Integracao Bling Frenet

Lançamento – Integração Bling!

Integração Frenet x ERP Bling!

Estamos lançando a integração Bling com o gateway de fretes Frenet, possibilitando consulta de cotações para serviços de transporte e acompanhamento da situação das entregas.

O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresarios organizem a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.

São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e muito mais. O sistema permite ainda a emissão de notas fiscais eletrônicas, a geração de boletos bancários e de cobranças e de propostas comerciais. Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas de e-commerce do país.

Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar. Veja a seguir como configurar.

Configuração da integração Bling

Conteúdo extraído do manual de integração do Bling 

Acesse sua Bling,  Preferências > Logística > Configurações de integrações logísticas e siga os seguintes passos:

Configurações de integrações logísticas

Ações possíveis:

Clique em “Incluir” para configurar uma nova integração logística.
Clique no nome da integração logística para editar suas configurações.
Clique na seta em forma de “V” para habilitar/desabilitar a integração logística.
Clique em “Excluir selecionados” caso deseje excluir as integrações logísticas selecionadas.

Integrações logísticas

 

Para configurar sua integração com a Frenet, basta clicar na opção “Incluir” e preencher os dados, conforme exemplo a seguir.

Configuração integração Frenet

 

  1. Descrição: descrição da sua integração que será visualizada ao utilizar os serviços. Preencha com a descrição que preferir.
  2. Integração: seletor com as integrações logísticas disponíveis. Selecione a integração Frenet.
  3. Modelo de etiqueta: seletor do modelo de etiqueta personalizada. O modelo é utilizado para a impressão das etiquetas no checkout de vendas; nos pedidos de venda e notas fiscais (opção Imprimir etiquetas de transporte); e na listagem de objetos logísticos em remessa no módulo de Integrações Logísticas. Caso não selecionado, o modelo padrão é a etiqueta dos Correios.
  4. Token de acesso: chave alfanumérica para acesso à API da Frenet. Disponível em seu painel administrativo.
  5. Transportadora: opcionalmente, pode-se vincular uma transportadora a um serviço de entrega, assim os dados serão atualizados automaticamente nas suas vendas caso o serviço seja selecionado.
    Serviço: selecione e adicione os serviços que deseja utilizar no Bling.

Para obter os serviços habilitados para o seu contrato, é necessário realizar a autenticação clicando no botão Autenticar. Se o seu token de acesso for válido, será exibida uma mensagem de sucesso e os serviços serão carregados no campo seletor Serviço.

Para adicionar os serviços, selecione os dados de contato da Transportadora, selecione o Serviço e clique em Adicionar.

Quando um novo serviço é habilitado em sua integração logística, é necessário incluí-lo nas configurações no Bling, para poder utilizá-lo.

Você pode configurar Aliases para os serviços, que serão utilizados para importações de pedidos das lojas virtuais.

serviços de entrega

Quando um serviço é desabilitado no sistema da Frenet, uma mensagem informativa é apresentada, conforme a imagem a seguir. O ideal é remover os serviços desabilitados, já que não é possível obter cotação e acompanhar a entrega dos volumes vinculados à eles.

Serviços de entrega

 

Utilização dos serviços

Após configurar sua integração, os serviços habilitados serão listados na seção Transportador do Pedido de Venda e Nota Fiscal, conforme a figura a seguir:

Tela transportador

  1. Logística: seletor com as integrações logísticas configuradas no Bling. Selecione a integração da Frenet.
  2. Serviço: seletor com os serviços habilitados. Selecione o serviço de entrega escolhido.
  3. Tracking: preencha com o código de rastreamento.
  4. Consultar cotações: ao clicar no ícone de caminhão, um popup será aberto na tela, onde é possível obter cotação para os serviços da logística, conforme tópico Cotação, a seguir.
  5. Adicionar novo objeto: adicione um novo objeto de postagem e escolha o serviço de entrega para este.

Cotação

É possível realizar o cálculo de cotação dos serviços da Frenet no Bling, possibilitando a obtenção do valor aproximado de frete e a data de entrega prevista da mercadoria.

A obtenção da cotação pode ser realizada tanto no contexto das vendas (pedidos de venda e notas fiscais), quanto no módulo de Integrações Logísticas. A imagem a seguir demonstra os passos para se obter as cotações na seção de transporte de um pedido de venda:

consulta de cotações

 

  1. CEP Origem: Se a venda possuir uma loja vinculada, é considerado o CEP de origem da loja, caso contrário, é considerado o CEP do cadastro de sua empresa no Bling.
  2. CEP Destino: É considerado o CEP do cadastro de seu cliente, ou o CEP do endereço de entrega, se estiver setado.
  3. Valor total dos produtos: o campo é preenchido automaticamente conforme o valor total dos produtos na venda. Pode ser alterado para obter cotações com múltiplos volumes.
  4. Peso: o campo é preenchido conforme o campo peso bruto na venda. Representa a soma dos pesos dos produtos no volume. Pode ser editado conforme a distribuição dos produtos em cada volume.
  5. Largura: preencha com a altura do pacote/caixa do volume.
  6. Altura: preencha com a altura do pacote/caixa do volume.
  7. Comprimento: preencha com a altura do pacote/caixa do volume.Após preencher os dados acima, pressione Obter cotação. Será obtido o prazo de entrega da encomenda e o valor do frete para cada serviço logístico habilitado no Bling.
  8. Serviço de entrega: selecione o serviço de entrega que preferir para o volume, e clique em salvar.

Observações:

  • Somente após selecionar um serviço de entrega válido e salvar a cotação, os dados do volume e o seletor do serviço serão atualizados.
  • O processo de obter a cotação, selecionar um serviço de entrega válido, salvar a cotação e salvar a venda, quando feito a partir de um volume já existente, faz com que o vínculo deste com a venda seja perdido e gerado um novo objeto com os dados salvos.
  • A cotação retorna todos os serviços disponíveis na sua integração de origem, porém somente é possível utilizar os serviços habilitados nas configurações de sua integração logística (veja a seção Configuração deste manual).

Após salvar a venda com volumes setados, a cotação também pode ser obtida no módulo de integrações logísticas, conforme imagem a seguir:

Objeto de postagem

 

Na aba de dados gerais, pode-se visualizar e editar as características do volume. Enquanto na aba cotação, é possível obter a cotação. Neste contexto, o serviço de entrega já estará setado, por esse motivo é retornada somente uma cotação para o serviço específico.

Rastreamento

É possível acompanhar a entrega das encomendas ao cliente, consultando a situação de rastreamento do objeto. Essa funcionalidade está acessível na listagem de vendas, notas fiscais e na listagem dos objetos de postagem no módulo de integrações logísticas.

A sincronização dos rastreamentos segue os seguintes critérios:

Para TNT, Jamef, DLog, utiliza-se o número da nota fiscal.
Para Correios, Jadlog e FM Transportes, utiliza-se o código de rastreamento fornecido.
Os códigos de rastreamento devem ser inserido manualmente.

Rastreamento de objetos

Os dados do andamento das entregas são consultados e atualizados automaticamente uma vez ao dia. Sendo possível obter os dados de rastreamento individualmente, pressionando o botão SINCRONIZAR .

É disponibilizado também o envio das informações do rastro do objeto para o e-mail do cliente.

 

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

4 comentários em “Lançamento – Integração Bling!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *