Brasil é destaque em startups no mercado latino-americano
Frenet Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos
Mercado brasileiro é atrativo para as startups

Mercado brasileiro é atrativo para as startups

O Brasil se destaca entre os países da América Latina quando o assunto é startups, atraindo investidores.

Os cidadãos brasileiros estão cada vez mais conectados à internet. Além disso, são muito engajados nas redes sociais. Então, devido a esses fatores, o Brasil se tornou um território em potencial para investidores de startups nos últimos anos.

Segundo o portal Diário do Rio, mais de 300 mil empresas são criadas a cada ano. Com isso, o mercado é atrativo para investidores estrangeiros.

Brasil é destaque em startups na América Latina

A Associação Brasileira de Startups aponta que entre 2016 e 2019 o número de startups saltou de 4.151 para 12.727. Portanto, houve um crescimento de 207%.

Além disso, as startups brasileiras são destaque na América Latina. Segundo o relatório Latin America Startup landscape realizado pela SlingHub, o Brasil concentra a maior porcentagem de startups. Ainda, 60% dos unicórnios latino-americanos – são startups avaliadas em US$1 bilhão ou mais – são do Brasil. Por sua vez, a Argentina apresenta 17% ao passo que o México detém 11%.

Mas afinal, o que são startups?

O termo startups surgiu na Califórnia, mais precisamente no Vale do Silício, região muito conhecida por sediar grandes empresas de tecnologia e inovação, como: Apple, Facebook e Google.

As startups são empresas em fase inicial com projetos inovadores e com grande potencial de crescimento. Dessa forma, podem atuar em diversos segmentos de mercado. No entanto elas têm, em grande maioria, a tecnologia como foco.

Toda empresa nova pode ser considerada startups?

Não é toda empresa que nasce sendo uma startup, assim como, um negócio que começou como startup pode não continuar assim para sempre.

Uma startup deve possuir uma proposta inovadora. Isto é, uma proposta não testada no mercado. Sendo assim, se a empresa, mesmo que em fase inicial, tenha negócio tradicional e com efetividade comprovada, como uma padaria por exemplo, não pode ser considerada uma startup.

Características de uma startups

As startups possuem três características principais, sendo: um modelo de negócio inovador, escalável e flexível.

Quando o assunto é inovação, uma startup precisa sugerir uma solução inovadora, criativa e que ainda não tenha sido experimentada para um determinado problema.

Em relação a escalabilidade, a empresa precisa crescer sem que haja aumento proporcionalmente nos custos.

Já para a flexibilidade, é necessário que a startup de adapte para tomar decisões de forma rápida, teste possibilidades e se enquadre nas demandas do mercado, afim de sempre melhorar a forma de trabalho.

Investimentos de grandes empresas 

Com a pandemia do Covid-19 houve uma aceleração digital muito significativa. Com isso, grandes companhias passaram a investir em startups e pequenas ou médias empresas.

Segundo a 1ª Pesquisa BR Angels/FirstCom – Investimentos, Aquisições e Maturidade em Inovação, realizada pela BR Angels, em 2020 46% de grandes empresas realizaram aquisições e investimentos.

De acordo com o CEO da BR Angels, Orlando Cintra, os três principais motivos para o interesse no investimento em empresas aceleradoras são: transformação digital, incorporação de tecnologia e ganho de competitividade.

Exemplo de startups bem sucedidas

Algumas empresas muito bem sucedidas começaram no mercado como startups, como a Netflix e o Google.

Quando a netflix começou em 1997, tinha um modelo de negócio um pouco diferente do atual. Na época, com o auge das videolocadoras, a ideia era o delivery de DVD. Dessa forma, os consumidores recebiam em casa, sem precisar se deslocar até uma locadora. Anos depois a empresa decidiu investir em tecnologias e apostou no streaming, se tornando o sucesso que é hoje.

O Google também começou como uma startup. No começo, outros buscadores como o Yahoo dominavam e o futuro do site era incerto. Anos depois o Google cresceu e hoje é considerado uma das maiores empresas do mundo.

Outro exemplo de startup é a Frenet. Desde 2015 temos como objetivo ajudar o pequeno empreendedor a entregar suas mercadorias com preços mais justos. Dessa forma, descomplicamos o frete para mais de 20 mil lojistas virtuais através da nossa tecnologia de frete, onde os lojistas podem oferecer entregas com preços mais competitivos e sem burocracia.

Se você tem uma loja virtual e deseja oferecer as melhores opções de frete para os seus clientes, crie sua conta agora gratuitamente e conheça o universo de possibilidades que podemos oferecer.

Frenet: Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos

Nilo Peçanha, 507 Salas 07 e 08
Centro, Birigui – SP
16200-065

© 2022 Frenet – CNPJ 05.009.138/0001-75