Reclame Aqui Sua loja virtual precisa ter uma conta nessa plataforma
Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Header
Planos e preços Simule seu frete Parceiros Rastreio
Acessar meu painel Criar minha conta
Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Header
Criar minha conta

login Acessar meu Painel paid Planos e preços calculate Simule seu frete people Parceiros location_on Rastreio
Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Afinal, por que é preciso estar atento ao site de reclamações Reclame Aqui?

Afinal, por que é preciso estar atento ao site de reclamações Reclame Aqui?

Para as empresas transportadoras ou lojas de e-commerce, lidar com os diversos tipos de site de reclamações tem sido algo comum. Por isso, é importante aprender a não encarar plataformas como o Reclame Aqui como inimigas, mas, sim, aliadas.

Isso é possível se você aproveitar o feedback desses canais para melhorar a gestão logística, conseguir novos negócios e otimizar os processos no geral.

Para saber mais sobre como esses canais funcionam e se preparar para lidar com eles da melhor forma, continue acompanhando este artigo.

O que é o Reclame Aqui?

O Reclame Aqui foi criado em 2001 por conta de uma insatisfação de Maurício Vargas com o serviço de uma companhia aérea. A partir de então, o site funciona como um intermediador entre o cliente e as empresas para possibilitar relações mais justas e transparentes.

Nessa plataforma, qualquer pessoa pode abrir uma reclamação sobre alguma organização, desde que seja maior de idade e possua um CPF válido. Depois de reclamar, o cliente pode ainda avaliar a empresa acerca do atendimento. Essa avaliação serve como base para uma média ponderada que permite o ranqueamento das marcas em uma das páginas principais.

Daí a importância desse site. Segundo o próprio Reclame Aqui, 92% das pessoas recorrem a ele antes de efetuarem uma compra para verificar o histórico das companhias. Ou seja, o serviço acaba funcionando também como um guia para os clientes se nortearem antes de fechar negócio.

Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Afinal, por que é preciso estar atento ao site de reclamações Reclame Aqui?

Por que ficar atento ao que é publicado nesse site de reclamações?

Listamos abaixo alguns bons motivos pelos quais você deve se importar com as reclamações realizadas nessas plataformas.

Mancham a reputação

A reputação online é algo muito importante em nossos tempos. Como já mencionado, a maioria dos compradores virtuais pesquisa antes de negociar com uma marca, pois quer ter certeza de que ela é, de fato, confiável.

Além disso, mensagens não respondidas ou tratamentos inadequados nesses sites geram uma imagem ruim da empresa e isso prejudica mais do que a nota da avaliação. Afinal, os clientes podem reclamar do atendimento ruim nas redes sociais, por exemplo, o que geralmente se espalha rapidamente.

Diminuem as vendas

Uma imagem ruim afeta diretamente a quantidade de vendas que uma empresa consegue fechar. O índice de usuários que chegam às plataformas de pesquisa e desistem de negociar é alto.

O próprio fato de serviços serem ofertados na internet já deixa muitos clientes inseguros. Por isso, é importante responder as dúvidas deles para que o número de vendas aumente.

Dificultam a fidelização dos clientes

Evidentemente, um cliente que registra uma reclamação e é mal atendido dificilmente será fidelizado pela empresa com a qual teve a experiência negativa. Assim, a companhia perde não somente negócios novos, mas afasta os clientes antigos também.

Atualmente, fidelidade é um dos principais fatores que levam à conquista de novos clientes. Portanto, isso tudo está relacionado.

Elevam os custos

Caso uma reivindicação não seja devidamente atendida, ela pode evoluir para um pedido de indenização por algum direto que foi violado, tornando-se um custo ainda maior para empresa.

Por isso, é importante se relacionar bem com os clientes, estar sempre ciente de suas preocupações e mantê-los satisfeitos, caso contrário, a companhia pode ter que arcar com gastos não planejados.

Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Afinal, por que é preciso estar atento ao site de reclamações Reclame Aqui?

O que fazer para evitar reclamações?

Como foi mostrado acima, é importante atentar para os índices do Site Reclame Aqui e de outros sites, pois eles podem prejudicar os negócios. Mas as empresas podem também trabalhar para evitar incidências e melhorar ainda mais a reputação.

Geralmente, o que leva o usuário a registrar “mil reclamações” é a frustração de alguma expectativa. Por essa razão, foque nos problemas principais. Por exemplo: invista em soluções de rastreamento de mercadorias, em um site responsivo que gere uma experiência satisfatória de utilização e em mais transparência com relação aos produtos disponíveis a venda.

O Reclame Aqui é uma plataforma que vem adquirindo cada vez mais relevância. Por conta disso, deve ser analisado com cuidado por empreendedores que prezam pelos bons resultados.

Se você gostou de aprender mais sobre a importância de um site de reclamações, compartilhe esse conteúdo com os amigos nas redes sociais.

Loggi na Frenet
Total Express na Frenet
Ganhe descontos com as Ofertas Parceiras da Frenet
Baixe o App da Frenet
Frenet + Total Express
Ofertas Parceiras

Últimas notícias

  • A importância da embalagem no e-commerce: eficiência, economia e experiência do cliente
  • Frete Turbo da Frenet: a solução para oferecer frete barato e vender mais
  • Nem sempre é amor à primeira vista: a importância da logística reversa no Dia dos Namorados 2025
  • Simplifique sua logística: emita etiquetas de frete direto do celular com o App Frenet
  • iMile chegou na Frenet: gere etiquetas de frete sem burocracia

Categorias

  • Aplicativo
  • Aulas
  • Bling
  • Cases de Sucesso
  • Checkout Otimizado
  • Dicas
  • E-Commerce
  • Etiquetas de Frete
  • Etiquetas de Frete – Saiba Mais
  • Eventos
  • Frenet
  • Frenet Select
  • Gestão do Frete
  • Integração
  • iSet
  • Loja Integrada
  • Magento
  • Marketplace
  • Modus
  • Nuvemshop
  • Opencart
  • Plataformas
  • Prestashop
  • Primeiros Passos
  • Primeiros Passos – Tutorial
  • Regra de frete
  • Shopify
  • Sistemas de Gestão
  • Social Selling
  • Tiny
  • Transportadoras
  • Transportadoras
  • Transportadoras – Saiba Mais
  • Transportadoras – Tutoriais
  • Tray Commerce
  • Universidade do Frete
  • WooCommerce
  • Xtech Commerce

Material de apoio

- Baixe gratuitamente vários e-books e aprenda mais!

Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Footer

Nilo Peçanha, 507
Salas 07 e 08

Centro, Birigui – SP
16200-065

    • Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Footer
    • Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Footer
    • Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Footer
    • Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Footer

A empresa

  • Planos e preços
  • Simular Frete
  • Rastreio
  • Blog Frenet
  • Trabalhe Conosco

Nossas parcerias

  • Parcerias
  • Motoboy
  • Jadlog
  • Loggi
  • Correios

Integrações

  • Loja Integrada
  • Magento
  • Nuvemshop
  • Tray
  • WooCommerce

Integrações

  • Shopify
  • Olist ERP
  • PrestaShop
  • Moovin
  • Bagy

Material de apoio

  • Universidade do Frete
  • Central de Ajuda
  • API Frenet
  • Perguntas Frequentes
  • Regras de Frete
  • © 2025 Frenet – CNPJ 05.009.138/0001-75
Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Footer

Nilo Peçanha, 507 Salas 07 e 08
Centro, Birigui – SP
16200-065

  • Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Footer
  • Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Footer
  • Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Footer
  • Frenet - Conecte transportadoras na sua loja virtual Footer

A empresa

  • Planos e preços
  • Simular Frete
  • Rastreio
  • Blog Frenet
  • Trabalhe Conosco

Nossas parcerias

  • Parcerias
  • Motoboy
  • Jadlog
  • Loggi
  • Correios

Integrações

  • Loja Integrada
  • Magento
  • Nuvemshop
  • Tray
  • WooCommerce
  • Shopify
  • Olist ERP
  • PrestaShop
  • BagyPro
  • Moovin

Material de apoio

  • Universidade do Frete
  • Central de Ajuda
  • API Frenet
  • Perguntas Frequentes
  • Regras de Frete

© 2025 Frenet – CNPJ 05.009.138/0001-75

Valorizamos sua privacidade

Utilizamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação, exibir anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com nosso uso de cookies

FuncionalSempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opçõesGerenciar serviçosManage {vendor_count} vendorsLeia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title}{title}{title}