A instalação de lojas virtuais é uma tendência atual, pois simplifica o processo de compra e venda de mercadorias. Entretanto a estrutura do e-commerce exige cuidados diferentes das lojas físicas.
No geral, os custos para a estrutura do e-commerce são baixos, o que torna a modalidade bastante vantajosa. Mas, para ter um e-commerce bem-sucedido, é preciso considerar todas as etapas desde o desenvolvimento do modelo de negócio até a entrega dos produtos ao consumidor.
Então vamos conhecer quais são os passos necessários para uma boa estrutura de comércio eletrônico? Continue a leitura deste artigo!
Estrutura do e-commerce
Para que sua loja virtual tenha destaque no mercado é preciso ter atenção à forma como seu produto é visto. Questões como apresentação de mercadorias, estrutura da plataforma, layout e servidor são fundamentais para aumentar a taxa de conversão de vendas.
Atualmente, existem várias empresas de desenvolvimento de lojas virtuais no mercado. Mas ao escolher a melhor opção para o seu negócio, é preciso observar as opções de layouts, otimização para SEO e backups (computação na nuvem).
Além disso, antes de escolher a plataforma, você deve observar os seguintes fatores:
- formas de pagamento dos planos, pois quanto mais flexíveis melhor será para a sua loja virtual;
- opções de cancelamento, já que depois de contratar você pode identificar problemas que prejudicam o desenvolvimento do seu negócio;
- formas de envio de mercadorias (correios e integração com transportadoras);
- ferramentas de marketing, como e-mail marketing, posts destacados, descontos e promoções;
- certificado de Segurança SSL;
- nível de estabilidade da plataforma, pois o valor adequado é acima de 99%;
- suporte 24h durante sete dias por semana;
- migração, verificando a possibilidade de migrar para outra plataforma antes de efetivar a contratação. Hoje a sua necessidade é uma, mas com o crescimento do negócio pode ser necessária a adaptação.
Instalações
Entre as principais vantagens do e-commerce está o fato de que as empresas não precisam de uma loja física. Apesar disso, caso o seu negócio aumente de forma significativa, pode ser necessário a utilização de um endereço fixo para organizar o estoque de mercadorias e facilitar a logística de entrega.
Vale lembrar, que toda empresa de comércio eletrônico deve fornecer informações de localização, como telefone e endereço.
Logística
A logística do comércio eletrônico envolve o processo de recepção e conferência de produtos, estoque, preparação de pedidos, despacho, rastreamento e controle de entrega.
Ter uma boa estrutura logística garante que a sua marca tenha maior competitividade de mercado, na medida em que o cliente fica satisfeito com os prazos e condições de entrega. Fique atento aos seguintes aspectos para assegurar o funcionamento correto da logística:
- armazene adequadamente os produtos, separando-os de acordo com os setores e os organize por ordem alfabética para facilitar a localização dos itens;
- cuide da embalagem para que ela seja resistente, evitando violações durante a entrega;
- preencha corretamente os dados de entrega para evitar devoluções por parte do Correios ou transportadoras. No documento devem ser especificados o nome do destinatário, endereço de entrega (rua, número, complemento, bairro, cidade, estado e CEP).
Conforme o negócio for crescendo, será necessário realizar adaptações e novos investimentos. A estrutura do e-commerce deve ser pensada de modo a melhorar a comunicação e aperfeiçoar a satisfação do consumidor.
Quer saber mais sobre estrutura do e-commerce? Deixe sua pergunta nos comentários, teremos o maior prazer em respondê-lo!