8 dicas para diminuir o abandono de carrinho no seu e-commerce

Segundo relatório e-commerce Radar 2017 da Atlas, aproximadamente 82% dos carrinhos de compras em e-commerces são abandonados. Esse alto volume de desistência permite mensurar a quantidade de oportunidades que estão sendo desperdiçadas.

Os números ainda evidenciam uma grande diferença nas diversas categorias. No consumo de eletroeletrônicos, por exemplo, a taxa de abandono é de quase 70%, enquanto de livrarias é de 88,20%.

Esse é um comportamento comum dos compradores e pode até ser considerado natural que o cliente escolha um produto, coloque-o no carrinho de compras, mas desista antes de finalizar o pagamento.

Você sabe por que isso acontece? Continue a leitura e aprenda a reduzir o abandono de carrinho da sua loja virtual!

Por que o abandono de carrinho acontece?

São vários os motivos que levam um cliente a desistir de uma compra logo após escolher os produtos e os inserir no carinho de compra. E a maior parte deles está relacionada às informações que são oferecidas para o cliente somente depois do início do processo de compra.

Entre eles está o valor de frete muito acima das expectativas do cliente, impactando muito no valor final da compra. Outro fator relacionado ao frete, capaz de aumentar a taxa de abandono de carrinho, são os prazos de entrega muito longos, fazendo com que o cliente desista de esperar pelo produto.

Além dos motivos relacionados ao frete, um elemento capaz de fazer com que o cliente desista de um negócio é o uso de formulários de cadastro muito longos, que tomam muito do tempo do cliente e, muitas vezes, exigem informações que não são fáceis de encontrar.

A opção de pagamento também é outro fator que influencia o abandono de carrinho, pois muitas vezes não está claro desde o primeiro momento como o cliente poderá efetuar os pagamentos.

As formas de acesso também influenciam nesse volume e, por isso, demandam um layout responsivo para facilitar a visualização do processo de compra pelo cliente, que ainda fica temeroso quando não consegue observar o quadro de compra como um todo.

Ainda segundo o relatório da Atlas, a taxa de participação de dispositivos móveis varia conforme o segmento: de calçados, por exemplo, representa 61% do total, enquanto de materiais de construção 30%. Mas esse número está assustadoramente em crescimento e o smartphone tende a ser o principal meio de acesso para lojas virtuais.

Como diminuir o abandono de carrinho em sua loja virtual?

Todas as objeções apresentadas por seus clientes no momento do fechamento da compra podem ser contornadas. Acompanhe as dicas para diminuir o abandono de carrinho no seu e-commerce:

1. Facilite o processo de cadastro em sua loja

O cadastro do cliente em sua loja virtual é essencial para finalizar uma compra, portanto, quanto mais simplificado for o processo de cadastro, menores serão as desistências por conta de um formulário muito longo ou da burocracia no repasse de informações.

Por isso, crie campos que solicitem apenas as informações essenciais de seu cliente, como endereço e dados para pagamento.

As demais informações, como preferências de consumo e avaliação do atendimento e da experiência proporcionada pela empresa podem ser coletadas após a compra. Com isso, a taxa de abandono de carrinho poderá diminuir consideravelmente.

2. Garanta que seu preço é o mais baixo

Muitos clientes comparam preços entre as lojas virtuais antes de finalizar uma compra e acabam desistindo de fechar um negócio, caso tenham a suspeita de que poderiam encontrar preços melhores se pesquisassem com mais calma.

Por esse motivo, é indispensável que você reforce com todos os seus clientes que sua loja oferece bons preços e compatíveis com o mercado. Inserir essas informações nas telas de compra pode ajudar a dar uma tranquilidade maior ao seu cliente, facilitando o processo de compra.

3. Tenha opções de frete grátis

Sempre que for possível, ofereça a opção de frete grátis para todos os seus produtos, mesmo que o valor do frete seja incluso no valor total do produto. Isso reduzirá as chances de abandono de carrinho, evitará que o cliente tenha uma surpresa negativa com o valor do produto e aumentará as chances de fidelização da empresa.

4. Entre em contato por e-mail, caso o cliente desista da compra

Esta é uma dica que não vai evitar o abandono de carrinho, mas que pode te ajudar a recuperar a compra perdida. Sempre que um cliente avançar no processo de compra e desistir dela, você deve enviar um e-mail após 30 minutos do abandono do carrinho, reforçando a oportunidade de fechar negócio e as qualidades de sua empresa.

Você pode, até mesmo, oferecer um cupom de desconto para incentivar a venda. Uma ação simples como essa pode ajudar a recuperar uma venda perdida.

5. Identifique o cliente recorrente

Oferecer um formulário objetivo e intuitivo é de extrema importância, mas a página do e-commerce também deve ser capaz de importar dados comumente utilizados para preenchimento automático, principalmente quando os consumidores voltarem a comprar na sua loja virtual.

Ao identificar o cliente recorrente, o processo de compra é facilitado. Isso evita que o consumidor, sempre em busca de mais comodidade, tenha que preencher formulários toda a vez que precisar de algum produto, facilitando com isso, o processo de fidelização.

6. Crie um ambiente responsivo

Segundo o relatório da Atlas, o desktop em 2017 ainda conseguiu ser o principal dispositivo de conversão de clientes, mesmo que a maioria das empresas disponibilizem acesso mobile.

Apesar disso, o ambiente do device influencia nas taxas de abandono do carrinho. Como muito em breve será o meio mais usado, é imprescindível que a empresa disponibilize um acesso responsivo para evitar esse quadro, principalmente para o público mais velho, que se acostumou a consumir por meio do desktop.

7. Mostre o resumo do pedido

Para se sentir mais seguro em sua aquisição, o cliente precisa visualizar o processo como um todo. Isso se dá por meio do resumo do pedido, oferecido na página do e-commerce antes de concluir a compra.

Nele, são apresentados os dados dos produtos escolhidos, valor do frete, possível data de entrega, a soma dos itens e o valor total que será cobrado, entre outras informações.

É uma excelente oportunidade para a loja oferecer produtos que complementem a experiência do cliente, com base no que ele já adquiriu. Se ele acabou de comprar uma vara de pescar, nessa página pode aparecer o desconto dado em anzóis, por exemplo.

8. Ofereça uma entrega eficiente

Os prazos para entrega dos pedidos também são considerados motivos para abandono de carrinho. Por isso, opte por um sistema de integração logística que seja capaz de administrar o processo de entrega, para reduzir o tempo demandado até que o cliente receba sua mercadoria e facilitar o trabalho da sua empresa.

Independentemente do tamanho da empresa ou do segmento que ela atua, o abandono de carrinho é um dos maiores problemas enfrentados pelas lojas virtuais e deve ser analisado como uma oportunidade de melhorar a performance do comércio eletrônico em geral e a experiência de consumo dos clientes.

Agora que você já sabe como minimizar o gargalo do abandono de carrinho, entre em contato com a Frenet para otimizar o processo logístico de suas entregas e melhorar a credibilidade da sua empresa com os clientes!

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