correios ou transportadora

Correios ou transportadora: o que é melhor para lojas online?

Comprar por meio da internet encanta muita gente. Basta escolher, pagar e esperar o produto chegar em casa. O problema é quando a espera passa do tempo! Aí está a necessidade de ter uma estratégia de logística que atenda às demandas do negócio, e isso inclui a prestação de serviços que pode vir do correio ou transportadora.

Em linhas gerais, os serviços são parecidos, contudo, há especificidades que podem te fazer optar por uma ou outra proposta. Descubra neste post!

Por que optar pelos Correios?

Os correios já são bem conhecidos e sua tradição é o principal pilar para os e-commerces. Veja as vantagens:

Credibilidade

Os correios já possuem certa credibilidade e o lojista pode repassá-la ao cliente. Eles atendem a diferentes tipos de lojas virtuais, mas podem apresentar restrições quanto ao tipo de mercadoria, como perecíveis, por exemplo. Daí vem a necessidade de avaliar se eles podem atender as demandas do negócio.

Alcance

O alcance nacional é outro diferencial dos correios, o que permite que seus serviços cheguem a diversos locais, algo que uma transportadora pode não chegar.

Flexibilidade de fretes

São várias as modalidades de fretes, como Sedex, Sedex 10, Pac, Carta registrada, etc. Tudo isso para que a mercadoria chegue ao local que deveria no tempo certo, o que possibilita atender vários clientes ao mesmo tempo com um serviço de confiança.

Contratos flexíveis

Em linhas gerais, o frete como pessoa jurídica sai mais em conta, principalmente se houver um grande volume de entregas. Isso vai permitir que o lojista tenha maior controle dos seus envios e economize mais, o que reflete em descontos para os clientes e aumento nas vendas.

O ponto fraco fica por conta das restrições de tamanho e peso para algumas entregas feitas pelos Correios, além de diferenciados de região para região. Outro fator são os locais catalogados como “áreas de risco”, em que não há entregas, exigindo que o comprador se dirija a uma agência para retirar o produto.

Por que optar pela transportadora?

As transportadoras também apresentam vantagens que podem ser relevantes para o negócio, acompanhe as principais:

Alcance específico

Uma transportadora pode apresentar um alcance nacional, regional ou estadual. Por isso, é indispensável conhecer sua proposta, capacidades, preços praticados, regiões atendidas e possibilidade de descontos.

Não há greves

Optar por uma transportadora é garantia de que os prazos serão cumpridos, independentemente de uma eventual greve dos Correios. Quem já vivenciou uma situação semelhante sabe que isso pode levar a uma diminuição considerável nas vendas. Se não for sua principal opção, a transportadora pode ser um “plano B” para quando ocorrerem as paralisações.

Possibilidade de negociação

À medida que o negócio for crescendo, há uma maior quantidade de pedidos e, consequentemente, de entregas. Assim como os correios, os contratos são flexíveis e permitem expansões. Nesse sentido, é importante escolher uma opção que possa atendê-lo quando aumentar suas demandas.

Soluções adicionais

Geralmente, ao optar por uma transportadora, é interessante contar com sistemas adicionais que ajudem na gestão. Há sempre a possibilidade de contratar soluções adicionais oferecidas pelas transportadoras ou terceirizadas. Um exemplo é o sistema de integração logística oferecida pela Frenet.

Trata-se de uma plataforma que permite realizar a integração entre lojas virtuais e transportadoras para tarefas como cotação de fretes e rastreio de pedidos. A solução integra os sistemas das transportadoras, facilitando a troca de informações com o lojista, tudo de forma simples e intuitiva.

Mas, afinal, correio ou transportadora?

Optar pelo correio ou transportadora vai depender das características do negócio, das facilidades e prazos oferecidos por ambos, valores, entre outras variantes. É importante avaliar cada uma das opções e, se optar pela transportadora, é importante verificar sua reputação e recomendações, além de contar com as soluções adicionais como as listadas neste post.

Agora que você já leu nosso post, aposto que já sabe qual é a opção mais interessante para o seu negócio! Aproveite e entenda como integrar transportadoras em seu e-commerce!

Compartilhe!Share on FacebookShare on Google+Share on LinkedInTweet about this on TwitterEmail this to someone

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *