4 dicas para melhorar o atendimento ao cliente do seu e-commerce
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Atendimento ao cliente: 4 dicas para melhorar o do seu e-commerce

Atendimento ao cliente: 4 dicas para melhorar o do seu e-commerce

O bom atendimento ao cliente garante a satisfação do consumidor e a reputação da empresa. Saiba como melhorar o atendimento da sua loja virtual.

O atendimento ao cliente é um assunto de bastante relevância para quem possui uma loja, seja ela física ou virtual. Afinal, o bom atendimento garante a satisfação do cliente e o reconhecimento da loja. Dessa forma, um estudo da Neoassist publicado em 2018 apontou que 87% dos entrevistados afirmam que deixam de comprar por causa do atendimento ruim.

Sendo assim, garantir que o atendimento ao cliente da sua loja virtual seja bom é muito importante para que os consumidores voltem a comprar e para que o seu e-commerce tenha uma ótima reputação.

Pensando nisso, separamos 4 dicas para ajudar você a melhorar o atendimento ao cliente da sua loja virtual. Confira abaixo:

1 – Tenha um atendimento ao cliente personalizado e humanizado

Antes de mais nada, é importante que você conheça o público que compra na sua loja. Com isso, você consegue definir a linguagem que irá utilizar e personalizar o atendimento. Se o seu público é jovem você pode empregar o uso da linguagem coloquial, ou seja, mais informal. Desse modo, o seu cliente que é jovem vai se identificar com a linguagem que ele costuma utilizar no dia a dia.

Contudo, se o público-alvo do seu e-commerce são pessoas mais velhas e formais, por exemplo, usar a linguagem coloquial não é tão interessante. Nesse caso, você pode utilizar um tom mais formal, porém, não tão rebuscado.

Além disso, ser receptivo e empático é interessante para que o cliente não se sinta apenas mais um em uma fila de atendimento, mas sim, único e especial. Dessa forma, você torna o suporte mais humanizado e cria laços com o cliente.

2 – Possua mais de um canal de atendimento e deixe-os visíveis

Os canais de atendimento são essenciais para que o cliente tenha onde recorrer quando tem algum problema. Afinal, dificilmente ele entrará em contato para fazer elogios. Acontece, mas é raro.

Certamente, o motivo do contato é porque a mercadoria atrasou, o produto está com defeito, não serviu ou algo do tipo. Dessa forma, o cliente não está contente. Então, o que ele deseja é solucionar o problema. Por isso, os canais de atendimento precisam estar visíveis, para que ele não se irrite ainda mais e você corra o risco de perder o consumidor.

Além disso, é interessante que você possua mais de um canal de atendimento, seja ele automatizado ou não. Você pode utilizar contato telefônico para ligações, Whatsapp, e-mail, chatbots e outros.

Não se esqueça das redes sociais. Muitos consumidores recorrem a elas para solicitar contato. Por isso, responda as mensagens e comentários.

3 – Ofereça agilidade no atendimento

A qualidade do atendimento ao cliente é indispensável. Contudo, o tempo de resposta conta muito também para a satisfação total do cliente.

Por isso, agilizar o atendimento é válido. Sendo assim, além de não demorar para responder às solicitações de contato, você também pode criar respostas rápidas. Dessa forma, quando receber um questionamento frequente, já tem a resposta pronta.

Além disso, você pode fazer perguntas estratégicas para entender a fundo a necessidade do seu cliente. Dessa maneira, você pode resolver o problema de uma única vez, sem precisar trocar várias mensagens ou e-mails.

Outro ponto que você pode adotar para a agilidade do atendimento ao cliente é a utilização de plataformas para a automatização de respostas. Assim, dúvidas simples são respondidas rapidamente e questionamentos mais complexos chegam filtrados e aprofundados para o atendente.

4 – Solicite avaliação do atendimento

Metrificar o atendimento ao cliente possibilita receber feedbacks a fim de melhorar a qualidade do serviço.

Por isso, solicite avaliações para os seus clientes ao final do atendimento. Sendo assim, você pode criar um texto rápido agradecendo pelo contato e o convidando para dar a sua opinião sobre o atendimento. É válido frisar que o feedback é muito importante para poder oferecer o serviço da melhor forma possível.

Neste caso, para simplificar, você pode utilizar o Google Forms e um formulário com perguntas objetivas para enviar o link aos consumidores. Certamente, não são todos que irão responder, porém, você consegue fazer uma avaliação com as respostas que receber. Assim, criar estratégias para aprimorar ainda mais o atendimento ao cliente do seu e-commerce.

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