Afinal, como o e-mail marketing pode ser útil para o seu negócio?

Já não é mais novidade que o e-mail tem um papel importante na vida das pessoas. São mais de 3 bilhões de usuários ativos (com previsão de crescimento para 4 bilhões em 2021), que usam a ferramenta constantemente.

Diante disso, utilizar uma estratégia de comunicação com seus clientes por meio do e-mail marketing é uma aposta segura e eficaz, pois garante resultados rápidos e economia de recursos investidos.

Neste post, conheça os benefícios de usar o e-mail marketing como estratégia para sua empresa. Acompanhe!

Quais são as vantagens de uma estratégia de e-mail marketing?

O e-mail marketing já esteve associado com a prática de spamming, que consiste em enviar mensagens indesejadas com uma grande frequência, e com o roubo de dados do destinatário.

Quando utilizada com o devido cuidado e com o consentimento do usuário — seguindo as premissas do chamado marketing de permissão —, essa ferramenta pode se tornar uma grande aliada da sua empresa para a comunicação com seus clientes.

A seguir, listamos algumas das principais vantagens de contar com essa estratégia. Confira!

Fidelização de clientes

No pós-venda, muitas empresas não sabem o que fazer para continuar o contato com seus clientes a fim de fidelizá-los. Com o e-mail marketing, é possível criar um relacionamento próximo com o público, fazendo com que as pessoas sempre se lembrem de você e da boa experiência que tiveram com sua empresa.

Além disso, é ideal investir em promoções, bonificações e mensagens especiais personalizadas, como uma felicitação de aniversário. Práticas como essa ajudarão a fazer com que o consumidor se sinta bem-atendido pela empresa e aumentarão as chances de torná-lo leal.

Melhora do relacionamento

Esse ponto está diretamente relacionado com o anterior. O marketing de relacionamento é uma metodologia cada vez mais crucial para manter os negócios vivos.

Com os e-mails, é possível construir conexões com as pessoas que compraram ou comprarão na sua loja, não somente com o envio de mensagens, mas com a coleta de feedbacks.

Com isso, você conhecerá melhor o seu público, suas preferências e hábitos, e poderá investir em maneiras de melhorar a experiência deles.

Facilidade de mensuração

Com e-mails, sua empresa consegue rapidamente mensurar tudo e estudar indicadores para melhorar a estratégia de marketing da empresa. Utilizando as ferramentas atuais de automação, você pode trabalhar com métricas como taxa de abertura e número de cliques, além de fazer testes A/B para verificar o que funciona com sua audiência.

É possível obter indicadores que sinalizam com relação ao seu e-commerce como um todo. Com a devida interpretação das métricas, junto de mecanismos de análises de dados e relatórios, a capacidade de conhecimento de sua empresa aumentará bastante — e isso influenciará diretamente a tomada de decisões.

Propagação rápida e instantânea

Uma das grandes vantagens de utilizar e-mails para o marketing é a propagação rápida. Quanto mais velozes os envios, mais pertinentes são os indicadores mencionados no tópico anterior.

Com essa ferramenta, você pode enviar uma série de mensagens devidamente personalizadas e que podem ser acessadas instantaneamente — como os usuários utilizam diferentes tipos de dispositivos, os e-mails chegam mais rápido ao público. É ideal para promoções do tipo 24 horas — aquelas que incluem ofertas exclusivas para esse determinado período.

Para usufruir dessa vantagem, sua empresa deve customizar corretamente as mensagens para qualquer tipo de tela.

Maior alcance para os diversos públicos

O alcance dessa via de comunicação é global. Ou seja, em pouco tempo, você pode se comunicar com milhares de pessoas ao redor do mundo, gastando muito pouco por isso. Uma das consequências diretas é um retorno sobre o investimento de 122%, quatro vezes maior que outras estratégias de marketing digital.

Como vimos, contar com uma estratégia de e-mail marketing é vantajoso para a sua empresa por ser uma comunicação rápida, barata e de alcance global, além de permitir um retorno maior sobre o investimento.

Gostou de aprender sobre e-mail marketing? Então, aproveite e confira nosso artigo sobre fidelização de clientes para o seu e-commerce, e comece a colocar em prática essas dicas valiosas para o seu negócio!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *