Picking e packing Diminua custos com a Gestão Logística do E-Commerce
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Um armazém grande de produtos, que está relacionado a importância do picking e packing

Picking e packing: entenda a importância

O picking e packing são fases da cadeia de suprimentos em que, basicamente, acontece a retirada do produto do armazém e a sua embalagem para expedição. No processo logístico é preciso que essas atividades sejam devidamente coordenadas para não originar gargalos.

Processos definidos e bem organizados são condições imprescindíveis para a otimização de toda a cadeia, pois reduzem o tempo demandado para sua execução, minimizam o volume de recursos que seriam gastos e ainda evitam o desgaste das equipes envolvidas.

Por isso, os processos de picking e packing são fundamentais para o sucesso das empresas, especialmente as que compõe o segmento de varejo digital. Eles podem significar a excelência da Supply Chain Management e garantir a agilidade e integridade necessárias para a satisfação dos clientes.

Continue a leitura e saiba mais sobre picking e packing!

Picking e packing no processo logístico

Muitas pessoas não compreendem a diferença entre os termos. Apesar se serem igualmente importantes para a cadeia logística, o picking é o processo de separação e preparação dos produtos para a fase seguinte, o packing.

É quando acontece a coleta dos itens no armazém nas quantidades especificadas no pedido. Em grandes centros de distribuição, a fase envolve o uso de máquinas e outras ferramentas como esteiras, carrousels, sistemas AS/RS (Automatic Storage e Retrieval Systems), mini-loads, WMS (Warehouse Management System) e leitores de códigos de barras e óticos.

Esses equipamentos automatizam os processos — aumentam a velocidade, a precisão das coletas e a acurácia dos resultados —, e reduzem a incidência de erros e o tempo de procura da documentação pertinente.

Já o packing se relaciona ao empacotamento adequado e acomodação dos produtos em uma embalagem para a sua unitização — caixas de papelão, pallets, conteineres, por exemplo.

Deve acontecer num espaço fixo bem demarcado e próximo ao final de linha onde ocorreu o picking, para reduzir deslocamentos e otimizar a produtividade dos profissionais envolvidos. Algumas ferramentas acessórias são indispensáveis para organizar o processo, como o suporte para papel de embrulho, tesouras e dispensador de fita adesiva.

Nessa fase, também é preciso se atentar com a proposta de marketing da empresa, que determina o layout, as cores, tamanhos e insumos das embalagens antes do envio ao cliente, além dos cuidados necessários para devida proteção do seu conteúdo.

Tipos de picking

Tipos de picking

Por lote

Mais de um SKU (Stock Keep Unit ou Unidade de Manutenção de Estoque) formam um lote. Nesse tipo, cada operador atende um lote de vários SKUs diferentes.

Por onda

Cada profissional atende um SKU num intervalo de tempo determinado, o que minimiza o acúmulo de tarefas na expedição.

Por zona

Cada colaborador atende apenas um tipo de SKU.

Discreto

O profissional responsável executa apenas uma operação do início ao fim.

Tipos de packing

Tipos de packing

Além de promover a unitização e a manutenção da qualidade dos produtos, o packing previne contra roubos e furtos, uma vez que descaracteriza a embalagem original, geralmente mais atraente. Confira os tipos de packing a seguir:

Enchimento solto

Em uma caixa maior, o produto é alocado juntamente com materiais soltos, como espuma, isopor e papel.

Calçamento e Escoramento

Um material resistente é usado para reforçar a caixa e proteger determinadas partes do produto.

Envolvimento

O produto é completamente envolto com materiais protetores, como plástico bolha ou embalagem inflável antes de ser colocada na caixa.

Revestimentos Moldados

O revestimento é feito sob medida, com o formato do produto para envolve-lo por completo.

A melhor forma de melhorar a performance do picking e packing é integrar as plataformas de serviço e usar métricas de desempenho para avaliar seu andamento. OTIF (On Time In Full), por exemplo, mede a pontualidade e a conformidade do pedido.

Podem ser usadas também a métrica tempo de permanência na fila, que mensura o período em que o pedido aguarda para ser despachado e a produtividade hora homem, que mede a capacidade que cada profissional realiza o processo.

Agora que você sabe como o picking e packing são primordiais para o encantamento do cliente e o sucesso da empresa no mercado, que tal aprofundar ainda mais seu conhecimento sobre picking?

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