Saiba como fazer o controle de estoque em loja virtual

Em uma loja virtual, o estoque é o ponto central. O cliente seleciona, adiciona ao carrinho, efetua o pagamento. A loja, por sua vez, separa, embala e envia o produto. Assim, ter uma boa gestão de estoque é fundamental para o sucesso de sua loja virtual.

O controle de estoque em loja virtual requer alguns cuidados específicos. Essa modalidade de negócios — na qual as transações comerciais são feitas em ambiente online — exige preparo, responsabilidade e muita organização para que o cliente fique satisfeito.

Neste post nós daremos 5 dicas para otimizar o controle de estoque do seu e-commerce. Confira!

1. Faça uma análise do seu negócio

O primeiro passo para definir a melhor estratégia de controle de estoque em loja virtual é ter a compressão das formas de funcionamento do negócio, analisando o tipo de serviço, os produtos comercializados e os interesses do público-alvo. Conhecer detalhadamente o negócio é imprescindível para ter uma gestão eficaz.

2. Faça um planejamento

Para que o seu e-commerce tenha sucesso, é preciso planejar as atividades. Estabeleça normas e diretrizes de atendimento, controle de estoque e pós-vendas. Durante o planejamento, você também pode incluir a realização de promoções.

Mesmo em uma equipe pequena, a normatização faz com que todos os processos ocorram com mais agilidade, com menos falhas e menos custos.

3. Defina objetivos e metas

Você já ouviu o ditado “para quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve”? No comércio virtual não é diferente: é preciso traçar um caminho.  Defina os seus objetivos e metas com clareza e faça avaliações de resultados com frequência para verificar se eles estão sendo alcançados com sucesso. Assim você consegue ajustar e melhorar as atividades e garantir melhores resultados para a empresa.

4. Estabeleça as formas de controle de estoque

No comércio tradicional, o controle de estoque e a armazenamento são feitos por meio de uma estrutura física. Por outro lado, uma loja virtual pode optar por ter ou não um estoque de produtos. Nesse caso cabe, portanto, uma análise da necessidade do negócio.

Observe se vale a pena ter um estoque físico ou atuar na modalidade drop shipping — em que a compra dos produtos é feita de acordo com a demanda. Preparar-se para datas comemorativas — como Dia das Mães, Páscoa e Natal — também é essencial para garantir que não falte mercadorias.

5. Faça uso de um software de gestão de estoque

Integrar o controle de estoque ao e-commerce é uma opção para simplificar processos e garantir a segurança das ações. Esse tipo de sistema possibilita o controle e a gestão de todos os departamentos.

Com isso você consegue analisar a quantidade de entrada, de saída e de perda de produtos. Um bom software também possibilitará a geração de relatórios completos e de fácil análise.

Além de seguir essas dicas, é necessário que você avalie a logística da sua loja virtual e implemente estratégias para aprimorá-la. Organizar-se é a melhor forma de garantir um bom controle de estoque em loja virtual.

Gostou do artigo? Que tal aprender a estruturar um calendário perfeito para datas sazonais? Confira o nosso post sobre como elaborar um calendário de datas comemorativas para e-commerce’ e garanta boas vendas!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *