Você já parou para pensar em quantas pessoas visitaram a sua loja, desejaram os produtos, gostaram do preço… Mas desistiram da compra bem no final, justamente quando foram calcular o frete?
Se você é um empreendedor ou empreendedora com mais experiência, talvez não seja surpresa que a entrega é um dos fatores mais importantes na hora da decisão final de fechar uma compra online.
Porém, você sabe precisamente qual o tamanho dessa importância? E como os consumidores brasileiros enxergam essa relação da compra online com o frete na construção dos seus hábitos de compra?
Neste infográfico você irá encontrar exatamente isso. Continue a leitura para:
Surgiu a empolgação por aí? Vem com a gente para fazer do próximo ano um grande sucesso no seu negócio online!
Segundo o Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024, criado pela Atlantico e divulgado pelo E-commerce Brasil, o nosso país teve o maior crescimento mundial em e-commerce no ano de 2024, registrando um aumento de 16% nas vendas online.
Para colocarmos em perspectiva, a América do Norte cresceu em 12% e a Europa Ocidental cresceu 10%.
Isso mostra que a digitalização do nosso comércio continua a passos largos, um crescimento que vem se destacando desde a pandemia e não para de se desenvolver.
Se ainda temos um longo caminho a percorrer na representação do e-commerce no varejo, afinal estamos bem atrás de países como os Estados Unidos ou a China, a boa notícia é que temos espaço para crescer e os números mostram que estamos na direção certa.
Confira abaixo os dados atualizados (2024) que selecionamos para você sobre o e-commerce brasileiro.
56% Mais pela internet do que em lojas físicas
17% Igualmente pela internet e em lojas físicas
Mesmo que a sua empresa também venda fisicamente, é importante pensar em uma estratégia omnichannel que possa aproveitar a preferência online do consumidor.
88% Compram online pelo menos uma vez por mês
18% Compram uma vez por semana
A facilidade de comprar online está se afirmando na rotina dos brasileiros. E até itens básicos que antes demandavam a saída de casa, como supermercado, agora representam mais uma possibilidade para compras online com praticidade e entregas rápidas.
59% Preços mais baixos do que nas lojas físicas
58% Praticidade de comprar sem sair de casa
51% Promoções que só encontro na internet
Preço e facilidade são os pontos principais na hora da compra online. Será que sua loja está alavancando esses fatores como poderia?
Aqui vale a pena pensar em promoções sazonais ou específicas para uma base de clientes fiel, além de entregas mais rápidas e a possibilidade de compras com recorrência.
61% Aumentou nos últimos 12 meses
51% Vai aumentar nos próximos 12 meses
5% Diminuiu nos últimos 12 meses
3% Vai diminuir nos próximos 12 meses
Aqui a tendência de crescimento das compras online na mente do consumidor fica clara. Ele pretende comprar mais ainda no próximo período e cabe aos e-commerces fornecerem condições e vantagens que fidelizem ainda mais esse potencial cliente.
91% Dos entrevistados já deixaram de comprar por medo de fraude
64% Evitam comprar em certas lojas por medo
61% Sentem que o número de fraudes no e-commerce vem aumentando
Infelizmente, o medo no Brasil de golpes e fraudes é muito grande, e no e-commerce não seria diferente.
Sua loja precisa reforçar que se trata de uma plataforma segura, considerando elementos importantes como design, formas de pagamento, políticas de segurança e devoluções, entre outros.
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, conseguir oferecer um frete de qualidade com um preço competitivo é ainda mais desafiador.
Por um lado, os clientes esperam uma compra online com o menor custo de frete possível; por outro, os lojistas precisam equilibrar as finanças para custear ou subsidiar o frete, e ainda conseguir manter prazos de entrega que agradam aos consumidores mais exigentes.
Segundo a Associação Brasileira de Operadores Logísticos (ABOL) e o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), os custos logísticos no Brasil atingiram 18,4% do PIB em 2023. Desse valor, o custo com transporte representa a maior fatia, com 9,30% do PIB.
Nesse cenário, é de fundamental importância que os empreendedores considerem cada vez mais cedo a importância do frete e coloquem-o de modo central em suas estratégias.
Como veremos nos dados a seguir, o cliente já vê o frete como primordial na hora de comprar online e os e-commerces precisam refletir essa realidade em seus negócios.
92% Pelo valor do frete
83% Pois o prazo de entrega não atendia
41% Por conta da transportadora que a loja oferecia
O valor do frete segue como rei na hora do cliente decidir ou não se vai clicar no botão de finalizar a compra.
Porém, outros fatores não podem ser esquecidos, como o prazo de entrega rápido e também a percepção de confiança que os clientes têm sobre as transportadoras que sua loja oferece como opção.
72% Frete grátis
61% Promoção
48% Prazo de entrega
44% Cupom de desconto
Nunca foi tão fácil pesquisar os concorrentes e descobrir em poucos minutos o preço médio das lojas e outros fatores importantes, como o frete. Por isso é tão importante planejar com cuidado e antecedência os diferenciais que sua loja pode oferecer, principalmente na entrega e nos descontos que irão influenciar o valor final da compra.
65% Preço
62% Valor do frete/frete grátis
54% Promoções
49% Prazo de entrega
21% Opções de entrega que atendem a necessidade
10% Possibilidade de agendar entrega
Além dos fatores principais como preço do produto e valor do frete, outras características já estão surgindo na mente do consumidor como importantes. A possibilidade de agendar a entrega, por exemplo, entra no fator comodidade, principalmente para clientes que possuem uma vida corrida e não compram pelo receio de não estar em casa na hora da entrega. Vale a pena considerar inovações e novas vantagens que sua loja pode oferecer aos clientes.
62% Valor do frete
60% Preço alto
32% Prazo de entrega
20% Opções de entrega que não atendem a necessidade
4% Possibilidade de agendar entrega
Considerando essa pergunta e a anterior, fica claro que o preço do produto e o valor do frete são os dois grandes fatores determinantes para um cliente comprar ou não na sua loja.
Criar estratégias e promoções que levam em conta o valor final da compra, preço + frete, pode ser crucial para atrair novos clientes e reter os já existentes.
77% Dos consumidores concordam que quanto mais rápida for a entrega, maior a chance de conquistá-los como clientes.
Sabemos que uma entrega mais rápida normalmente vai custar mais, porém, ainda assim é válido estudar a possibilidade de oferecer uma entrega expressa ou algo similar, e analisar se o seu público usa essa opção.
54% Dos consumidores colocam mais itens no carrinho só para ter direito ao frete grátis.
Em muitos casos, até mesmo por um fator emocional, o cliente não quer pagar o frete, mas está disposto a gastar mais na sua loja. É importante então ter uma estratégia de frete grátis bem definida, seja condicionada ao valor do carrinho ou como promoção em períodos sazonais.
Ia comprar em uma loja, mas escolheu outra que tinha frete grátis ou mais barato:
76% Já aconteceu mais de uma vez
17% Aconteceu uma vez
7% Nunca aconteceu
Desistiu de uma compra online por não ter frete grátis
69% Já aconteceu mais de uma vez
20% Aconteceu uma vez
11% Nunca aconteceu
Desistiu de uma compra online por causa do prazo longo de entrega
54% Já aconteceu mais de uma vez
29% Aconteceu uma vez
17% Nunca aconteceu
Estava na dúvida ou não ia comprar, mas acabou comprando porque o frete era grátis
58% Já aconteceu mais de uma vez
28% Aconteceu uma vez
14% Nunca aconteceu
Pagou mais caro para ter frete grátis
29% Já aconteceu mais de uma vez
28% Aconteceu uma vez
43% Nunca aconteceu
Como podemos observar, o frete e suas características são fatores que alteram o comportamento do consumidor de forma muito marcante.
Além de se preocupar com o preço competitivo dos produtos e a qualidade dos mesmos, o lojista online precisa ter em mente que o frete consolida a experiência do cliente no e-commerce e por isso deve estar presente em todas as estratégias.
Agora que você tem certeza da relevância do frete para o sucesso do seu e-commerce, pode começar a aplicar várias medidas para garantir que a entrega seja um fator positivo nas suas vendas (e não o contrário!).
Na dúvida por onde começar? Confira abaixo o checklist que preparamos para você com diferentes sugestões sobre como usar o frete para vender mais em 2025:
Tenha cuidado com o valor do frete. Ainda está começando e não tem contrato com transportadora? Uma dica é usar uma plataforma de frete como a Frenet para ter acesso à fretes com desconto.
Ofereça frete grátis quando possível. A estratégia do frete gratuito a partir de um valor no carrinho funciona e pode ajudar a diluir os custos por causa do ticket médio mais alto.
Coloque no seu calendário estratégico as suas promoções de frete ao longo do ano. Vale a pena focar em sazonalidades importantes para o seu negócio e pensar em ideias variadas que não pesem tanto no financeiro.
Não esqueça do prazo de entrega. Os clientes estão cada vez mais impacientes e é importante analisar com cuidado todas as opções de frete que você oferece e seus respectivos prazos, principalmente para regiões mais distantes.
Se possível, ofereça uma opção de entrega expressa. Mesmo que seja mais cara, ela é importante para você não perder aquelas vendas com caráter de urgência onde o cliente não pode esperar.
Seu negócio tem um ponto físico? Se sim, organize-se para disponibilizar a opção de retirada na loja. Ela pode oferecer mais praticidade para os seus clientes e ser um diferencial na sua logística.
Você faz muitas vendas dentro da sua própria cidade? Se sim, opções com entrega no mesmo dia na sua região com motoboys, bicicletas, etc., podem conquistar mais clientes que já estão perto de você.
Mantenha os seus processos práticos e eficientes. Quanto mais você demora para postar o produto, mais aumenta o seu prazo de entrega e clientes podem ficar insatisfeitos com a demora em receber o número de rastreio.
Sua loja está crescendo e você precisa de mais opções? Busque novas transportadoras especializadas, elas podem ajudar você com prazos menores e tabelas de preço diferenciadas.
Tenha em mente que a possibilidade de agendar a entrega pode ser vista como algo positivo para uma certa base de clientes, portanto considere se é viável oferecer isso no seu e-commerce.
Muitos fatores são essenciais para o sucesso de uma loja virtual e o frete com certeza é um dos que mais se destacam.
Obrigado por chegar até aqui e esperamos que esse conteúdo ajude você a usar o frete de forma inteligente para garantir um 2025 de muitas vendas e sucesso.
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Perspectivas sobre o futuro das vendas online a partir do comportamento do consumidor.
Realização: Octadesk e Opinion Box
Como o frete pode ser decisivo na hora de conquistar o consumidor brasileiro.
Realização: Opinion Box
Brasil no topo: relatório da Atlantico traz Brasil com maior crescimento mundial em e-commerce em 2024.
Latin America Digital Report 2024.
Custos logísticos no Brasil atingem 18,4% do PIB em 2023.
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