7 tendências para o e-commerce em 2021
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7 tendências para o e-commerce em 2021

Depois de um ano em que tudo mudou e se transformou rapidamente, certamente iniciaremos 2021 com novas perspectivas sobre a vida pessoal e profissional. O e-commerce, que se fortaleceu com o isolamento social, traz novas tendências ao cenário de um ano que ainda enfrentará muitas adaptações e mudanças, mas que aos poucos se restabelece em um novo cenário mundial. 

Nos últimos meses do ano, já começamos a pensar nos planos para o ano que logo se inicia e é importante pensar nos novos comportamentos do consumidor. Confira algumas dicas que serão tendências para os lojistas do comércio eletrônico: 

  1. Opções para formas de pagamento: Os métodos de pagamento estão cada vez mais instantâneos e diversificados. É preciso aderir a todos os formatos pois o e-commerce precisa estar adaptado com opções como o PayPal, Apple Pay, e também o Pix. Isso será cada vez mais comum nas compras virtuais. 
  1. Compras personalizadas: Mesmo no e-commerce, o cliente quer se sentir exclusivo. Aposte em conteúdo de apoio e interativo para engajar ele ainda mais no espectro digital. Esse conteúdo dá ao usuário a sensação de pertencimento ao negócio, e dando a ele informações sobre os produtos. Mesmo as pequenas empresas já são capazes de analisar dados e podem acessar esses serviços para entender o que seu público deseja comprar no seu canal de vendas. Isso proporciona uma experiência hiper personalizada ao cliente, com base em seus hábitos de consumo. Além disso, é importante reforçar o atendimento personalizado via redes sociais e  whatsApp. 
  1. Gestão online e em nuvem: A forma de gerir os negócios está cada vez mais conectada, por isso, gerir o negócio somente presencial é algo que não será mais acessível aos profissionais do nosso tempo. Toda a gestão do negócio deve poder ser feita de qualquer lugar e de qualquer dispositivo. O sistema de gestão online e em nuvem é um grande facilitador, e estará cada vez mais implementado no dia a dia das empresas. A partir disso, o empreendedor pode acessar o controle financeiro, estoque, logístico com facilidade, já que a tecnologia cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem  possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.
  1. Aposte em Vídeos: Para estar nos conteúdos consumidos pelos clientes, os vídeos, sejam de reviews ou resenhas de produtos, sejam através das ferramentas das redes sociais, é um caminho importante e cada vez mais necessário. O lojista de e-commerce pode apostar na produção de vídeos com poder de viralização para ganhar mais relevância no universo de negócios online como forma de estar mais conectado ao cliente. 
  1. Tenha estratégias de venda: Com tantas mudanças no cenário do comércio e também no comportamento do consumidor, não se pode esperar que as mesmas estratégias de venda funcionem. Repensar os processos é importante para proporcionar melhor experiência ao consumidor, do pedido até a entrega. 
  1. Economia de recorrência: Planos de assinatura como negócio são uma tendência interessante para o vendedor e também para o consumidor. Assim como nas plataformas de streaming, o consumo dentro do lar também permitiu novos produtos a se encaixarem nas necessidades dos consumidores e se encaixarem em propostas de assinatura. Clube de livros, vinhos, produtos de beleza, com vantagens em preço, entrega e fidelização são uma aposta certeira. 
  1. Preocupação sustentável: A sustentabilidade é um diferencial para os negócios no mundo em que vivemos. Cuidado com as embalagens redundantes, excesso de plástico, de papel na entrega. A chamada consciencia coletiva está atenta a essas questões e passa a valorizar mais produtos com apelo de menos impacto ambiental, seja na sua filosofia ou na composição do produto em si. 

É possível iniciar um novo ano com foco no negócio de forma criativa e de olho nas tendências globais, acompanhando os tempos pandêmicos que ainda estamos vivenciando. O comportamento do consumidor tende a ser cada vez mais dinâmico e comprar online é uma possibilidade cômoda, fácil e cada vez mais acessível para mais pessoas. É importante o lojista se fazer presente no negócio e entregar, além de bons produtos, bom atendimento e serviços de entrega. 

A tecnologia está presente para nos auxiliar nesse processo e por isso é preciso contar com ferramentas que profissionalizem nosso negócio definitivamente.

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