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O controle de estoque como um aliado para seu negócio

Dizem que o estoque é o coração do negócio. E não é à toa. É o estoque organizado que faz com que a operação funcione de maneira fluida. No e-commerce o estoque tem um papel muito importante pois ele determina as vendas, as compras e precisa estar em dia com o sistema para que os itens estejam disponíveis ao consumidor. Um sistema de gestão ERP é um facilitador para fazer o controle de estoque e não deixar produtos indisponíveis na sua plataforma de vendas.
Controlar o estoque é monitorar os produtos armazenados, sem ter excesso que cause prejuízo e também evitar faltas, fazendo com que o canal perca vendas. É preciso conhecer o perfil do consumidor, fluxo de vendas para poder definir as compras a serem feitas e manter o estoque controlado.
No estoque é preciso ter giro, essa é uma regra importante. Produto parado significa capital de giro parado e isso não é bom para o negócio. Por isso, nesta época que precede a Black Friday, a maior campanha de vendas da internet, é fundamental estruturar o controle de estoque.
O processo de controlar o estoque também é responsável para poder aproveitar melhor o que já tem no estoque e verificar os motivos de não estar vendendo, realizar os pedidos aos fornecedores com antecedência e garantir boas negociações e aprimorar estratégias de venda e precificar melhor os produtos.

Como fazer o controle de estoque?
A melhor forma de fazer o controle de estoque do seu negócio é fazer uso de um sistema de gestão ERP, pois ele registra as informações dos seus produtos, como códigos, descrição e preços e centralize a gestão do seu catálogo em múltiplos canais de venda. O sistema também sincroniza o estoque aos canais de venda e a cada venda realizada e atualiza a disponibilidade de seus produtos em cada canal, evitando erros no processo, e reduzindo a necessidade de manter níveis elevados de estoque de segurança.
O empreendedor de e-commerce deve revisar os cadastros dos produtos, monitorar os prazos de entrega dos fornecedores e ter planos estratégicos caso faltem produtos em estoque. Toda essa parte e também os inventários periódicos ficam facilitados com as ferramentas de gestão.

Separamos algumas dicas para ajudar neste processo:

Organização: Na operação online muitas vezes o estoque passa a ser um pouco abstrato para o empreendedor, mas é importante registrar tudo o que entra e sai da empresa para ter diagnósticos com relação às campanhas de venda, sucesso ou pouco giro do produto, manter prazos de validade em dia, dependendo da categoria de vendas, entre outras observações que só com organização do estoque será possível identificar.

Saúde financeira do negócio x estoque: Esses são pontos que convergem diretamente na avaliação periódica da empresa. O estoque é um sinalizador direto do sucesso ou fracasso financeiro, por isso deve ser bem controlado. Quando o estoque está organizado, a agilidade nas tomadas de decisão sobre promoções, descontos, compras e campanhas tornam-se mais assertivas e resultam no futuro da empresa. Conhecendo o estoque o empreendedor para a melhorar também na qualidade do atendimento e também das entregas. Os setores no e-commerce são diretamente relacionados por isso a integração de estoque se faz fundamental.

Experiência do consumidor: O cliente de e-commerce preza muito pela experiência de compra, desde quando pesquisa pelo produto na loja até a chegada do pedido em casa. Quando os produtos aparecem indisponíveis, pode ter sido uma falha no estoque, o que leva o cliente a pesquisar em outro canal de venda. Por isso, o controle de estoque afeta diretamente o consumidor e faz com que mais vendas sejam efetuadas. O estoque bem gerido faz parte de uma série de estratégias simples que visam o melhoramento do seu processo de trabalho, redução de custos e aumento da satisfação dos clientes.

O controle de estoque sustenta os resultados positivos da empresa e reduz custos e perdas pois monitora o fluxo de entrada e saída de materiais ou produtos, controla o caminho entre o armazenamento e a venda e faz com que o empreendedor tenha uma visão mais ampla do negócio. O Bling é um sistema de gestão voltado para o e-commerce que auxilia na sincronização do fluxo de caixa, estoque e logística em uma mesma plataforma, facilitando o seu trabalho.
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