Tenha o prazo de entrega como atrativo do seu e-commerce
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Prazo de entrega: o desafio do e-commerce brasileiro

Prazo de entrega: o desafio do e-commerce brasileiro

O prazo de entrega contribui significativamente para conclusão da compra no comércio eletrônico. Saiba como otimizar as tarefas do dia a dia para agilizar a entrega para o seu cliente.

O que você faz para que o consumidor escolha comprar em seu site e não no concorrente? Provavelmente, você já sabe que o frete é fator decisivo para quem compra online e não é apenas do preço que estamos falando.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes, sobretudo após o hábito de comprar sem sair de casa, adquirido por muitos brasileiros durante a pandemia. Hoje, o prazo de entrega também é extremamente importante, assim como preço, qualidade do produto e custo do frete. Ou seja, o freguês não quer esperar muito para que a encomenda chegue até ele.

Relatório E-commerce Brasil

Segundo um relatório desenvolvido pelo E-commerce Brasil juntamente com empresas parceiras, 50% dos usuários apontam prazo de entrega como o principal tomador de decisão quando o assunto é comprar na internet.

Além disso, há uma estimativa que até 2026, cerca de 25% das compras online serão entregues no mesmo dia.

O relatório do E-commerce Brasil tem como tema os desafios logísticos no Brasil. O objetivo é a divulgação de informações atualizadas. Dessa forma, lojistas e profissionais de e-commerce ficam por dentro das transações do mercado para investir nas melhores soluções.

Velocidade de entrega

Um dos principais assuntos do relatório é referente a velocidade da entrega. Afinal, o prazo de entrega curto acabou virando um pré-requisito de compra.

Sendo assim, é enfatizado que nem sempre é possível chegar a todos lugares com ligeireza. Além disso, não adianta atrair o cliente com um prazo de entrega extremamente rápido e não conseguir cumpri-lo. Ou seja, isso vai gerar descontentamento para o cliente e suporte para o e-commerce.

Por isso, é necessário que seja otimizado o processo de pós-venda que é feito antes do produto ser entregue à transportadora. Afinal, se o lojista demora para separar e entregar a mercadoria para o transporte, consequentemente, demora para chegar ao cliente.

Como ganhar agilidade com o pós-venda?

Um pós-venda otimizado é fundamental para quem vende online, principalmente se o objetivo é agilizar o processo interno para ter um prazo de entrega curto e agradar o cliente.

Ferramentas de gestão

Fazer tudo sozinho é praticamente impossível para quem vende online, principalmente quando o e-commerce já possui um volume de vendas significativo. Por isso, trabalhar com ferramentas de gestão para otimizar o processo do dia a dia é fundamental.

Um ERP, por exemplo, te auxilia com a emissão de nota fiscal, controle de estoque, controle da movimentação e outras funcionalidades que ajudam a poupar tempo.

Em relação ao frete, poder fazer a gestão em um único lugar proporciona ainda mais agilidade. Consequentemente, contribui para que a encomenda chegue até o seu cliente dentro do prazo de entrega. Além disso, oferecer o rastreio para o seu cliente é muito importante.

Na Frenet você faz a gestão completa do frete do seu e-commerce, oferece rastreamento automático para os envios emitidos com desconto na plataforma, imprime várias ao mesmo tempo e muito mais.

Ainda, é possível importar seus pedidos e emitir etiquetas com apenas alguns cliques. São diversas funcionalidades para agilidade e otimização do tempo

Controle de estoque

O controle de estoque é indispensável, principalmente para não correr o risco de vender uma mercadoria que esteja esgotada.

No entanto, se o seu objetivo também é agilizar o processo de separação, para que o prazo de entrega seja curto e que a mercadoria chegue em dia, a organização não pode faltar.

Dessa forma, você e sua equipe irão localizar o produto vendido com maior facilidade. Setorizar o estoque por gênero, modelo, tamanho ou cor, pode ser uma alternativa para ajudar na organização e proporcionar agilidade.

Outro ponto importante é sempre estar preparado para datas com grande movimentação nas vendas, como: Black Friday, Dia das Mães, Dia do consumidor e outras.

Sendo assim, prepare o seu estoque e compre mercadorias com antecedência. Se necessário, contrate funcionários temporários para auxiliar durante esse período e não atrasar as entregas.

Transportadoras parceiras

Por fim, e não menos importante, trabalhar com as transportadoras certas, é primordial. Por isso, é importante que você pesquise bem. Dessa maneira, você obtém informações, como: se a transportadora lida bem com imprevistos, qual o tamanho da frota e se o atendimento ao cliente é bom.

Também, é interessante trabalhar com transportadoras especializadas no seu segmento de atuação. Assim, além de um prazo de entrega curto, você também obtém preços competitivos. Na Frenet você pode integrar quantas transportadoras desejar. E ainda, consegue receber indicação das melhores transportadoras para o seu negócio.

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