Calcular frete de produto: saiba como calcular | Blog Frenet
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Como calcular o frete dos meus produtos?

Como calcular frete para cliente?

Uma das principais dúvidas de proprietários de e-commerce é como calcular frete para cliente para os produtos. Afinal, um cálculo preciso é essencial para garantir uma venda tranquila, seja para o vendedor ou para o cliente, principalmente quando o volume de vendas torna inviável usar a calculadora de frete, ou para simulações manuais no site dos Correios.

Para esclarecer esta dúvida, elaboramos um artigo simples, direto e completo, que vai tanto ajudar a usar a ferramenta disponibilizada pelos Correios para este cálculo, quanto tornar possível tomar decisões mais certeiras ao escolher o melhor serviço de entrega.

Como o frete impacta no preço dos produtos?

Antes de irmos direto ao ponto principal do texto e contar como calcular frete para cliente, é importante explicar quais são as formas que o frete impacta nos preços dos produtos e como vigiar essa variável pode ser vantajoso a curto e longo prazo.

O frete é um fator decisivo durante a tomada de decisão de compra. Um alto valor de frete ou um prazo de entrega muito extenso podem fazer com que os clientes abandonem o carrinho e não concluam a compra em sua loja virtual.
De acordo com a consultoria Econsultacy, aproximadamente, 55% dos pedidos abandonados no carrinho se dão por conta de um alto valor de frete. Este prejuízo pode ser muito grande ao seu negócio, especialmente se for pequeno empreendedor e está começando a deslanchar no mercado.

Para se antecipar a este problema, você deve tomar algumas medidas. O melhor caminho é se conectar com as principais transportadoras do mercado, que já possuem reconhecimento por parte do consumidor e que têm um padrão de qualidade estabelecido.

Além disso, é interessante oferecer algumas opções de escolha para o frete e o tipo de entrega, permitindo que o comprador escolha o que for mais conveniente a ele. Isso dá uma sensação de controle para o cliente e pode acabar fidelizando-o.

Por último, permita a simulação de frete e possibilidade de avaliar diferentes cotações em seu site. Esta função operacional possibilita que se tenha mais facilidade ao decidir comprar e pode acabar até aumentando as vendas de sua loja virtual.

Preço do frete e promoções

Fique ainda mais atento ao frete durante os períodos de promoção e ofertas. Esses momentos onde se visa o aumento de vendas pode ser muito perigoso se não há uma política estabelecida de frete.

Em promoções, é muito comum ofertar descontos e abates de preços, o que atrai para a sua loja o consumidor que procura um bom negócio. Mas, se o frete não for atrativo, mesmo com os descontos, a conclusão da compra será difícil.

Imagine, por exemplo, que um produto de sua loja está com desconto de 50%, mas que, após adicionar o frete, o preço de promoção fica muito perto ou até mesmo igual ao valor do produto sem nenhum desconto. As chances desta compra ser abandonada no carrinho são muito maiores.

Por isso, antes de planejar alguma campanha para aumentar suas vendas, estude como aplicar o frete nestes produtos selecionados. Na Frenet, nós oferecemos a possibilidade de criar regras de frete, e isso pode ser algo muito inteligente de se fazer nesses casos, permitindo uma grande variedade de formas de entrega para os seus clientes.
Precisa de ajuda com isso? Conte com a Frenet. Acesse nosso site e confira!

De que forma calcular o frete dos meus produtos?

Muitas pessoas imaginam que o sistema para cálculo do frete usa apenas o peso do volume enviado, mas não é bem assim. Há cinco anos, os Correios modificaram esse sistema, e hoje em dia o valor é calculado pelo seu peso cúbico.

O peso cúbico, em kg, é o resultado da conta C x L x A / 6.000, na qual:

  • C é o comprimento em centímetros;
  • L é a largura em centímetros;
  • A é a altura em centímetros;
  • 6.000 é o coeficiente da relação peso/volume mais justa relacionada ao espaço nas aeronaves, segundo recomendado pela entidade internacional das empresas aéreas.

Se o peso cúbico da encomenda for menor ou igual a 5 kg (vigência 06/03/2018), fica valendo o peso real/físico do objeto. E, se ele for maior do que 30 kg, será cobrado um adicional pelos Correios. Só que o lojista não precisa saber fazer essa conta, muito embora seja importante entender como surgiu o cálculo que determina o valor do frete.

Como escolher a melhor transportadora?

Na Frenet, você recebe as sugestões de melhores transportadoras para o seu e-commerce, facilitando a escolha. Para chegar a essa resposta, nosso sistema não leva em consideração apenas os preços dos serviços, mas também o prazo de entrega e a praticidade.

Questões como a possibilidade de a transportadora coletar os itens a serem entregues ou aceitar quantidades menores de entrega fazem com que você tenha um serviço mais personalizado e ágil, revertendo em mais conversões em seu e-commerce.

O melhor tipo de entrega

Para avaliar qual é o melhor tipo de entrega para a sua loja, leve em consideração o prazo de entrega, o valor e a capacidade do serviço. Geralmente, as transportadoras têm diferentes serviços para atender às necessidades de cada loja, seja para quem busca mais agilidade, transportar volumes maiores ou mais economia.

Por isso, contar com diferentes opções em sua loja poderá ajudar a encontrar as soluções personalizadas para a necessidade de cada cliente.

Como funciona a ferramenta dos Correios?

No próprio site dos Correios, você tem acesso a uma calculadora, tanto para encomendas nacionais, quanto internacionais.

Para cotar via Correios, você precisa dos CEPs de origem e destino, dimensões do pacote e peso. Assim, você terá acesso ao preço e ao prazo de entrega.

Esta área fica localizada na coluna à direita, abaixo do menu principal, o terceiro item após “Busca CEP ou Endereço” e “Rastreamento de objetos”. Em “Preços e prazos”, você tem acesso a um submenu onde os dois primeiros itens são as calculadoras para envios nacionais e internacionais.

Nesta área, você vai indicar a data da postagem (para obter o prazo) e o CEP de origem (de onde o produto sai) e de destino (para onde ele vai). Depois, você escolhe o serviço (PAC ou Sedex).

Dependendo do formato selecionado, será necessário complementar as informações de formato e peso. Além disso, você pode comparar essa simulação com os outros serviços disponíveis, selecionando a opção (quando disponível), logo abaixo da caixa de seleção “Tipo do serviço”.

É importante lembrar que essa informação pode sofrer pequenas variações, não representando o valor exato da postagem. Depois, basta ir até uma agência dos Correios para fazer a postagem.

E se, ao calcular o frete dos meus produtos, acabar perdendo no envio de um pedido?

O melhor, neste caso, pode ser arcar com essa diferença e corrigir para as próximas, pois, ao enviar uma correção, você pode acabar perdendo a venda e o cliente.

Uma dica importante: se o produto tiver um frete muito alto, pode valer a pena a ida a uma agência, para obter uma informação mais exata sobre o seu peso cúbico e evitar surpresas.

Agora, quando perguntarem “como calcular o frete para cliente“, a resposta ficou muito mais fácil! Na Frenet, você consegue conectar sua loja com as principais transportadoras, com as principais soluções de serviços de entregas, inclusive motoboys. Acesse nosso site e confira!

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