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Just in Time

Just in time: saiba como o processo impacta a logística

Está pensando em implementar no seu e-commerce um processo que reduz o custo, otimiza a produção e a logística e, além disso, diminui o desperdício da produção, sem alterar a qualidade do produto? Pois saiba que o Just in Time promete fazer tudo isso.

Com este processo, você pode aumentar a produtividade e a performance do seu negócio e ainda delimitar estratégias mais acertadas. Quer saber como isso é possível? Então, leia este post até o final para não perder nenhum detalhe!

Como surgiu o processo Just in Time?

A metodologia Just in Time (JIT) surgiu no Japão, graças à fábrica da Toyota Motor Company, em meados da década de 1950. Naquela época, devido ao crescimento da indústria automobilística, a empresa japonesa pesquisava meios para otimizar e agilizar a produção, sem deixar a qualidade do produto de lado.

Com a descoberta do JIT, a empresa conseguiu diminuir consideravelmente o tempo de seus processos, o que comprovou a eficácia desta metodologia. Logo, não demorou muito para que se implementasse o Just in Time em todos os processos da empresa, melhorando a qualidade do produto, reduzindo erros e agilizando o processo de produção.

O que é Just in Time?

De forma bem objetiva e clara, o JIT pode ser definido como um processo que produz e entrega produtos baseado na demanda e na quantidade exata necessária, reduzindo o estoque. Este sistema possibilita, portanto, a diminuição de custos, a eficácia e a otimização do tempo de produção e entrega – por isso o nome Just in Time, que significa “bem na hora”.

Assim, o administrador deve controlar que o abastecimento do estoque ocorra no momento certo e na quantidade necessária, espelhando sempre na demanda e assegurando a qualidade. Além disso, deve sempre buscar formas de melhorias contínuas do seu processo produtivo e de logística.

Vale destacar também que o maior benefício desta filosofia é o aumento da qualidade do produto, uma vez que o foco da empresa não é a quantidade, o que facilita a fidelização dos seus clientes.

Quais são as vantagens?

As vantagens do JIT vão além da produção e da logística de um negócio. Ele impacta todos os envolvidos na cadeia de produção, venda e compra de um produto. Por isso, separamos os principais benefícios associados à adoção desta metodologia:

  • maior qualidade do produto, pois existe a busca contínua pela eliminação de erros, quebras e falhas, que podem prejudicar as mercadorias fabricadas;
  • redução do estoque e a consequente diminuição do espaço físico, de equipamentos de armazenagem e conservação, o que diminui também as necessidades de gestão, liberando líderes e liderados do setor para atividades de maior valor agregado para a empresa;
  • otimização dos processos de produção e logística, uma vez que há melhor planejamento e aumento da responsabilidade dos colaboradores de ambas as áreas, para que o único nível aceitável de erros e defeitos seja zero;
  • possibilidade de mudar produtos com poucas perdas ou complicações, já que há maior rapidez de resposta a decisões equivocadas, que resultam em mercadorias ultrapassadas ou que não agradam – afinal, com estoques reduzidos ou inexistentes, acumulam-se menos itens obsoletos;
  • maior eficiência na gestão de custos com itens e serviços de limpeza, além da redução de gastos com luz elétrica, por haver menos área física para iluminar ou produtos para refrigerar, caso sua empresa trabalhe com mercadorias que necessitam deste tipo de conservação.

Quais são as desvantagens?

Além de benefícios, o Just in Time também tem algumas desvantagens. A primeira delas é que este sistema necessita que a procura dos clientes pelos produtos seja estável a curto prazo. Isso é preciso para haver um equilíbrio mais adequado dos recursos existentes, permitindo um fluxo de produção contínuo e suave.

Se a demanda for muito instável, a empresa poderá ter dificuldades de acompanhar o ritmo de fabricação ou comercialização exigido, especialmente se houver uma elevação expressiva das vendas. Afinal, toda a estrutura estará adaptada para um determinado ritmo de vendas.

Embora consiga suportar determinadas margens para mais ou para menos de aumentos, isso geralmente é limitado, não dando conta para crescimentos expressivos. Se a procura for muito instável, a empresa passa a depender de um nível mínimo de estoque para dar conta do volume de compras dos clientes, principalmente em datas especiais ou épocas de alta sazonalidade.

Outro item que limita o JIT são os riscos de interrupções na produção, motivados por panes nos equipamentos, greves, acidentes ou intempéries naturais. Em caso de parada das operações, como não há estoque ou ele é limitado, um negócio pode deixar de cumprir prazos e atender clientes.

Problemas similares nos fornecedores também costumam afetar a organização, especialmente se provocam demoras ou cortes no suprimento de insumos ou mercadorias para revenda.

O que mais pode prejudicar o seu negócio? Entenda outros fatores que podem dificultar o lucro em sua empresa

A adoção da metodologia Just in Time (JIT) visa facilitar os processos de fabricação e venda, otimizando o tempo, reduzindo custos e evitando desperdícios. 

Veja abaixo outros problemas de logística que prejudicam muito o desempenho da empresa se não forem controlados.

Tempo de espera

O tempo de espera é fundamental no processo de decisão de compra. Em um mundo cada vez mais veloz, a rapidez no processo de entrega do pedido se torna um fator determinante para os clientes.

É aquele ditado: “tempo é dinheiro”. E, realmente, demorar tem um custo.

Pode-se falar do tempo de produção também. Em uma empresa que utiliza o meio Just in Time, se produz conforme a demanda. Mas isso não implica que o processo de produção possa ser devagar.

Atrasos na produção geram atrasos na entrega, e este tipo de situação é muito ruim quando se trata de satisfação do cliente.

Outro fator que interfere no tempo é a transportadora utilizada. Algumas demoram mais que outras. Por isso, é importante escolher com sabedoria e entender o perfil do seu negócio. Entregas expressas vêm sendo cada vez mais valorizadas. 

Ao pensar em adotar o JIT (Just in Time), considere isso!

Imperfeições no processo de produção

Equilibrar um bom ritmo de produção com uma boa qualidade tem suas dificuldades, mas é essencial.

Embora você não possa tomar muito tempo produzindo um único item, fazê-lo mal feito ou com imperfeições – em uma metodologia Just in Time – é jogar dinheiro pela janela, pois o custo para refazer é alto.

Procure assegurar um padrão de qualidade. Isso irá ajudar tremendamente quanto à percepção da marca no mercado também.

Produzir mais que o necessário

Como estamos falando de Just in Time, é óbvio que produzir excedente é impraticável dentro desta metodologia, mas é importante ressaltar.

Produzir mais do que se consegue vender é um dos grandes motivos de crise em empresas.

Se houver excedente e pouca demanda, a mercadoria ficará parada, ocupando espaço e gerando despesas.

Sem falar do custo de produção, que não retorna a você, caso não venda a mercadoria.

Lembre-se sempre de produzir apenas o necessário.

Qual a relação do Just in Time com a metodologia Kanban?

Kanban, que pode ser traduzido para “cartões” ou “sinalização”, corresponde a um instrumento usado, entre outros propósitos, para absorver as oscilações de demandas do mercado. Normalmente, este método é empregado em conjunto com o JIT, pois entrega um sistema visual de controle eficiente da produção e dos estoques da empresa.

Desta forma, ele funciona como uma ferramenta para gerenciar o método de produção JIT. Para tanto, emprega cartões para monitorar e controlar as quantidades a serem fabricadas. Isso é feito no lugar de listas de pendências de vendas ou de produção extraídas do MRP (Material Requirement Planning), que é o planejamento de necessidades de materiais.

A implantação do Kanban necessita, inicialmente, da mudança do sistema convencional de produção “empurrada” para o de produção “puxada”, o que é acompanhado pela adoção dos controles visuais de estoque e produção.

No primeiro método, a operação inicial do processo recebe uma ordem de produção – normalmente, vinda de um sistema MRP – e realiza sua operação fabricando um lote de mercadorias, que é “empurrado” para a etapa posterior do processo de produção. Aqui, não há uma ligação direta entre o que se faz e a real demanda por parte dos clientes.

Como implementar o Just in Time em um e-commerce?

Por se tratar de uma técnica simples, a sua implementação também não demanda nenhum investimento alto ou complexo. E, para isso acontecer, reveja a cultura da empresa, tenha uma equipe engajada, disposta a aprender e interessada.

É preciso garantir a qualidade do produto, eficiência e agilidade na entrega. Lembre-se de que deve trabalhar com os números reais de demanda, em vez de dados especulados na projeção de vendas, cogitando até mesmo adotar a produção “puxada”, nem que seja parcialmente, apenas para repor níveis mínimos de estoques.

O método Kanban também pode ajudar você a implantar e fortalecer o JIT na sua loja virtual, especialmente se você tem uma demanda considerável. Por fim, para otimizar este sistema, busque uma solução de gestão logística que forneça suporte para preceitos e processos do Just in Time. Desta forma, conseguirá adotá-lo com maior facilidade.

Como visto, o Just in Time traz algumas vantagens para o e-commerce, como redução de custos com estoque, deixando-o na medida certa para a empresa atender os clientes. Isso pode ajudar até sua gestão de entregas, uma vez que diminui o trabalho para encontrar, separar e enviar produtos. Por este e outros fatores, vale a pena avaliar e pesquisar bem este sistema, para ver se é viável implantar no seu negócio.

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