Skip to main content
Integração ERP na Loja Virtual

Como um ERP pode ajudar na integração e-commerce?

O varejo online está cada vez mais presente na nossa rotina, e para quem empreende é uma oportunidade de conhecer o seu público e seu nicho de mercado com maior abrangência. Ainda mais agora, que estamos com restrições de movimentação.

O desafio para operar um negócio online é exatamente o de manter todos os setores da empresa integrados e funcionando, e para isso, um sistema de gestão ERP é fundamental para manter a organização interna e facilitar processos. 

Entre os principais benefícios estão a otimização da gestão, evitar erros, reduzir prazos, isso, frequentemente, melhora a experiência do cliente. 

Importância de utilizar o ERP no e-commerce: 

Em suma, o Enterprise Resource Planning (ERP)  é um sistema de gestão que permite integrar todas as atividades do negócio.

Com ele, é possível automatizar tarefas como emissão de notas fiscais e boletos, integrar as áreas da empresa e integrar aos marketplaces e parceiros logísticos.

Principalmente quando a operação começa a tomar maiores proporções, e inicia a venda em múltiplos canais, o controle através do ERP se faz fundamental para manter a saúde financeira e a visão ampla do negócio. 

A possibilidade de gerenciar sua loja virtual em um sistema único, desde o cadastro dos produtos até a entrega dos pedidos é um grande facilitador. Isso faz com que aumente a produtividade da equipe, já que processos repetitivos passam a ser realizados de forma automatizada. 

A primeira vista, os motivos principais para utilizar um ERP no e-commerce estão: 

  • Primeiramente, otimizar o trabalho e diminuir as chances de erros;
  • Em segundo lugar, gerenciar o estoque e agilizar a organização das operações;
  • Juntamente com controle de finanças e automatização de documentos burocráticos, como notas ficais e boletos bancários;
  • Enfim, você terá mais tempo para melhorar a experiência do consumidor. 

Outras vantagens de utilizar um ERP: 

  1. Integração aos marketplaces:Um bom ERP deve estar integrado ao mesmo tempo, a centenas de plataformas, marketplaces e operadores logísticos. Isso permite que você gerencie a sua loja virtual com organização e facilidade do pedido à entrega.
  2. Agiliza o preparo dos produtos destinados aos clientes: Os pedidos feitos em sua loja virtual são recebidos automaticamente pelo sistema. Dessa forma, a nota fiscal e a etiqueta são emitidas sem precisar digitar informações novamente. 
  3. Controla o estoque: a gestão do estoque dos produtos à venda em sua loja virtual se tornará ainda mais fácil. É possível cadastrar produtos no sistema com descrições detalhadas, além de inserir informações fiscais, para automatizar o faturamento.
  4. Automatiza integrações logísticas: Diminua a chance de falhas de comunicação ou atraso nas entregas. Dessa forma, terá um pós venda mais eficiente. 

Integração de operações físicas e virtuais: O sistema ERP integrado a loja virtual também possibilita centralizar a gestão de ambos os canais. Isso evita equívocos especialmente no controle de estoque e vendas realizadas.

Facilitar os processos para vender mais

O empreendedor precisa ter tempo para pensar no negócio de forma criativa, não somente cumprir tarefas automáticas.

Logo, o sistema de gestão ERP auxilia desde a inserção de novos produtos no estoque ao acompanhamento do status de pedidos de venda.

Todo o fluxo operacional fica organizado, agilizando os processos e ganhando tempo e eficiência na rotina diária. Também são visíveis os seguintes benefícios:

  • Praticidade na gestão: O ERP conta com o auxílio de ferramentas úteis, centralizadas em uma plataforma única, ganhando o controle completo dos principais setores da sua loja virtual.
  • Organização de informações: Todas as informações da operação ficam compiladas em um único sistema.
  • Processos burocráticos automatizados: A emissão de notas fiscais e boletos bancários é feita de forma automática. Bem como os cálculos de impostos e a importação das vendas realizadas em sua loja virtual.

Conhece o Bling?

O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) para micro e pequenas empresas. Sua plataforma permite que empresários possam organizar a gestão do seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.

São diversas ferramentas que possibilitam o controle total sobre as vendas, finanças, estoque, produtos, clientes, pedidos, comissões de vendedores e agora também a Conta Digital.

Além disso, é integrado com SIGEP Web dos correios e com as maiores plataformas de e-commerce do país. Tudo isso em uma plataforma 100% online, que pode ser acessada de qualquer lugar.

Finalmente, se ainda não é cliente Bling, faça um teste grátis por 3 meses utilizando o cupom #frenet e confira na prática os benefícios de utilizar um sistema de gestão ERP que trabalha em favor do seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *