Frenet: Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos

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Aproveite o infográfico completo abaixo.

O VALOR DO FRETE: Como usar o frete para vender mais em 2024

Você sabia que o frete fica apenas atrás do preço na lista de motivos que o cliente considera quando vai escolher uma loja online para comprar? Pois é.

O frete e as condições de entrega são fatores decisivos no momento da decisão de compra online e, com a concorrência cada vez mais acirrada, não dá mais para oferecer fretes ruins para os clientes.

Neste infográfico produzido pelo time de conteúdo da Frenet, você irá encontrar:

  1. Dados recentes sobre e-commerce e frete no mercado brasileiro.
  2. Reflexões e dicas sobre como encarar essas informações.
  3. Um passo a passo prático para melhorar o frete da sua loja e alavancar as vendas usando o frete como diferencial em 2024.

Vamos nessa?

O FUTURO DO E-COMMERCE

Com a pandemia, o avanço do comércio eletrônico no mercado consumidor brasileiro foi acelerado. Muitas pessoas que ainda sentiam algum tipo de receio em comprar online, de repente foram obrigadas a experimentar.

Com isso, é evidente que essa aceleração iria diminuir um pouco após a volta da “normalidade”, mas o fato é que a tendência de comprar online continua e continuará a aumentar. Simplesmente não há mais volta.

De acordo com uma pesquisa sobre as tendências do e-commerce para 2024 realizada em maio de 2023: “Considerando os últimos 6 meses, o consumidor comprou mais pela internet ou em lojas físicas?”

58% mais pela internet do que fisicamente
6% comprou apenas pela internet

Ou seja, mesmo que a sua loja ainda venda fisicamente, não dá para ignorar a relevância do público que prefere comprar online.

85% dos entrevistados compram online pelo menos uma vez por mês. A compra virtual já faz parte da rotina dos brasileiros.

57% dos respondentes, dentre os que preferem comprar fisicamente, fazem isso porque preferem levar o produto na hora. Aqui fica clara a importância dos prazos de entrega cada vez menores, inclusive do “same day delivery” (entrega no mesmo dia).

Sobre a frequência de compra online do consumidor recentemente:

64% aumentou nos últimos 12 meses
54% vai aumentar nos próximos 12 meses

Se tantas pessoas assim estão planejando comprar mais online, é essencial que as lojas se preparem antecipadamente para isso, principalmente na questão logística.

O FRETE COMO PROTAGONISTA

Os números não mentem: o frete é uma das principais estrelas do e-commerce quando se trata de fechar as vendas e diminuir o número de carrinhos abandonados.

As pessoas pesquisam mais (e até gastam mais) dependendo das suas preferências e necessidades de entrega. E também estão sempre de olho nas lojas que facilitam o processo de entrega do produto, afinal, os concorrentes estão apenas a um clique de distância e a comparação online é muito mais rápida.

De acordo com uma pesquisa sobre frete e entregas no e-commerce brasileiro realizada em junho de 2023, quando questionados “O que te leva a escolher uma loja online para comprar?”, estas foram as respostas:

68% dos entrevistados escolheram “preço”
65% escolheu “valor do frete / frete grátis”
55% escolheu “promoções”
46% escolheu “prazo de entrega”

O frete ficou apenas atrás do preço como fator decisivo na hora da escolha, portanto é fundamental que sua estratégia considere o frete com muito cuidado.

67% dos respondentes afirmou que o valor do frete é um dos motivos para desistir de comprar em uma loja online
62% afirmou que um dos motivos seria o preço alto

Quanto à pergunta sobre desistir de comprar, o frete ficou na frente do preço, o que mostra que ele é uma dor muito grande para os consumidores na hora da compra.

54% das pessoas colocam mais itens no carrinho só para ter direito ao frete grátis. Os compradores estão dispostos a gastar mais na sua loja se isso significar o não pagamento da entrega.

Quando foi apresentada na pesquisa uma série de cenários e questionados se os consumidores já fizeram isso mais de uma vez, estas foram as respostas:

48% “Desisti de uma compra online por causa do prazo longo de entrega”
50% “Estava na dúvida se ia ou não comprar, mas acabei comprando porque o frete era grátis”
63% “Desisti de uma compra online por não ter frete grátis”
70% “Ia comprar em uma loja, mas escolhi outra que tinha frete grátis ou mais barato”

Em todos esses cenários, uma coisa fica evidente: o frete e o frete grátis são fatores determinantes para a
realização das compras online.

PASSO A PASSO PARA UM FRETE QUE VENDE

Que o frete é crucial para o sucesso do seu e-commerce, você já sabe. Como, então, usar isso a favor da sua loja e vender mais em 2024 por causa do frete?

Um bom começo é seguir o passo a passo que preparamos para você, baseado nos dados encontrados e na nossa própria experiência como uma plataforma de frete.

1

Cuide do valor do frete

Usando um intermediador de fretes como a Frenet você pode ter acesso a preços bem mais baixos do que os preços praticados no balcão.

Como negociamos uma grande quantidade de envios, conseguimos descontos expressivos com as transportadoras (Correios, Loggi e Jadlog) e repassamos esses descontos para você. Confira:

São Paulo para Campinas – Pacote de 300g

Na Frenet: R$ 10,16
Direto nas Agências: R$ 21,00

2

Ofereça frete grátis (se possível)

Como vimos, o frete grátis é um dos maiores atrativos para os consumidores, mas a sua loja também não pode ficar no prejuízo por causa disso. Pensando nisso, olha só algumas ações que você pode considerar:

  1. Ofereça frete grátis a partir de um valor no carrinho. Essa estratégia funciona e ajuda você a diluir os custos do frete.
  2. Planeje suas promoções de frete ao longo do ano. Assim, você não pega o seu financeiro de surpresa.
  3. Use as regras de frete especiais da Frenet. Automatize suas ações promocionais no frete e ganhe mais tempo.

3

Não esqueça do prazo de entrega

Logo após o valor do frete e o frete grátis, é o prazo de entrega que os clientes olham. E a expectativa para receber o produto em cada vez menos tempo (ou até no mesmo dia) é crescente. Confira o que você pode fazer:

  1. Tenha uma opção de entrega expressa. Mesmo que seja mais cara, sempre vai existir aquele cliente com pressa que pode preferir essa opção.
  2. Cuide dos seus processos. Quanto mais tempo você demora para postar um produto, mais isso vai aumentando seu prazo.
  3. Busque novas transportadoras. Opções regionais ou transportadoras especializadas podem ajudar você a entregar mais rápido.

MUITO OBRIGADO

Esperamos que esse material ajude você a pensar o frete de forma estratégica e ter um ano de muito sucesso em 2024.

Para saber mais sobre a Frenet e experimentar gratuitamente, visite www.frenet.com.br e crie sua conta grátis.

Referências

E-commerce Trends 2024

Perspectivas sobre o futuro das vendas online a partir do comportamento do consumidor.
Realização: Octadesk e Opinion Box.

Fretes e entregas no e-commerce

A importância do frete como fator decisivo para compras nas lojas virtuais.
Realização: Opinion Box.

Renove a sua gestão de frete em 2024 e venda mais

Agora você tem certeza: o frete é essencial para fechar mais vendas. Em 2024, pare de perder clientes por causa do frete e teste a Frenet.

Somos uma plataforma de frete acessível, fácil de usar e já temos +40 mil lojas virtuais usando a nossa estrutura para oferecer fretes mais baratos e práticos aos seus clientes.

Com a gente, você tem:
✅ Logística reversa com desconto no PAC e SEDEX
✅ Correios, Loggi e Jadlog em vários pontos de postagem
✅ Rastreio automático dos envios e mais praticidade
✅ Se precisar, integre quantas transportadoras quiser à sua loja

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