Saiba como cotar frete de maneira mais assertiva para o cliente

Saber cotar frete é um dos fatores primordiais para empresas que possuem a logística como uma das etapas fundamentais para a sua atuação no mercado. A cotação para transporte de cargas é que define o correto pagamento dos serviços prestados levando em consideração diversas variáveis que podem se diferenciar de uma remessa para outra.

Apesar de ser uma atividade rotineira para gestores do ramo, ainda existe muitas dúvidas em relação a cotação correta.

Por isso, com o intuito de auxiliar a sua empresa a cotar frete de maneira mais assertiva, desenvolvemos este post com pontos importantes a serem considerados nesse momento. Acompanhe e faça boa leitura!

Como cotar frete?

A fase mais importante do processo de cotação de fretes acontece antes mesmo de fazer contato com as transportadoras. Isso porque, antes de qualquer ação, é imprescindível desenvolver um bom planejamento para avaliar as particularidades em relação ao envio da carga como suas características físicas, rota, destino e situações específicas que possam afetar o valor do frete.

Por isso, é preciso fazer uma análise minuciosa da cotação de transportes antes de realizar qualquer tarefa. O ideal é que, nesse planejamento, estejam inclusas todas as variáveis que devem compor a elaboração do valor frete final.

Sendo assim, é fundamental levantar informações como:

  • complexidade de acesso ao destino, principalmente me se tratando das rodovias;
  • o período de realização da entrega das mercadorias, pois há épocas do ano — como o Natal, por exemplo — em que a demanda aumenta e, consequentemente, o frete também.
  • Impostos incidentes sobre os serviços e a carga;
  • tipo de carga.

Todas essas características podem impactar no valor das cotações de frete. Assim, é essencial informá-los sempre. O valor do frete é um elemento muito importante para o planejamento, sendo um dos principais argumentos que justificam os preços das transportadoras.

Quais os fatores considerados para o cálculo do valor?

Fatores importantes como os descritos a seguir devem fazer parte do cálculo do valor do frete. Veja!

Cotar Frenet - Distância

Distância

Esse é um dos mais básicos para calcular o frete e também é conhecido como o frete por quilômetro rodado. A distância percorrida e o valor são diretamente proporcionais, isso significa que quanto mais longo o trajeto, maior será o custo do serviço.

Cotar Frenet - Peso e volume

Peso e volume

Essas variáveis podem encarecer ou baratear o valor do frete. A técnica utilizada para levá-los em consideração nos cálculos é determinar o preço por meio do maior valor em relação ao peso e o cubado — peso distribuído em volumes. Um exemplo disso é o valor que uma transportadora pode cobrar por quilo da mercadoria ou Kg/m3 .

Cotar Frenet - Características da carga

Características da carga

O tipo de carga também deve entrar no cálculo, sendo que ela pode ser do tipo:

  • carga fechada: aquela que ocupa todo o transporte ou em boa parte dela, o que dedicará um veículo exclusivo;
  • carga fracionada: são cargas divididas em vários pedidos destinados a vários pontos de entrega.

Outros pontos que envolvem a característica da carga é o tipo de mercadoria a ser transportada. Assim, se o material for especial como cargas perigosas, alimentos perecíveis, carga viva entre outros, o preço do frete deve ser mais caro pois será necessário realizar um transporte com mais cuidados.

Cotar Frenet - Valor da nota

Valor da nota

O valor da nota fiscal também afeta o valor do frete. Isso porque cargas especiais com valores de seguro elevados tornam o valor do frete maior devido à sua peculiaridade.

Cotar Frenet - Prazo de entrega

Prazo de entrega

Dependendo do prazo de entrega solicitado, o valor do frete pode variar, pois um prazo maior favorece mais tempo de planejamento e aproveitamento do frete. Do contrário, será necessário dispender de um veículo para realizar somente aquela entrega. Ou seja, exclusividade de entrega encarece o valor do frete.

Depois de verificadas todas as condições da entrega e esses fatores, cotar frete será bem mais fácil. No mercado, é possível encontrar softwares desenvolvidos exatamente para essa tarefa, o que diminui a margem de erros. Desse modo, um software que integra lojas virtuais e transportadoras pode tornar a cotação de frete mais assertiva e confiável.

 

Gostou deste post?  Aproveite a sua visita em nosso blog e conheça mais sobre a Frenet  — empresa especializada na integração logística!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *