Frete grátis: vale a pena no e-commerce?
Frenet Aumente suas vendas oferecendo fretes mais baratos

Vale a pena oferecer frete grátis no e-commerce?

Entenda como e quando oferecer frete grátis para vender ainda mais.

Oferecer frete grátis pode ser uma maneira eficiente de prospectar e fidelizar clientes, mas até onde essa medida traz benefícios ao seu negócio? Para te ajudar a analisar se vale a pena ou não disponibilizar frete grátis em sua loja virtual, trouxemos o post de hoje. Continue acompanhando e confira!

frete gratis

Frete grátis como estratégia de marketing

Empresas de pequeno porte e/ou que desejam ser mais reconhecidas no mercado podem encontrar na oferta do frete gratuito uma forma simples de atrair mais clientes e ver sua taxa de conversão crescer.

Isso porque a sensação de economia que o frete grátis passa é exatamente o que incita as pessoas a comprarem mais, mais vezes e a indicar a loja virtual para amigos.

Pontos de atenção ao oferecer frete grátis

É importante se ater a alguns fatores quando se planeja oferecer frete grátis, para que sua empresa não experimente prejuízos em vez de se beneficiar. Dentre os pontos de atenção, destacam-se:

Margem de lucro

Verifique se a margem de lucro de cada produto não será afetada ao inserir o custo do frete.

Localização do cliente

Realizar um mapeamento e verificar qual a região em que a maior parte dos clientes está localizada é necessário. Pois, dessa forma, é possível saber se o valor do frete poderá ser absorvido, levando em consideração a distância.

Dimensão do produto

O tamanho e o peso do produto também influenciam no valor do frete. Sendo assim, inclua esse fator na equação, caso planeje isentar o cliente do custo de entrega.

Definição do uso do frete grátis na sua loja virtual

Caso sua equipe financeira, aliada ao setor de logística, tenha avaliado as possibilidades e decidido que sim, é possível implementar a oferta de frete grátis como estratégia para o seu e-commerce, agora resta saber de que forma exatamente a empresa usará isso a favor das vendas.

É possível oferecer frete grátis de quatro formas, pelo menos. A primeira delas é oferecer essa isenção somente em itens selecionados. Essa estratégia é interessante, pois sua equipe pode confortavelmente avaliar quais os produtos mais fáceis e baratos de transportar e, então, disponibilizá-los com frete grátis.

A segunda forma é disponibilizar a gratuidade no frete a partir de determinado valor. Isso é ótimo para aumentar o ticket médio dos clientes. Se você estabelecer um mínimo de R$ 50,00, por exemplo, quem iria comprar apenas R$40,00 certamente pensará duas vezes.

É possível, ainda, apostar na gratuidade sazonal, como Dia do Trabalho, Dia das Mães, Dia das Crianças, Natal, etc. Note que a maioria das lojas virtuais já utiliza essa estratégia, portanto, incluir o frete grátis sazonal em seu e-commerce ajudaria a deixar sua marca mais competitiva no mercado.

Por último, mas não menos importante, você pode utilizar o frete grátis para usos específicos. Assim, você pode levar o cliente a realizar ações como concluir a primeira compra, indicar um amigo, assinar a newsletter, etc.

A partir dessa análise, podemos concluir que vale a pena oferecer frete grátis, desde que você faça isso com um planejamento estratégico, levando em conta todos os custos.

Conte a Frenet para oferecer frete grátis

Se você não sabe como implementar na prática o frete grátis no seu e-commerce, nós te ajudamos com isso.

Na Frenet você pode criar regras de frete que serão aplicadas automaticamente na sua loja virtual, de acordo com as condições que desejar. Dessa forma, você pode segmentar os produtos, definir valor mínimo de compra, restringir regiões e muito mais.

A regra de fere da Frenet é ideal para você que seja oferecer frete grátis de forma rápida e fácil.

Crie sua conta agora e conheça todos os benefício que podemos te oferecer.

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