Saiba quais são os principais indicadores de desempenho logístico e como melhorá-los

A eficácia de qualquer gestão começa com o monitoramento adequado de indicadores de desempenho logístico, também chamados de KPIs (Key Performance Indicators) Logísticos. Esses indicadores são métricas utilizadas para avaliar processos relacionados à gestão da cadeia de suprimentos e seus resultados para a organização.

É por meio desses indicadores que a empresa verifica a viabilidade de estratégias, avalia sua competitividade no mercado, identifica gargalos operacionais, reconhece oportunidades de melhoria e embasa sua tomada de decisão. Dessa forma, torna-se possível privilegiar características indispensáveis para o sucesso, como eficiência e capacidade de atender aos requisitos de satisfação dos clientes.

Neste post, apresentaremos os principais indicadores de desempenho logístico e como implementá-los em sua estratégia para melhorar a gestão. Acompanhe!

Nível de SLA (Service Level Agreement)

Esse indicador mede o cumprimento dos prazos de entrega e as condições iniciais acordadas entre as partes da relação (cliente e e-commerce, por exemplo). As condições podem ser explícitas, por meio de contratos, ou implícitas na própria ação de contratação ou aquisição.

É um dos principais indicadores de desempenho logístico, pois representa maior comprometimento da empresa com os valores repassados ao mercado e na satisfação da experiência do seu cliente.

Tempo de entrega

Como o próprio nome diz, está relacionado ao tempo entre a saída do produto da empresa ou do seu centro de distribuição, até a chegada na residência dos clientes. É também chamado de OCT (Order Cicle Time) ou ciclo do pedido.

Devido à alta competitividade do mercado, como o de um e-commerce, esse índice nunca deve ser alto, pois pode demonstrar altos níveis de insatisfação de clientes e facilidade em perder market share para a concorrência.

Para que o índice seja determinado é preciso reduzir da data de entrega a data do pedido. Esse prazo não deve ser superior a 24 horas para despacho em áreas de até 350 km de distância do local de saída do produto.

O prazo pode variar conforme métodos de produção, armazenagemproblemas no transporte, nível de urgência estabelecido ou falhas no processo de picking ou packing, por exemplo. Apesar disso, são informações que precisam ser apresentadas ao cliente ou ao contratante como SLA e esclarecidas para os interessados na ocorrência de imprevistos.

Custo de transporte em % de vendas

Esse indicador propicia uma visão geral dos custos associados ao transporte dos bens em relação à receita bruta da empresa. Para aumentar sua acuracidade, o valor deve ser rateado por cliente ou grupo de produto. Sua determinação é feita dividindo-se o valor total gasto com transporte pela receita bruta e multiplicando o resultado por 100.

Taxas mais altas indicam despesas maiores, ou seja, se a empresa repassa aos clientes, pode significar insatisfação ou perda de competitividade. Entretanto, se arca sozinha com os valores, pode perder a margem de lucro, ter resultados insatisfatórios e trabalhar de forma injustificada.

Para que os indicadores de desempenho logístico sejam eficazes é preciso utilizar os dados de sistemas de informações gerenciais, como softwares ERP (Enterprise Resource Planning), TMS (Transportation Management System) ou WMS (Warehouse Management System).

Por meio desses sistemas é possível gerar informações confiáveis, em tempo real, para acompanhar os KPIs e os processos organizacionais. Isso é possível principalmente devido à eliminação de rotinas manuais de lançamento, integração entre ferramentas e a mobilidade e acessibilidade dos dados.

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