Just in Time

Just in time: saiba como o processo impacta a logística

Imagina como seria se você pudesse implementar no seu e-commerce um processo que reduz o custo, otimiza a produção e a logística, e, além disso, diminui o desperdício da produção sem alterar a qualidade do produto.

Just in Time é um processo que promete fazer isso tudo. Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhum detalhe!

Como surgiu o processo Just in Time?

A metodologia Just in time (JIT) surgiu no Japão, graças a fábrica da Toyota Motor Company, em meados da década de 50. Naquela época, devido ao crescimento da indústria automobilística, a empresa japonesa pesquisava meios para otimizar e agilizar a produção sem deixar a qualidade do produto de lado.

Com a descoberta do JIT, a empresa conseguiu diminuir o tempo de seus processos consideravelmente, o que comprovou a eficácia da metodologia descoberta. E, por isso, não demorou muito para que implementasse o Just in Time em todos os processos da empresa, melhorando a qualidade do produto, reduzindo erros e agilizando o processo de produção.

O que é Just in Time?

De forma bem objetiva e clara, JIT pode ser definido como: um processo que produz e entrega produtos baseando na demanda e na quantidade exata necessária, reduzindo o estoque. Esse sistema possibilita, portanto, a diminuição de custos, a eficácia e a otimização do tempo de produção e entrega — por isso o nome Just in Time, que significa “bem na hora”.

Assim, o administrador deve controlar que o abastecimento do estoque ocorra no momento certo e na quantidade necessária, espelhando sempre na demanda e assegurando a qualidade. Além disso, deve sempre buscar por formas de melhorias contínuas do seu processo produtivo e de logística.

Vale destacar também que o maior benefício dessa filosofia é o aumento da qualidade do produto, já que em vez de focar na quantidade, a empresa foca na qualidade do produto, o que facilita a fidelização dos seus clientes.

Quais são as vantagens do Just in Time?

As vantagens do JIT vão além da produção e da logística de um negócio. Ele impacta todos os envolvidos na cadeia de produção, venda e compra de um produto. Por isso, separamos os principais benefícios associados com a adoção dessa metodologia:

  • maior qualidade do produto;
  • redução do estoque, o que possibilita a diminuição do espaço físico.
  • otimização dos processos de produção e logística;
  • redução de custos.

Como implementar o Just in Time em um e-commerce?

Por se tratar de uma técnica simples, a sua implementação também não demanda nenhum investimento alto ou complexo. E, para isso acontecer, reveja a cultura da empresa, tenha uma equipe engajada disposta a aprender e interessada.

É preciso garantir a qualidade do produto, a eficiência e agilidade na entrega. Lembre-se que deve trabalhar com os números reais de demanda em vez de dados especulados na projeção de vendas.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre o conceito do processo Just in Time e suas vantagens, está pronto para adotá-lo em sua empresa? Deixe seu comentário no post e compartilhe suas dúvidas e experiências sobre o assunto!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *