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Confira o infográfico completo abaixo e aproveite.

Infográfico grátis: Frete em Foco

#PraCegoVer

Confira o conteúdo descrito das imagens deste infográfico neste link.

Infográfico grátis: Frete em Foco

Você já parou para pensar em quantas pessoas visitaram a sua loja, desejaram os produtos, gostaram do preço… Mas desistiram da compra bem no final, justamente quando foram calcular o frete?

Se você é um empreendedor ou empreendedora com mais experiência, talvez não seja surpresa que a entrega é um dos fatores mais importantes na hora da decisão final de fechar uma compra online.

Porém, você sabe precisamente qual o tamanho dessa importância? E como os consumidores brasileiros enxergam essa relação da compra online com o frete na construção dos seus hábitos de compra?

Neste infográfico você irá encontrar exatamente isso. Continue a leitura para:

1

Conhecer informações e dados atualizados sobre o mercado do e-commerce no Brasil.

2

Descobrir com base em números como os consumidores enxergam a importância do frete.

3

Receber um checklist completo com tudo o que você precisa fazer para usar o frete da forma correta em 2025.

Surgiu a empolgação por aí? Vem com a gente para fazer do próximo ano um grande sucesso no seu negócio online

#PraCegoVer

Confira o conteúdo descrito das imagens deste infográfico neste link.

Infográfico grátis: O crescimento do E-commerce no Brasil

Segundo o Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024, criado pela Atlantico e divulgado pelo E-commerce Brasil, o nosso país teve o maior crescimento mundial em e-commerce no ano de 2024, registrando um aumento de 16% nas vendas online.

Para colocarmos em perspectiva, a América do Norte cresceu em 12% e a Europa Ocidental cresceu 10%.

Isso mostra que a digitalização do nosso comércio continua a passos largos, um crescimento que vem se destacando desde a pandemia e não para de se desenvolver.

Se ainda temos um longo caminho a percorrer na representação do e-commerce no varejo, afinal estamos bem atrás de países como os Estados Unidos ou a China, a boa notícia é que temos espaço para crescer e os números mostram que estamos na direção certa.

Confira abaixo os dados atualizados (2024) que selecionamos para você sobre o e-commerce brasileiro.

Infográfico grátis: O consumidor no Brasil
Infográfico grátis: O crescimento do E-commerce no Brasil

Segundo o Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024, criado pela Atlantico e divulgado pelo E-commerce Brasil, o nosso país teve o maior crescimento mundial em e-commerce no ano de 2024, registrando um aumento de 16% nas vendas online.

Para colocarmos em perspectiva, a América do Norte cresceu em 12% e a Europa Ocidental cresceu 10%.

Isso mostra que a digitalização do nosso comércio continua a passos largos, um crescimento que vem se destacando desde a pandemia e não para de se desenvolver.

Se ainda temos um longo caminho a percorrer na representação do e-commerce no varejo, afinal estamos bem atrás de países como os Estados Unidos ou a China, a boa notícia é que temos espaço para crescer e os números mostram que estamos na direção certa.

Confira abaixo os dados atualizados (2024) que selecionamos para você sobre o e-commerce brasileiro.

Considerando os últimos 6 meses, o consumidor comprou…

Infográfico grátis: O consumidor no Brasil

Mesmo que a sua empresa também venda fisicamente, é importante pensar em uma estratégia omnichannel que possa aproveitar a preferência online do consumidor.

Com que frequência o consumidor compra online?

Infográfico grátis: Frequência de compra do brasileiro

Com que frequência o consumidor compra online?

Infográfico grátis: Frequência de compra do brasileiro

O que leva o consumidor a fazer uma compra online?

Infográfico grátis: brasileiro e a compra online

Preço e facilidade são os pontos principais na hora da compra online. Será que sua loja está alavancando esses fatores como poderia?

Aqui vale a pena pensar em promoções sazonais ou específicas para uma base de clientes fiel, além de entregas mais rápidas e a possibilidade de compras com recorrência.

Infográfico grátis: brasileiro e a compra online

Considerando a frequência com que o consumidor compra pela internet, ele diria que:

Infográfico grátis: brasileiro e o gasto em compras online

Aqui a tendência de crescimento das compras online na mente do consumidor fica clara. Ele pretende comprar mais ainda no próximo período e cabe aos e-commerces fornecerem condições e vantagens que fidelizem ainda mais esse potencial cliente.

Infográfico grátis: brasileiro as fraudes online

Considerando a frequência com que o consumidor compra pela internet, ele diria que:

Infográfico grátis: brasileiro e o gasto em compras online

Aqui a tendência de crescimento das compras online na mente do consumidor fica clara. Ele pretende comprar mais ainda no próximo período e cabe aos e-commerces fornecerem condições e vantagens que fidelizem ainda mais esse potencial cliente.

Com relação ao medo de fraudes no e-commerce:

Infográfico grátis: brasileiro e a compra online

Infelizmente, o medo no Brasil de golpes e fraudes é muito grande, e no e-commerce não seria diferente.

Sua loja precisa reforçar que se trata de uma plataforma segura, considerando elementos importantes como design, formas de pagamento, políticas de segurança e devoluções, entre outros.

Infográfico grátis: o papel do frete

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, conseguir oferecer um frete de qualidade com um preço competitivo é ainda mais desafiador.

Por um lado, os clientes esperam uma compra online com o menor custo de frete possível; por outro, os lojistas precisam equilibrar as finanças para custear ou subsidiar o frete, e ainda conseguir manter prazos de entrega que agradam aos consumidores mais exigentes.

Segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), os custos logísticos no Brasil atingiram 18,4% do PIB em 2023. Desse valor, o custo com transporte representa a maior fatia, com 9,30% do PIB.

Nesse cenário, é de fundamental importância que os empreendedores considerem cada vez mais cedo a importância do frete e coloquem-o de modo central em suas estratégias.

Como veremos nos dados a seguir, o cliente já vê o frete como primordial na hora de comprar online e os e-commerces precisam refletir essa realidade em seus negócios.

Infográfico grátis: o consumidor deixa de comprar online se...

Quais fatores mais influenciam o cliente na hora de escolher onde comprar?

Infográfico grátis: o que leva o consumidor a não comprar?

Nunca foi tão fácil pesquisar os concorrentes e descobrir em poucos minutos o preço médio das lojas e outros fatores importantes, como o frete. Por isso é tão importante planejar com cuidado e antecedência os diferenciais que sua loja pode oferecer, principalmente na entrega e nos descontos que irão influenciar o valor final da compra.

O que leva o consumidor a escolher uma loja online para comprar?

Infográfico grátis: a escolha da loja online

Além dos fatores principais como preço do produto e valor do frete, outras características já estão surgindo na mente do consumidor como importantes. A possibilidade de agendar a entrega, por exemplo, entra no fator comodidade, principalmente para clientes que possuem uma vida corrida e não compram pelo receio de não estar em casa na hora da entrega. Vale a pena considerar inovações e novas vantagens que sua loja pode oferecer aos clientes.

Infográfico grátis: sobre o consumidor brasileiro

Em muitos casos, até mesmo por um fator emocional, o cliente não quer pagar o frete, mas está disposto a gastar mais na sua loja. É importante então ter uma estratégia de frete grátis bem definida, seja condicionada ao valor do carrinho ou como promoção em períodos sazonais.

Infográfico grátis: o comportamento do consumidor
Infográfico grátis: o papel do frete

Em um país de dimensões continentais como o Brasil, conseguir oferecer um frete de qualidade com um preço competitivo é ainda mais desafiador.

Por um lado, os clientes esperam uma compra online com o menor custo de frete possível; por outro, os lojistas precisam equilibrar as finanças para custear ou subsidiar o frete, e ainda conseguir manter prazos de entrega que agradam aos consumidores mais exigentes.

Segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), os custos logísticos no Brasil atingiram 18,4% do PIB em 2023. Desse valor, o custo com transporte representa a maior fatia, com 9,30% do PIB.

Nesse cenário, é de fundamental importância que os empreendedores considerem cada vez mais cedo a importância do frete e coloquem-o de modo central em suas estratégias.

Como veremos nos dados a seguir, o cliente já vê o frete como primordial na hora de comprar online e os e-commerces precisam refletir essa realidade em seus negócios.

O consumidor já deixou de comprar algo online…

Infográfico grátis: o consumidor deixa de comprar online se...

O valor do frete segue como rei na hora do cliente decidir ou não se vai clicar no botão de finalizar a compra.

Porém, outros fatores não podem ser esquecidos, como o prazo de entrega rápido e também a percepção de confiança que os clientes têm sobre as transportadoras que sua loja oferece como opção.

Quais fatores mais influenciam o cliente na hora de escolher onde comprar?

Infográfico grátis: o que leva o consumidor a não comprar?

Nunca foi tão fácil pesquisar os concorrentes e descobrir em poucos minutos o preço médio das lojas e outros fatores importantes, como o frete. Por isso é tão importante planejar com cuidado e antecedência os diferenciais que sua loja pode oferecer, principalmente na entrega e nos descontos que irão influenciar o valor final da compra.

O que leva o consumidor a escolher uma loja online para comprar?

Infográfico grátis: a escolha da loja online

Além dos fatores principais como preço do produto e valor do frete, outras características já estão surgindo na mente do consumidor como importantes. A possibilidade de agendar a entrega, por exemplo, entra no fator comodidade, principalmente para clientes que possuem uma vida corrida e não compram pelo receio de não estar em casa na hora da entrega. Vale a pena considerar inovações e novas vantagens que sua loja pode oferecer aos clientes.

O que faz com que o consumidor desista de comprar em determinada loja online?

Infográfico grátis: o que faz o cliente desistir da compra

Considerando essa pergunta e a anterior, fica claro que o preço do produto e o valor do frete são os dois grandes fatores determinantes para um cliente comprar ou não na sua loja.

Criar estratégias e promoções que levam em conta o valor final da compra, preço + frete, pode ser crucial para atrair novos clientes e reter os já existentes.

O que leva o consumidor a escolher o modo de entrega ao realizar compras online?

Infográfico grátis: escolha do modo de entrega

Apesar do valor do frete ser o principal, a combinação do valor do frete com o tempo de entrega pode ser uma estratégia a ser explorada, pois muitos clientes com pressa podem preferir pagar mais para receber o produto em menos tempo.

Infográfico grátis: sobre o consumidor brasileiro

Comportamento dos consumidores em diferentes cenários no e-commerce:

Infográfico grátis: o comportamento do consumidor

Como podemos observar, o frete e suas características são fatores que alteram o comportamento do consumidor de forma muito marcante.

Além de se preocupar com o preço competitivo dos produtos e a qualidade dos mesmos, o lojista online precisa ter em mente que o frete consolida a experiência do cliente no e-commerce e por isso deve estar presente em todas as estratégias.

Infográfico grátis: checklist

Agora que você tem certeza da relevância do frete para o sucesso do seu e-commerce, pode começar a aplicar várias medidas para garantir que a entrega seja um fator positivo nas suas vendas (e não o contrário!).

Na dúvida por onde começar? Confira abaixo o checklist que preparamos para você com diferentes sugestões sobre como usar o frete para vender mais em 2025:

Tenha cuidado com o valor do frete. Ainda está começando e não tem contrato com transportadora? Uma dica é usar uma plataforma de frete como a Frenet para ter acesso à fretes com desconto.

Ofereça frete grátis quando possível. A estratégia do frete gratuito a partir de um valor no carrinho funciona e pode ajudar a diluir os custos por causa do ticket médio mais alto.

Coloque no seu calendário estratégico as suas promoções de frete ao longo do ano. Vale a pena focar em sazonalidades importantes para o seu negócio e pensar em ideias variadas que não pesem tanto no financeiro.

Não esqueça do prazo de entrega. Os clientes estão cada vez mais impacientes e é importante analisar com cuidado todas as opções de frete que você oferece e seus respectivos prazos, principalmente para regiões mais distantes.

Se possível, ofereça uma opção de entrega expressa. Mesmo que seja mais cara, ela é importante para você não perder aquelas vendas com caráter de urgência onde o cliente não pode esperar.

Seu negócio tem um ponto físico? Se sim, organize-se para disponibilizar a opção de retirada na loja. Ela pode oferecer mais praticidade para os seus clientes e ser um diferencial na sua logística.

Você faz muitas vendas dentro da sua própria cidade? Se sim, opções com entrega no mesmo dia na sua região com motoboys, bicicletas, etc., podem conquistar mais clientes que já estão perto de você.

Mantenha os seus processos práticos e eficientes. Quanto mais você demora para postar o produto, mais aumenta o seu prazo de entrega e clientes podem ficar insatisfeitos com a demora em receber o número de rastreio.

Sua loja está crescendo e você precisa de mais opções? Busque novas transportadoras especializadas, elas podem ajudar você com prazos menores e tabelas de preço diferenciadas.

Tenha em mente que a possibilidade de agendar a entrega pode ser vista como algo positivo para uma certa base de clientes, portanto considere se é viável oferecer isso no seu e-commerce.

Infográfico grátis: checklist

Agora que você tem certeza da relevância do frete para o sucesso do seu e-commerce, pode começar a aplicar várias medidas para garantir que a entrega seja um fator positivo nas suas vendas (e não o contrário!).

Na dúvida por onde começar? Confira abaixo o checklist que preparamos para você com diferentes sugestões sobre como usar o frete para vender mais em 2025:

Tenha cuidado com o valor do frete. Ainda está começando e não tem contrato com transportadora? Uma dica é usar uma plataforma de frete como a Frenet para ter acesso à fretes com desconto.

Ofereça frete grátis quando possível. A estratégia do frete gratuito a partir de um valor no carrinho funciona e pode ajudar a diluir os custos por causa do ticket médio mais alto.

Coloque no seu calendário estratégico as suas promoções de frete ao longo do ano. Vale a pena focar em sazonalidades importantes para o seu negócio e pensar em ideias variadas que não pesem tanto no financeiro.

Não esqueça do prazo de entrega. Os clientes estão cada vez mais impacientes e é importante analisar com cuidado todas as opções de frete que você oferece e seus respectivos prazos, principalmente para regiões mais distantes.

Se possível, ofereça uma opção de entrega expressa. Mesmo que seja mais cara, ela é importante para você não perder aquelas vendas com caráter de urgência onde o cliente não pode esperar.

Seu negócio tem um ponto físico? Se sim, organize-se para disponibilizar a opção de retirada na loja. Ela pode oferecer mais praticidade para os seus clientes e ser um diferencial na sua logística.

Você faz muitas vendas dentro da sua própria cidade? Se sim, opções com entrega no mesmo dia na sua região com motoboys, bicicletas, etc., podem conquistar mais clientes que já estão perto de você.

Mantenha os seus processos práticos e eficientes. Quanto mais você demora para postar o produto, mais aumenta o seu prazo de entrega e clientes podem ficar insatisfeitos com a demora em receber o número de rastreio.

Sua loja está crescendo e você precisa de mais opções? Busque novas transportadoras especializadas, elas podem ajudar você com prazos menores e tabelas de preço diferenciadas.

Tenha em mente que a possibilidade de agendar a entrega pode ser vista como algo positivo para uma certa base de clientes, portanto considere se é viável oferecer isso no seu e-commerce.

Infográfico grátis: conclusão

Muitos fatores são essenciais para o sucesso de uma loja virtual e o frete com certeza é um dos que mais se destacam.

Obrigado por chegar até aqui e esperamos que esse conteúdo ajude você a usar o frete de forma inteligente para garantir um 2025 de muitas vendas e sucesso.

Para saber mais sobre a Frenet, visite nosso site e crie sua conta grátis. Lojistas de todo o Brasil usam a nossa plataforma para:

  • Ter acesso à fretes mais baratos dos Correios, Loggi, Jadlog e Total Express;
  • Integrar transportadoras com uma tabela de preços própria;
  • Aproveitar funcionalidades como logística reversa, rastreio automático e impressão térmica;
  • Usar regras de frete para oferecer frete grátis, descontos e promoções na entrega;
  • E muito mais!
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Infográfico grátis: conclusão

Muitos fatores são essenciais para o sucesso de uma loja virtual e o frete com certeza é um dos que mais se destacam.

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Referências

E-commerce Trends 2025

Perspectivas sobre o futuro das vendas online a partir do comportamento do consumidor.
Realização: Octadesk e Opinion Box

Frete e entregas no e-commerce

Como o frete pode ser decisivo na hora de conquistar o consumidor brasileiro.
Realização: Opinion Box

E-commerce Brasil

Brasil no topo: relatório da Atlantico traz Brasil com maior crescimento mundial em e-commerce em 2024.

Atlantico

Latin America Digital Report 2024.

Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL)

Custos logísticos no Brasil atingem 18,4% do PIB em 2023.

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