Sedex: confira formas de entrega para o seu e-commerce
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Sedex e outras Opções de Logística para Lojas Virtuais

Confira as formas de entrega que você pode utilizar na sua loja virtual e as vantagens e desvantagens do Sedex.

Para quem é mais antigo no e-commerce brasileiro, deve sentir saudade do  e-sedex para realizar a entrega de seus produtos, pois era uma forma eficiente e barata para desempenhar esse serviço.

Em 2017 os Correios informaram que o serviço seria interrompido, o que surpreendeu muitos empresários que precisaram buscar novos meios de transporte para as suas mercadorias.

Utilizado por pequenos e médios e-commerces desde a sua criação, o e-sedex usava a mesma forma das entregas comuns, contudo, custava entre 20% e 30% menos que o tradicional.

Porém, o e-commerce continuou ganhando espaço no mercado brasileiro e não iria parar por isso. Há vários meios alternativos de entrega que são utilizados pelas empresas.

Este artigo apresentará alternativas existentes no mercado para possibilitar que a entrega dos produtos possam ser realizadas de maneira prática e eficaz. Continue a leitura e confira!

fim do e-sedex

 

Como funciona e quais as vantagens do sedex?

O Sedex foi um serviço desenvolvido pelos Correios para o atendimento de envios expressos. É um produto bastante delimitado para uma área específica. A maior vantagem dele em relação a outras modalidades de entrega disponibilizadas pelos correios, é o prazo reduzido. Porém, em contra partida, conforme o prazo menor, aumenta o valor.

No entanto, sua cobertura também é reduzida e para conseguir preços melhores, é necessário firmar contrato com os Correios para usufruir de suas vantagens.

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Opções de serviços de entrega de suas encomendas

Transportadoras

Existem várias transportadoras no mercado, porém algumas possuem mais experiência no ramo do comércio virtual.

As lojas virtuais precisam minimizar a dependência de apenas um operador logístico. É preciso diversificar a logística, buscando especialistas por que atendam diferentes tipos de cargas por região do Brasil.

Muitas lojas têm investido nessa possibilidade como uma estratégia para redução da dependência. Para quem operava somente com Correios, e todos os anos sabia que haveriam greves, era necessário prever o aumento de reclamações por parte dos clientes. Além disso, possuir mais de uma forma de entrega, facilita a negociação com as transportadora. Assim, amplia o poder de barganha no tocante aos preços, melhorando a flexibilidade nas operações.

Um ponto positivo de possuir diversas transportadoras prestando o serviço de logística da sua loja virtual, é que você consegue ter parceiros logísticos que são especialistas por tipos de cargas. Cargas pequenas (até 30 kg) e cargas grandes que possuem um volume e peso maior que a média.

As lojas podem optar por essa estratégia de duas maneiras: utilizando um contrato direto com uma empresa ou o uso de plataformas de gestão integrada.

Ademais, com mais uma transportadora, o risco de ocorrer alguma greve ou paralisação com todas, ao mesmo tempo, é quase improvável. Dessa forma, possibilita que a encomenda chegue mais rápido ao consumidor, garantindo a confiança e credibilidade da empresa.

Entregas alternativas e aplicativos de entrega

Além de buscar grandes transportadoras para suas mercadorias, é preciso conseguir serviços alternativos de acordo com cada tipo de produto. Foque em agregar valor para o seu cliente, oferendo motoboys para entregas locais, retirada na loja e até mesmo pontos de coleta.

Entregas alternativas também podem ser realizadas por motoboy ou veículo próprio. Mas essa opção depende muito da abrangência daloja virtual. Se a entrega da encomenda for próxima à loja ou junto ao estoque, é possível que o prazo da remessa seja mais rápido, promovendo assim a satisfação do cliente.

O uso de motoboys possui características específicas. Além do envio de bebidas, alimentos, flores, brindes, documentos e convites, o entregador também pode levar outras mercadorias perecíveis. Ou seja, é possível passar instruções específicas sobre a entrega com o contato direito com o remetente — o que não acontece nos Correios ou em outras empresas de transporte de encomendas.

Entregas realizadas por ciclistas assemelha-se ao serviço prestado por motoboys. Mesmo que sejam pouco ágeis, especialmente em grandes distâncias, elas são mais baratas e certamente menos danosas ao meio ambiente, já que não há emissão de poluentes, o que também poderia se tornar um elemento de empatia para o comprador.

Aderir a aplicativos de entrega também é uma boa opção. O grande diferencial dessas empresas de aplicativos é que elas têm o objetivo de realizar as entregas programadas para o dia seguinte ou até para o mesmo dia, disponibilizando também o serviço de coleta.

Por meio desses aplicativos, ciclistas, motociclistas, taxistas, motoristas ou qualquer proprietário de veículos realizam entregas em pouco tempo.

Mas há um porém: elas não estão presentes em todas as cidades, de modo que o serviço pode não ser tão rápido em determinadas regiões.

Outros serviços dos Correios

Mesmo com ótimas opções de transportadoras privadas, os Correios possui outras boas opções de serviços específicos para lojas virtuais, como o PAC, o Sedex e Mini Envios. Porém, sem contrato com correios, eles podem se tornar mais caros para as empresas de e-commerce.

A solução é realizar um contrato com os Correios, com isso eles disponibilizarão descontos ao empresário, de acordo com o volume mensal de envio ou utilizar plataformas de intermediação, como a Frenet.

Na Frenet você pode gerar e imprimir etiquetas de frete dos Correios na hora, sem burocracia, sem contrato e com desconto. O melhor de tudo é que você não precisa contratar um plano com mensalidade. Ou seja, você só paga pelo frete que emitir.

A grande desvantagem dos Correios é a limitação de peso e dimensão dos produtos, por esse motivo, muitos empresários optam por outros tipos de transporte.

Desafios do e-commerce com o fim do e-sedex

Lá, em 2017, para os empresários do comércio virtual, o fim do e-sedex se tornou um desafio, pois eles tinham uma boa opção de serviço que realizava o envio dos seus produtos com segurança e rapidez, cobrando um preço justo no mercado. Depois, eles precisaram agir e contratar um serviço que ofereça a mesma segurança e eficiência que o e-sedex proporcionava.

Para que haja uma tomada de decisão mais assertiva, é interessante que você procure uma plataforma de gestão logística, como o Frenet, que possibilita, de maneira simples, a integração entre lojas virtuais e transportadoras, visando realizar cotações de frentes e rastreio.

É importante frisar que a Frenet é uma alternativa aos correios, pois com ela o lojista poderá integrar qualquer outra forma de entrega existente no mercado. Por isso, vale lembrar que o fim do e-sedex não foi um prejuízo para as lojas virtuais, pois elas foram forçadas a buscar novas opções de frete, diversificando a logística, diminuindo riscos e oferecendo melhores opções para os clientes. 

Sendo assim, o fim do serviço e-sedex não inviabilizou as operações logísticas do e-commerce. Ele apenas forçou a adaptação e mudanças nos meios de entrega das empresas, mas que não significou o aumento de custos para os negócios.

Ainda assim, é importante ressaltar que antes mesmo de escolher qual método adotar, é essencial realizar simulações e cálculos com foco no histórico e nas médias de postagens. Isso permite que o empresário escolha o serviço que seja o mais adequado e pertinente para a realidade do seu empreendimento.

Se você é consumidor e comprou em uma loja que utiliza a Frenet, você pode rastrear a sua mercadoria neste link.

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