SEO para e-commerce: 4 razões para investir

O marketing digital é um segmento amplo e dinâmico, capaz de ter sua estratégia adaptada a qualquer tipo de empresa, seja ela on ou offline. São várias frentes disponíveis: mídias sociais, publicidade de busca, marketing de conteúdo e, claro, SEO. Todos nós sabemos que praticamente toda compra começa com uma busca no Google, e se você pretende que sua loja virtual tenha mais resultado daqui pra frente, é fundamental investir no posicionamento de seu site. Nosso objetivo com este post é mostrar a você por que você deve investir em SEO para e-commerce.

seo para ecommerce mecanismo de busca

O que é SEO?

Antes de mais nada, vamos definir o que é esta metodologia. SEO é uma sigla para Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para Mecanismos de Busca, que nada mais é que o trabalho de marketing digital, que tem como objetivo deixar seu site melhor ranqueado nas páginas de busca do Google.

Existem várias boas práticas nesse trabalho, e o SEO se baseia principalmente em três pilares: relevância, tecnologia e conteúdo. O primeiro ponto se baseia no quanto o site é importante para o usuário, levando em consideração métricas como tempo na página e número de links que apontam para o site. O segundo ponto tem a ver com a parte técnica do site, a plataforma utilizada, a velocidade de carregamento e tudo o que influi na experiência do usuário. Por fim, o terceiro ponto é o conteúdo, que é a base de tudo o que tem a ver com o Google.

Por que investir em SEO para e-commerce?

Uma forma de ser encontrado pelos clientes

Como falamos no começo, toda compra começa com uma busca no Google e, nesse momento, é fundamental que sua loja virtual esteja bem posicionada. Isso pode ser feito através da compra de mídia paga – Google Adwords – ou SEO. A primeira opção é mais rápida, mas demanda maior investimento. Se você quer um trabalho sustentável e forte no longo prazo, o SEO é o melhor caminho.

Importância para a experiência do usuário

A experiência do usuário é uma das questões mais importantes para qualquer tipo de site, em especial para uma loja virtual. Se fizermos a analogia para uma loja física, é como a experiência que o cliente vive dentro da loja, com o espaço físico e os vendedores. Se ele conseguir encontrar tudo o que procura, sua experiência será satisfatória e as métricas mostrarão isso também para o Google.

Conteúdo para gerar vendas

O SEO se baseia também na geração de conteúdo, o que é parte de uma metodologia conhecida como Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing. Nem sempre um usuário que faz uma busca está pronto o suficiente para comprar. Nesses casos, se você estiver investindo em SEO, possivelmente seu site terá um blog, e por isso você poderá angariar esse usuário indeciso. Uma vez que você consiga conquistar a confiança e a credibilidade dele, quando quiser comprar, ele vai lembrar-se de você.

Investimento de longo prazo

Como falamos antes, o SEO é um investimento de longo prazo: ele pode não trazer retorno logo no início mas, se for bem feito, atingirá o resultado de ranqueamento depois de um tempo e se manterá por lá durante um período. É um ciclo que só tende a crescer.

Essas foram as 4 razões que, para nós, justificam o investimento em SEO para e-commerce em sua loja virtual. Achou que esquecemos de algum motivo que faz sentido para você? Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *