Como funciona o Google Adwords?

O Google AdWords é o serviço de publicidade do Google. Os anúncios são exibidos em posição de destaque diante dos resultados orgânicos numa página de busca ou em espaços publicitários de sites. Mas você sabe como funciona o Google AdWords? Sabe como tirar o melhor proveito dele para a sua loja virtual? Continue lendo o nosso post e entenda um pouco mais sobre o assunto!

adwords

 

google adwords

Como funciona o Google AdWords?

Por meio de uma plataforma bastante intuitiva, mas que não dispensa em hipótese alguma conhecimentos de um especialista, o Google AdWords possibilita a criação e o desenvolvimento de dois tipos de campanhas:

Campanhas na Rede de Pesquisa

Os anúncios divulgados neste tipo de campanha aparecem na página de resultados quando um usuário realiza uma pesquisa. Os anúncios são categorizados com palavras-chave, que são os termos que os usuários escrevem no Google. Assim, quando é feita uma pesquisa com a palavra-chave do anúncio que você criou, ele será exibido no topo ou ao final da página.

Campanhas na Rede de Display

Esse tipo de campanha trabalha em conjunto com o Google AdSense, onde sites com grande volume de acessos vendem espaços publicitários ao Google. Assim, quando o anunciante cria a sua campanha, o Google relaciona as suas palavras-chave com as do site parceiro e exibe o anúncio no espaço determinado, em formato de banner.

Como os investimentos são feitos?

Há alguns fatores que vão determinar o quanto você irá pagar pelos seus anúncios. Isso mesmo: não há um valor fixo! O número varia de acordo com o valor de mercado (ou seja, da concorrência).

Na criação da campanha, você define quanto pode pagar por cada clique no seu anúncio, chamado de CPC (custo por clique). Quando um usuário faz uma busca referente à palavra-chave do seu anúncio, é feito um leilão entre todos os anunciantes com as mesmas características.

Mas não é só o valor do lance que posiciona um anúncio. Veja os fatores que o Google avalia para posicioná-los em sua página de pesquisa:

  • Valor do lance ou custo por clique;
  • Relevância da palavra-chave do anúncio;
  • Índice de qualidade do anúncio.

O índice de qualidade pode ser alterado durante a exibição da campanha. Isso acontece porque ele depende de alguns fatores, como a taxa de cliques que o anúncio recebe, as informações contidas no anúncio, a palavra-chave e a qualidade da página de destino.

Como integrar o Google AdWords nas estratégias de Marketing Digital?

Primeiramente, é imprescindível que qualquer ação no Google AdWords esteja integrada ao Google Analytics, uma ferramenta gratuita do próprio Google com a finalidade de mensurar os resultados e o desenvolvimento de ações no marketing digital.

Nas próprias plataformas, é possível fazer a integração e conseguir dados como: número de vezes que o anúncio foi exibido, quantidade de cliques que recebeu, o custo por clique, ROI (Retorno Sobre Investimento), além de outros dados que sejam importantes para a sua campanha.

Como uma loja virtual pode utilizar o Google AdWords?

As campanhas no Google AdWords (ou de links patrocinados, como também são chamadas) podem ter várias finalidades para um e-commerce, mas a mais comum é a divulgação de produtos em promoção e lançamentos.

Cuidado com as promoções, afinal, você já está oferecendo o produto por um valor abaixo do que vendia antes e ainda terá o gasto com a ação de marketing. Então, faça as contas!

Utilize o histórico de compras que você já possui dos seus clientes atuais para planejar suas campanhas de AdWords. Mapeie as conversões e não tenha medo de investir mais no que estiver gerando melhores resultados.

O Google AdWords oferece a possibilidade de acompanhar o que os seus concorrentes estão fazendo, para você ter uma noção do cenário que deseja entrar.

Use o Planejador de Palavras-chave do Google AdWords. Nele, você consegue ver o volume de pesquisa, o lance sugerido e a concorrência das palavras-chave que deseja usar. Também é possível ver indicações de novas palavras-chave, inclusive as negativas, que são imprescindíveis para o sucesso da sua campanha.

Ainda tem alguma dúvida sobre como funciona o Google AdWords? Deixe o seu comentário!

Um comentário em “Como funciona o Google Adwords?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *