O online traz sempre uma sensação mais abstrata dos custos e também dos ganhos. Ter controle financeiro, através do fluxo de caixa e do giro de estoque é importante para quem deseja vender em múltiplos canais. 
  • Logística integrada: A entrega é um fator importante do negócio, ter o sistema de separação, embalagem, transporte e entrega integrados ao sistema de gestão também é um fator que diferencia o seu negócio e facilita o trabalho. 
  • Atendimento: O consumidor precisa se sentir seguro, mantenha canais abertos de 

Mobilidade de gestão: Em tempos de trabalho remoto, e também visando a tendência deste formato, aposte em ferramentas de gestão que permitam administrar o negócio de qualquer lugar a partir de um dispositivo móvel. Sistema online e em nuvem é o melhor caminho para vender em múltiplos canais e acompanhar as suas vendas sempre.

ERP para uma visão mais ampla do negócio

Os relatórios de venda, estoque e produtos gerados pelo sistema de gestão também são importantes para as estratégias do negócio. Além disso, possibilita ao empreendedor vislumbrar novas oportunidades e também identificar problemas na gestão.  

A presença digital é importante, mas é preciso estar com ferramentas que auxiliem essas vendas concomitantes sem perder de vista a organização interna do negócio. Se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 3 meses utilizando o cupom #frenet e confira na prática os benefícios e as facilidades que um sistema de gestão descomplicado e eficiente pode fazer pelo seu negócio.

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