5 práticas para você aderir na gestão do e-commerce
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5 dicas para Gestão do E-commerce

Gestão do e-commerce: 5 práticas para adotar em seu dia a dia

Administrar um e-commerce não é uma tarefa fácil. Saiba como alguns hábitos adotados diariamente podem te ajudar com a gestão do e-commerce.

Quem tem uma loja virtual conhece a correria do dia a dia. Muitas vezes, ter uma equipe grande com um funcionário para cada função não é uma opção, já que exige investimento. Por isso, muitos lojistas precisam se desdobrar para dar conta de todas as atividades de venda e pós-venda.

Pensando nisso, separamos 5 práticas para você adotar na sua rotina e ajudar na gestão do seu e-commerce. Confira abaixo:

1 – Organize seu estoque

Ter um controle de estoque é fundamental. Afinal, você não quer vender um produto que já esgotou, ter todo o trabalho de entrar em contato com o cliente e correr o risco de perder a venda.

Outro ponto muito importante para a gestão do e-commerce é a organização do estoque. Com ele organizado, você consegue encontrar mercadorias com maior facilidade e como consequência ainda economiza tempo.

Para isso, você pode setorizar seus produtos por gênero, modelo, tamanho, cor e entre outros. Dessa forma, quando receber um pedido, você já vai saber onde o produto está.

Você também pode contratar uma plataforma que te ajude com a gestão de estoque. O Bling, por exemplo, além desse serviço, também possui funcionalidades como: emissão de nota fiscal, integração com marketplaces, controle da movimentação do caixa e outros.

2 – Otimize seu tempo

Com tantas atividades para desempenhar durante o dia, muitas vezes 24 horas parecem não ser suficientes para resolver todas as questões da gestão do e-commerce. Por isso, ter um controle das tarefas a serem realizadas é considerável para que você não esqueça de nada e não perca tempo pensando entre uma atividade e outra.

Sendo assim, já existem ferramentas digitais que auxiliam nessa organização, como o Trello. Com essa plataforma, você pode personalizar as fases de desenvolvimento das suas atividades e muito mais. Além disso, o Trello possui um plano gratuito.

Se você prefere utilizar o papel, faça um checklist com todos os afazeres. O importante é se organizar.

Definir prazos também é interessante para te ajudar a fazer gestão do tempo. Além disso, é interessante que você separe um tempo para atividades que possam surgir no decorrer do dia.

Você também pode programar os pagamentos das contas da sua empresa. Dessa forma, utilizando o débito automático você não precisa se deslocar, nem enfrentar filas e pode focar em outras tarefas para a gestão do e-commerce.

Ah! Não se esqueça de reservar períodos de descanso ao decorrer do dia. Utilize esse tempo para se lembrar de tomar água, fazer alongamentos, responder mensagens ou o que preferir.

3 – Motive sua equipe 

Se você tem uma equipe, mesmo que seja pequena ou algum familiar, utilize motivação para ter mais produtividade. Crie metas e quando alcançadas, ofereça uma bonificação. Certamente, quem trabalha com você irá se esforçar ainda mais para atingir os objetivos e será muito produtivo.

Caso você trabalhe sozinho, utilize a automotivação. Assim, você fica mais empenhado para fazer a gestão do e-commerce. A definição de metas diárias faz com que você foque e não se disperse.

Dessa forma, também se recompense. Não precisa ser gratificações financeiras, conceda pequenas recompensas que façam com que você tenha motivos para continuar, como um café de uma cafeteria que você goste, por exemplo.

4 – Faça um cronograma de divulgação dos seus produtos 

Você que tem uma loja virtual deve imaginar o quão importante é a divulgação. Afinal, é através dela que os consumidores encontram seu e-commerce.

Ter um cronograma de divulgação é muito relevante para a gestão do e-commerce. Com ele, você consegue planejar postagens nas redes sociais e se programar para a produção de conteúdo.

Falando em conteúdo, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Com isso, é imprescindível que você realize produções atrativas para chamar a atenção desse público.

Dessa forma, o ideal é abusar da criatividade. Por isso, produza fotos elaboradas. Na internet você encontra diversos tutoriais para fazer fotos criativas com o celular ou até mesmo dicas para montar pequenos estúdios em casa.

5 – Gerencie seu frete em um único lugar 

Na Frenet você tem liberdade para conectar qualquer transportadora na sua loja virtual e gerenciar seu frete em um único lugar. Você pode contar com o nosso sistema de indicação e receber recomendações  das transportadoras mais adequadas para o seu tipo de negócio.

Além disso, você também pode gerar e imprimir etiquetas de frete dos Correios, Jadlog e Loggi sem burocracia, mínimo de envios e sem mensalidade. Você só paga pelo frete que emitir e seu cliente ainda recebe a atualização de rastreio por e-mail automaticamente.

E não para por aí. Além de poder emitir etiquetas de frete diretamente na plataforma e integrar transportadoras com o seu próprio contrato, você pode criar regras de frete para gerenciar a logística da sua loja virtual.

Com elas, é possível descontar e acrescentar um valor fixo ou uma porcentagem ao valor do frete calculado pelo seu cliente, assim como oferecer frete grátis. Você também pode aumentar o prazo de entrega dos produtos vendidos, restringir a entrega para qualquer região e muito mais.

As regras de frete oferecem diversas possibilidades para a gestão do e-commerce. As configurações são realizadas por você no painel da Frenet, segmentadas por CEPs, de acordo com a necessidade da sua empresa.

Ficou curioso? Não perca tempo. Crie sua conta na Frenet agora e conheça todas as funcionalidades.

Se você é consumidor e comprou em uma loja que utiliza a Frenet, você pode rastrear a sua mercadoria neste link.

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